O Direito e sua Complexa Concreção
O Direito, embora seja um fenômeno social, muitas vezes apresenta-se, em uma primeira perspectiva, como distante da realidade, da vida de todos nós. Ele é visto com um fenômeno transcendental com o qual nos defrontamos, vindo não se sabe de onde, regulando as relações sociais. A verdade, contudo, é que nós, enquanto sociedade, criamos o Direito, de forma que nossas vidas se encontram permeadas pelos fenômenos jurídicos, desde nosso nascimento até a morte e, mesmo, para depois dela. Fenômeno multifacetado que permeia a política, as relações interpessoais, as relações de trabalho, os sonhos e anseios por uma sociedade mais justa.
No entanto, o Direito não é simplesmente um caso de mera regulação das relações sociais, ele apresenta-se como a expressão mais alta de toda sociedade que se julgue verdadeiramente democrática, é o resultado de anos de aprimoramento de nossas instituições. Sem sombra de dúvida, o Direito é essencial para o alcança daquilo que os gregos denominavam de eudemonia, uma boa vida, uma vida feliz.
Não é à toa que, desde a Antiguidade, dizemos que o Direito persegue a Justiça. Por trás de cada decisão judicial, de cada ato legislativo ou contrato privado, é o ideário de uma sociedade mais justa que encontramos.
Não se trata de mera retórica, como se a Constituição ou as leis em geral fossem um pedaço de papel, como criticava Lassalle. Não é uma questão de discutir filosofias, pontos de vista, ou de vencer um debate. O Direito é realidade viva com a qual convivemos, de forma concreta – é ao Direito que recorremos em busca de uma boa vida. Desta forma, faz-se necessário uma reafirmação constante da percepção do Direito como um fenômeno concreto e basilar para a vida em sociedade.
É sob esta perspectiva que a Atena Editora procura lançar “O Direito e sua Complexa Concreção”, em formato e-book, para aproximar – de forma necessária e com excelência –, temas tão importantes para Ciência do Direito, aos leitores que, obviamente, não se encontram apenas na academia, na Universidade. O livro traz textos de pesquisadores nacionais renomados que, sob diversas perspectivas transpassam temas atuais dentro da seara jurídica, no Brasil e no mundo, contribuindo para a abertura e ampliação do debate sobre a efetivação de direitos e a prática jurídica no seu cotidiano.
Diante da realidade que, hoje, vivenciamos no Brasil, que parece constantemente colocar sob dúvida as instituições democráticas e o respeito aos direitos humanos, faz-se necessário abrir um amplo debate com a sociedade civil, a respeito das principais questões jurídicas – e suas consequências práticas. É desse debate, em grande medida, que depende a busca por uma sociedade menos desigual.
No presente e-book, assim, encontraremos temas que permeiam o Direito Constitucional e a importância da axiomática dos direitos humanos, como valores essenciais para um Estado Democrático, centrado na dignidade humana e na concretização de direitos básicos, como o direito à saúde e à educação e o acesso à justiça. Também podemos acompanhar os principais debates dentro da esfera do Direito Penal, no qual se discute a falência e transmutações do sistema carcerário nacional, do processo penal e da execução da penal dos condenados pelo cometimento de infrações penais.
Temáticas mais especializadas, e com grande relevância, também são apresentadas como àquelas atinentes a criança e ao adolescente, ao âmbito do Direito de Família e as novas formas de resolução de litígios no âmbito civil, como a conciliação, a mediação e a arbitragem, como formas de acesso à justiça e sua efetivação. Também não ficam de fora questões atinentes ao meio ambiente, que discutem de forma crítica a sua preservação, principalmente diante dos acidentes ecológicas que o país tem vivenciados.
Esses temas, e outros de igual relevância e qualidade encontram-se, assim, disponíveis pela Atena Editora, como forma de permitir o alargamento do debate e reforçar a democracia, não só no Brasil, mas no mundo. Debate aberto de forma lúcida e crítica que compreende o papel do Direito não só como efetuador de direitos e da própria democracia, mas como práxis que necessita de revisões e melhorias incessantes, evitando-se, assim, as injustiças e as burocráticas que dificultam tal efetivação. É somente por intermédio deste debate que, conseguiremos chegar cada vez mais perto da utopia da Justiça.
Karoline Coelho de Andrade e Souza
O Direito e sua Complexa Concreção
-
DOI: 10.22533/at.ed.129190507
-
ISBN: 978-85-7247-512-9
-
Palavras-chave: 1. Direito. 2. Direito e sociedade. 3. Direito – Aspectos sociais.
-
Ano: 2019
- Alberto Barreto Goerch
- Amanda Vidal Pedinotti da silva
- Ana Carolina Loose
- Anelise Flach Piovesan
- Anna Priscilla de Alencar Quirino
- Bhibiana Gabriela Marques Coelho
- BRUNO DE OLIVEIRA RODRIGUES
- Caroline Taffarel Stefanello
- Cristiane Penning Pauli de Menezes
- Diego Nieto de Albuquerque
- Élisson Garcia Gularte
- Fábio Rijo Duarte
- Gabriel Holler
- Gabriel Moraes de Outeiro
- GERALDO RODRIGUES
- Helena Mendes da Silva Lima
- Ilana Brilhante Matias
- Ingrid Cristina Bonfim da Silveira
- JORDAN VITOR FONTES BARDUINO
- Karen Emilia Antoniazi Wolf
- Karen Emilia Antoniazzi Wolf
- Laís Cabral Sá
- Laiz Mariel Santos Souza
- Larissa Noé Gonçalves Miranda
- Lucas Ferreira Braga
- Luci Mendes de Melo Bonini
- LYNDJA OLIVEIRA SANTOS SILVA
- MARCIO PINHEIRO DANTAS MOTTA
- MARCO CESAR DE CARVALHO
- Marcos Vinícius Fernandes Macêdo
- Maria Perpétua Teles Monteiro
- Mércia Pandolfo Provin
- Nathalia Vasconcellos de Souza
- Natiele Dutra Gomes Gularte
- Pablo Henrique Caovilla Kuhnen
- PAULO ROBERTO DA SILVA ROLIM
- Raira Liliane Nunes Trindade
- Rita Goreti Amaral
- Sandra Marques
- Thaís Oliveira de Souza
- Tiago de García Nunes
- Valéria Bressan Candido
- Virginia Oliveira Chagas
Artigos
- A equidade de Rawls e a igualdade de Amartya Sen: justiça distributiva e proteção de direitos fundamentais
- LAWFARE: UMA GUERRA JURÍDICA SEM VENCEDORES
- CULTURA DE PAZ E JUSTIÇA RESTAURATIVA: UM ESTUDO DE CASO NA EDUCAÇÃO EM SÃO PAULO
- ÍNDICE DE RENÚNCIA E REPRESENTAÇÃO DOS PROCESSOS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA DA COMARCA DE FREDERICO WESTPHALEN/RS
- ECONOMIA SOLIDÁRIA E OS NOVOS MOVIMENTOS SOCIAIS NO CONTEXTO PÓS-INDUSTRIAL: UM PASSO PARA ÉTICA DIALÓGICA E REDEFINIÇÃO DO OBJETO DO DIREITO DO TRABALHO
- A supremacia axiológica do princípio da dignidade humana na busca por uma sociedade mais solidária
- A dignidade humana enquanto valor máximo tutelado pelo ordenamento jurídico brasileiro e a colisão de princípios constitucionais: uma solução clara
- O princípio da dignidade humana e a sua eficácia concreta: desenvolvendo a ideia de linha imaginária
- : A EVOLUÇÃO DO DIREITO PENAL INTERNACIONAL: UMA QUESTÃO DE SOBERANIA.
- OS MEIOS MARÍTIMOS NÃO TRIPULADOS: IMPACTOS PRÁTICOS E JURÍDICOS NA NAVEGAÇÃO MERCANTE E NOS NAVIOS DE GUERRA AUTÔNOMOS E REMOTAMENTE CONTROLADOS
- TRANSEXUALIDADE E O DIREITO AO PRÓPRIO CORPO: NOME E IDENTIDADE DE GÊNERO COMO FORMA DE ACEITAÇÃO SOCIAL
- A TEORIA DA ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA TRATADA NO CINEMA: DOZE HOMENS E UMA SENTENÇA
- Contextos e trajetórias da Educação Infantil no Brasil e em Portugal: direitos e desafios
- A SAÚDE COMO DIREITO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS) E A SUA ATUAÇÃO NAS CIRURGIAS DE TRANSGENITALIZAÇÃO
- CAOS NO SISTEMA CARCERÁRIO BRASILEIRO: SUPERLOTAÇÃO E REBELIÕES
- AS DIFICULDADES NO ACESSO À MEDICAÇÃO PARA TRATAMENTO DO TDAH
- Violação dos Direitos Fundamentais: A liberdade de escolha da gestante na modalidade de parto
- A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NO CURRÍCULO ESCOLAR: dos documentos oficiais às práticas pedagógicas.
- EFEITO DA IMPLANTAÇÃO DE ESTRATÉGIAS INSTITUCIONAIS NO FENÔMENO DA JUDICIALIZAÇÃO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA
- A Histórica retomada diplomática entre Estados Unidos da América e Cuba
- A DISCRIMINAÇÃO JURÍDICA NA APLICAÇÃO DAS LEIS NO PROCESSO PENAL BRASILEIRO, ASSIM COMO NA OBTENÇÃO DOS BENEFÍCIOS DA LEI 7.210 DE 11 DE JULHO DE 1984 – LEI DE EXECUÇÕES PENAIS.
- A OBRIGAÇÃO DOS PLANOS DE SAÚDE EM RESSARCIR AO SUS AS DESPESAS DE SEUS BENEFICIÁRIOS: UMA ANÁLISE DA ADI 1.931/99
- As Trampas do Poder Constituinte Originário e o caso da Constituinte Brasileira
- A TRANSMUTAÇÃO DO SISTEMA CARCERÁRIO E SUAS FORMAS PUNITIVAS: Uma análise da CPPA de Araguaína-To.