Perguntas Frequentes - Atena Editora

Perguntas Frequentes

Livros

Existem editoras universitárias e revistas científicas cujos custos de publicação são cobertos por agências de fomento ou universidades, em ambos os casos, SEMPRE FINANCIADOS COM OS NOSSOS IMPOSTOS. Portanto, embora possa parecer que a publicação é gratuita, na realidade, todos nós arcamos com esses custos. Não existe almoço grátis; publicar implica custos. O que nossa APC (taxa de processamento de artigos) cobre? Como nosso conteúdo é de acesso aberto e está disponível sem restrições, a APC cobre, além deste acesso, os seguintes serviços: revisão por pares, apoio administrativo, comissionamento de conteúdo, manutenção e operação do sistema e do site da editora, diagramação, inclusão em serviços de indexação, iniciativas para garantir que a comunidade científica conheça os trabalhos publicados, resposta a autores e leitores, entre outros.

NÃO, a cessão é apenas para a publicação da obra em questão; os direitos autorais permanecem com o autor. Ou seja, o copyright do texto é do autor, enquanto o copyright da publicação é da editora. Todas as nossas publicações estão sob uma Licença de Atribuição Creative Commons (Atribuição-Não-Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional, CC BY-NC-ND 4.0) que permite que outros copiem e distribuam a obra, desde que deem crédito ao autor original, não a utilizem para fins comerciais e não a modifiquem.

Já foi comprovado que o termo “autoplágio” é INDEVIDO, INADEQUADO E EQUIVOCADO, pois contradiz tanto o conceito de "plágio" quanto a legislação. O plágio envolve a apropriação indevida de ideias de terceiros, o que torna impossível cometer "autoplágio". Além disso, o plágio viola os direitos morais do autor original, algo que não pode ocorrer quando se trata do próprio autor. O que existe é a reciclagem de texto, comum em algumas áreas, como a saúde, por exemplo. O que deve sim ser analisado é a política editorial do periódico/editora em que se pretende publicar. Desde que não haja a exigência de textos 100% inéditos, este caminho não implica em conduta ética inadequada, tampouco acarreta algum problema moral ou legal. Portanto, desde que esteja em conformidade com nossas políticas editoriais, republicar um texto relevante não apresenta problemas. Para maiores informações acesse: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552004000400001 https://www.atenaeditora.com.br/blog/autoplagio-x-reciclagem-de-texto/

Sim, o contrato é on line, assinado no ato da submissão e trata basicamente dos seguintes pontos: direitos autorais, prazos, responsabilidades das partes, custos de publicação e condições de licenciamento (como licenças Creative Commons).
Fale conosco Whatsapp