A Educação dos Primórdios ao Século XXI: Perspectivas, Rumos e Desafios 3
Fomos surpreendidos e surpreendidas, em 2020, por uma pandemia: a do novo coronavírus. O distanciamento social, reconhecido como a mais eficiente medida para barrar o avanço do contágio, fez as escolas e universidades suspenderem as suas atividades presenciais e pensarem em outras estratégias de aproximação entre estudantes e profissionais da educação. E é a partir desse lugar de distanciamento social, permeado por angústias e incertezas típicas do contexto pandêmico, que os/as docentes pesquisadores/as e os/as demais autores/as tiveram seus escritos reunidos para a organização deste livro.
Como evidenciou Daniel Cara em uma fala na mesa “Educação: desafios do nosso tempo”, no Congresso Virtual UFBA, em maio de 2020, o contexto pandêmico tem sido uma “tempestade perfeita” para alimentar uma crise que já existia. A baixa aprendizagem de estudantes, a desvalorização docente, as péssimas condições das escolas brasileiras, os inúmeros ataques à Educação, Ciências e Tecnologias, e os diminutos recursos destinados a essas esferas são alguns dos pontos que caracterizam essa crise. A pandemia, ainda segundo Daniel Cara, só escancara o quanto a Educação no Brasil é uma reprodutora de desigualdades.
Nessas condições de produção, faz-se pertinente colocar no centro da discussão as diferentes questões educacionais, sobretudo aquelas que se entrecruzam com o contexto educacional, e que geram implicações sobre ele. Direcionar e ampliar o olhar em busca de soluções para os inúmeros problemas educacionais postos pela contemporaneidade é um desafio, desafio este aceito por muitos/as professores/as pesquisadores/as brasileiros/as, como estes/as cujos escritos compõem esta obra.
O cenário político de descuido e destrato com as questões educacionais, vivenciado recentemente, nos alerta para uma necessidade de criação de espaços de resistência. É importante que as inúmeras problemáticas que, historicamente, circunscrevem a Educação sejam postas e discutidas. Precisamos nos ouvir e sermos ouvidos/as, criando canais de comunicação – como é, inclusive, este livro – que possam provocar aproximações entre a comunidade externa, de uma forma geral, e as diversas ações que são vivenciadas no interior da escola e da universidade.
As discussões empreendidas neste volume de “A Educação, dos primórdios ao século XXI: perspectivas, rumos e desafios”, por terem a Educação como foco, produzem um espaço oportuno de discussão sobre o campo educacional, mas também um espaço de repensar esse mesmo campo em relação à prática docente, considerando os diversos elementos e fatores que a constituem, intercruzam e condicionam.
Este livro reúne um conjunto de textos originados de autores e autoras de diferentes estados brasileiros e países, e que tem a Educação como temática central, perpassando por questões de gestão escolar, inclusão, gênero, ciências e tecnologias, sexualidade, ensino e aprendizagem, formação de professores, profissionalismo e profissionalidade, ludicidade, educação para a cidadania, política, economia, entre outros.
As autoras e os autores que constroem esta obra são estudantes, docentes pesquisadoras/pesquisadores, especialistas, mestres ou doutoras/doutores e que, partindo de sua práxis, buscam, com “novos” olhares, compreender as problemáticas cotidianas que as/os mobilizam. Esse movimento de socializar uma pesquisa ou experiência cria uma reação em cadeia, já que, pela mobilização das autoras e dos autores, pela reflexão das discussões por elas/eles empreendidas, mobilizam-se também os/as leitores/as, incentivados/as a reinventarem os seus fazeres pedagógicos e, consequentemente, a educação brasileira. Nesse movimento, portanto, desejamos a todas e todos uma leitura produtiva, engajada e lúdica!
Américo Junior Nunes da Silva
Thiago Alves França
Tayron Sousa Amaral
Organizadores
A Educação dos Primórdios ao Século XXI: Perspectivas, Rumos e Desafios 3
-
DOI: 10.22533/at.ed.472210803
-
ISBN: 978-65-5706-847-2
-
Palavras-chave: 1. Educação. I. Silva, Américo Junior Nunes da (Organizador). II. França, Thiago Alves (Organizador). III. Amaral, Tayron Sousa (Organizador). IV. Título.
-
Ano: 2021
- Adriano Edo Neuenfeldt
- Albertina Maria Ribeiro Brito de Araújo
- Aline Cardoso
- Álvaro Gonçalves Barros
- Amanda Dias Costa
- Andressa Brombilla Antunes
- Ângela Susana Jagmin Carretta
- Ariane Wollenhoupt da Luz Rodrigues
- Camila Fagundes Machado
- Cássia Mônica Sakuragui
- Catarina Barros
- Cinara Rodrigues de Almeida
- Danielle Correia Santana
- DENILSON ELIAS LIMA SILVA
- Derli Juliano Neuenfeldt
- Eliana Schwartz Tavares
- Elsa Vásquez Alvarez
- Fernanda Franzoni Zaguini
- Filipe Velho Costa
- Gabriella Carvalho de Oliveira
- JOANA PAULA COSTA CARDOSO E ANDRADE
- José Ricardo Nunes de Macedo
- Letícia Andrade Alves de Oliveira
- Luciana Pimentel Rodriguez
- Luiza de Lima Sodero
- Magali Luci Pinto
- Margarete Ligia Pinto Vieira
- Maria Gabriela Galdino dos Santos
- MARIA PORCINA DE MACEDO SANTOS
- Maria Tatiana Carvalho
- Mariana Ramos
- Marilde Beatriz Zorzi Sá
- MISHELLY OCUDA HENRIQUE DE LIMA TINÔCO
- Monike Konzgen Maciel
- Nixon José da Silva Reis Júnior
- Noemi Nascimento Ansay
- Paloma da Silva Costa
- Renata Nunes
- Rhafael dos Santos Gomes
- Risiberg Ferreira Teixeira
- Roberta Beduhn Venzke
- Rogério José Schuck
- Roni Anderson Capa Verde Pires
- Rosiane Maria Barros Santos
- Sônia Maria da Costa Barreto
- Suzana dos Santos Matos
- Tânia Micheline Miorando
- Tania Stoltz
- Valquíria Marçal e Silva
- Vinícius de Souza Teixeira
- Viviane Kanitz Gentil
- Walter Augusto Ruiz
- Wedson Aleff Oliveira da Silva
- Wilton Rabelo Pessoa
Artigos
- O PROGRAMA FOMENTO FLORESTAL DE EUCALIPTO E SUAS POSSIBILIDADES PARA UMA DISCUSSÃO E VISÃO CRÍTICA SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO.
- USO DA MÚSICA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA
- A TRANSVERSALIDADE TRABALHADA A PARTIR DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
- REDES SOCIAIS: FACEBOOK E WHATSAPP NA METODOLOGIA DO COMPONENTE CURRICULAR DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL
- A PRODUÇÃO DE VÍDEOS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM PARA ESTIMULAR A AUTONOMIA E A AUTORIA DE ESTUDANTES NO ENSINO SUPERIOR
- Utilização de maquetes para ensino de engenharia química
- GAMIFICAÇÃO E EDUCAÇÃO INFANTIL COMO POSSIBILIDADE DE APRENDIZAGEM PARA CRIANÇAS
- SOFTWARE EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA DO CONSTRUTIVISMO NA AUTONOMIA DA APRENDIZAGEM
- A MÁQUINA RECUOU UM PASSO! SOROBAN – FERRAMENTA PEDAGÓGICA DE CÁLCULO
- APRESENTANDO A AGROECOLOGIA PARA CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DE METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS EM ESCOLAS DO CAMPO
- APRENDIZADO ATIVO NA ENGENHARIA: DESAFIO COM OS ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DA USP
- OVERDOSE DE MEDICAMENTOS COMO TEMÁTICA PARA O ENSINO DE CONCENTRAÇÕES DAS SOLUÇÕES QUÍMICAS: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA VOLTADA À FORMAÇÃO CIDADÃ.
- A LÍNGUA INGLESA EM NOSSO COTIDIANO: ESTRANGEIRISMOS NO DISCURSO PUBLICITÁRIO COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO COMUNICATIVO
- JOGANDO COM AB’SÁBER: PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA LÚDICA PARA ENSINAR GEOGRAFIA FÍSICA
- MUSIC THERAPY AND EDUCATION: A BRIDGE TO CONNECT THESE FIELDS OF KNOWLEDGE
- EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: FORMAÇÃO DOS ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA ESTADUAL MARCONDES DE SOUZA – MUQUI/ES
- O contexto das metodologias ativas em uma escola de educação básica na cidade de Bagé/RS
- INTERAÇÃO ENTRE O SABER CIENTÍFICO E O SABER ARTÍSTICO: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS