Desafios e Estratégias para a Educação a Distância 2
Falar em educação a distância é falar em desenvolvimento e oportunidade para muitos. A partir deste principio a EaD vem expandindo a passos largos no Brasil frente ao reconhecimento das novas características da sociedade contemporânea versus a diversidade e limitações geográficas e temporais do individuo permanecer em processo continuo de desenvolvimento. E frente ao compromisso desta modalidade educacional com o desenvolvimento sustentável da Nação reconhecemos que a aplicação da EaD desenvolve-se a partir de diferentes cenários, como, por exemplo, complementação da educação básica ou para casos especiais, educação profissional técnica e de nível médio, educação de jovens e adultos, educação especial, graduação e recentemente é retomado por meio do parecer CNE/CES n. 462, de 14 de setembro de 2017, normativa para oferta de cursos de pós-graduação stricto sensu no brasil, ou seja, mestrado e doutorado.
A diversidade, a globalização e as características da nova sociedade, baseada no conhecimento, são elementos que contribuíram significativamente para a amplitude deste caminho. Contudo o acelerado crescimento pode ser aferido a partir da evolução das tecnologias de informação e comunicação. Estas tecnologias que um dia foram somente analógicas hoje são predominantemente digitais conectando diferentes saberes, em diversos espaços com múltiplos interesses. E toda esta expansão, envolvimento de equipes multidisciplinares, avanço de políticas e incentivo público, ações de instituição privada no que rege a oferta de cursos na modalidade a distancia tem contribuído não só para a expansão mas para a quebra de paradigma, onde a EaD assume posição de reconhecimento no que tange a formação de qualidade.
Entendemos que as tecnologias tem inferência direta e significativa neste processo de ensinar e aprender, pois vivemos neste inicio de século XXI um fato que alavanca as mudanças sociais, culturais, econômicas, política e ambiental onde as inovações digitais são urgentes, emergentes e constantes. Pois, não vivemos mais no mesmo espaço limitado a comunicação assíncrona. Vivemos no ciberespaço onde a conexão se materializa em tempo real por meio das tecnologias digitais afetando as interações humanas em tempo e espaço. Esta transformação contribui para a integração de recursos de comunicação de ensino-aprendizagem fortalecendo o reconhecimento de que é possível fazer educação em tempo e espaço distinto. É possível pensarmos que educação integra comunicação, que por sua vez integra o emissor e receptor da mensagem que, por conseguinte permite a construção, reconstrução e por vezes, necessário, a desconstrução do conhecimento. O espaço contemporâneo consolida-se a partir de uma multiplicidade de processos, pessoas e tecnologias que são integradas por saberes que misturam a racionalidade e o lazer, a formação e a participação no mercado de trabalho alterando significativamente o conceito de espaço e tempo.
Toda esta mudança do século XXI exige reflexões, como as apresentadas, aqui neste volume 2, no qual os autores discutem, a partir de cenários práticos e futuros, a EaD como uma oportunidade ampliada de desenvolvimento a partir de diferentes recursos educacionais.
Fatos como estes são intersectados a partir das possiblidades de ampliação dos espaços para ensinar e aprender bem como a integração destes em rede. A complexidade do fazer pedagógico se intensifica segundo a oferta do ensinar e aprender que se relacionada com novos perfis de aluno e de professor. E frente a este cenário de possibilidades ilimitadas as instituições de ensino superior precisam estar preparadas para ofertar cursos acessíveis.
Não negligenciar as necessidades culturais e a importância das tecnologias para minimizar barreiras de acesso à formação.
Com base nesta discussão convidamos você a ler este volume dois onde diferentes autores discutem conceitos como: educação empreendedora; novos perfis; desafios e perspectivas; futuro e integração das tecnologias; sala de aula invertida; recursos educacionais abertos; inovações; aprendizagem ativa, interdisciplinaridade; deficientes visuais entre outros temas que fazem relação direta com a sociedade do conhecimento e seus atuais desafios, como, inovação; conectividade; trabalhadores do conhecimento; gerenciamento com pessoas; visão sistemática da organização e da sociedade no qual esta integra. Estes elementos ampliam a possibilidade de formação e desenvolvimento do indivíduo ao longo da vida. Um cenário que está inserido no contexto de países que buscam o seu desenvolvimento.
Boa leitura!
Desafios e Estratégias para a Educação a Distância 2
-
DOI: 10.22533/at.ed.042182706
-
ISBN: 978-85-455090-4-2
-
Palavras-chave: 1. Ensino à distância. I. Lopes, Andreza. II. Série.
-
Ano: 2018
- Adriana Rodrigues
- Ana Silvia Sartori Barraviera Seabra Ferreira
- Andrea Bonequini
- Athos Denis
- Carla Denize Ott Felcher
- DESSANO PLUM DE OLIVEIRA
- Elena Maria Mallmann
- Eloiza da Silva Gomes de Oliveira
- FERNANDA DE OLIVEIRA SOARES TAXA
- Jakeline Amparo Villota Enríquez
- Jonas dos Santos Colvara
- JUDILMA ALINE OLIVEIRA SILVA
- KATIA MARIA LIMEIRA SANTOS
- LUIS GABRIEL VALDIVIESO GELVES
- MARIA FRANCIMAR TELES DE SOUZA
- Patrícia Campos Lima
- Rafael Ademir Oliveira de Andrade
- silvana Denise GUimarães Takiguthi
- Suzana dos Santos Gomes
- Tatiane Chaves Ribeiro
- VALERIA SOARES DE LIMA
Artigos
- Aprendizagem, avaliação e percepção dos educandos na disciplina sociologia na modalidade semipresencial
- TIC NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM: UMA ABORDAGEM DOS DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA EaD.
- LEVANTAMENTO DA POSSIBILIDADE DE UM CURSO EM UM AVA APLICADO A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
- A Colaboratividade e o uso das mídias como propulsores ao ensino da leitura e escrita
- SPC BRASIL: INVESTINDO NA EAD PARA REDUZIR CUSTOS E GARANTIR A QUALIDADE NAS CAPACITAÇÕES
- RECURSOS TECNOLÓGICOS E EAD: UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA
- RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE MOOC: uma proposta desafiadora de ensino enfrentada por um professor de anatomia.
- PERCURSO DOCENTE NAS TRILHAS DE APRENDIZAGEM: ESTILOS DE USO DO ESPAÇO VIRTUAL E SALA DE AULA INVERTIDA
- PROJETO: REDAÇÃO ON LINE
- JOVENS E INTERNET: NOVOS PERFIS DE ESTUDANTE E PROFESSOR
- DIRETRIZES PARA DEFINIÇÃO E PROJETO DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO A DISTÂNCIA DE DEFICIENTES VISUAIS
- Aprendizagem Ativa: Autonomia ao aprender e ensinar
- Integração de sistemas de gestão acadêmica e ambiente virtual de aprendizagem: uma abordagem orientada a banco de dados
- MULTILETRAMENTOS NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DAS PRÁTICAS DE LEITURA DE FANFICTION NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
- INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE AS DISCIPLINAS DE PRÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA EAD: RELATO DE EXPERIÊNCIA
- APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPES - DO MÉTODO ÀS INOVAÇÕES
- EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA: a influência da internet nos hábitos de leitura do adolescente
- AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM, UMA PERSPECTIVA AMPLIADA E DISPONÍVEL NA E-LEARNING 2.0.
- INOVAÇÃO EDUCACIONAL DISRUPTIVA COM RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS
- CONCEPÇÕES UTILIZADAS POR FUTUROS PROFESSORES: UM OLHAR DESDE A INTEGRAÇÃO DE TICS NA DISCIPLINA DE DIDÁTICA DAS MATEMÁTICAS
- SOFTWARES EDUCATIVOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
- UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ONDE APLICATIVOS VIRTUAIS E PESQUISA PROMOVEM PERCURSOS NARRATIVOS ILUSTRADOS