Ebook - As Faces da Educação: Diálogos na Diversidade EscolarAtena Editora

E-book

1. Educação. 2. Diversidade escolar. 3. Prática de ensino. I.Matos, Otainan da S...

Livros
capa do ebook As Faces da Educação: Diálogos na Diversidade Escolar

As Faces da Educação: Diálogos na Diversidade Escolar

“Ninguém começa a ser professor numa certa terça-feira às 4 horas da tarde... Ninguém nasce professor ou marcado para ser professor. A gente se forma como educador permanentemente na prática e na reflexão sobre a prática”. 

Paulo Freire

A construção de diversas análises sobre a educação é o que conduz o desenrolar dessa apresentação. Esse assunto que tanto permeia à sociedade, emerge da necessidade de mudanças significativas em nosso país. Diante desse cenário, a presente obra, “As faces da Educação: diálogos na diversidade escolar”, corrobora estritamente para as mais diversas áreas da educação escolar como, Filosofia, Pedagogia, Geografia, Tecnologia, Educação Física, Artes, Identidade de Gênero, Biologia, Português, Inglês, Sociologia, todas essas, em seus sentidos mais simbólicos e integrantes. 

Esta obra origina-se da colaboração de estudantes de Mestrado em Educação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão do Ensino da Educação Básica (PPGEEB), que tem como propósito, estudar as condutas dos formadores de opiniões, investigar os espaços escolares e suas mais variadas formas de ensinar e aprender, entre aluno e professor, coordenador e gestor e todas as relações que ajudam na construção da educação. Nesse sentido, os mestrandos e seus respectivos orientadores concordam com a elaboração deste trabalho, visto que ele servirá de arcabouço teórico para estudantes, docentes, gestores, coordenadores e para aqueles que se interessam por leituras e estudos vinculados às diversas faces da educação.

Com isso, a construção dos capítulos se deram da seguinte forma: 

- Filosofia para Crianças:  a concepção de infância e o sentido do adulto em miniatura ¬– Ms. Otainan da Silva Matos; Ms. Kátia Regina dos Santos Castro e Dr. José Carlos de Melo.

- A Constituição da Identidade Profissional de Alfabetizadores: narrativas de docentes integrantes do grupo de estudo e pesquisa “O ensino de língua portuguesa nos anos iniciais do ensino fundamental” – Ms. Cleia Silva Pinto Costa; Ms. Rosiara Costa Soares e Drª. Vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes.

- A Identidade Profissional Docente e o Ensino de Língua Portuguesa e de Língua Inglesa – Ms. Cláudia Cristina Cólins Pereira; Rakell Ainy Freitas Luz e Drª Marize Barros Rocha Aranha.

- Relações Étnico-Raciais e Infância: valorização das diferenças e prevenção de preconceitos na educação infantil – Ms. Lucileide Martins Borges Ferreira; Luanda Martins Campos e Dr. Antonio de Assis Cruz Nunes.

- A Formação da Identidade Docente na Perspectiva da Interculturalidade – Ms. Luanda Martins Campos; Ms. Mírian Ferreira da Silva Borgea e Drª Viviane Moura da Rocha.

- Práticas Pedagógicas Interculturais: relato de experiência na disciplina de Educação Física – Ms. Ludmilla Silva Gonçalves e Dr. Raimundo Nonato Assunção Viana.

- O Ser e o estar Formador/a na Escola: um dilema para o/a Coordenador/a Pedagógico/a – Ms. Alexandrina Colins Martins e Drª Vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes.

- A Formação de leitores nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: um relato de experiência na turma do 2º ano de uma escola da rede pública municipal de Paço do Lumiar- Maranhão - Ms. Andréia Vaz Cunha de Sousa; Ms. Érica Patrícia Marques de Araújo e Dr. Samuel Luis Velázquez Castellanos. 

- Construção de Saberes no Mestrado Profissional e Formação Docente em Gêneros e Sexualidades – Ms. Rosyene Conceição Soares Cutrim e Drª Sirlene Mota Pinheiro.

- A Gangue como Sintoma de Falência do Modelo Capitalista – Ms. Daulinda Santos Muniz e Drª Elisa Maria dos Anjos.

- Do Sul ao Norte: um diálogo sobre a formação inicial de professores de Geografia – Ms. Yuri Barros Lobo da Silva; Ms. Jucileide Melonio Pereira e Drª Maria José Albuquerque Santos.

- A Educação Inclusiva e a Deficiência Intelectual: desafios curriculares para a prática pedagógica – Ms. Gínia Kênia Machado Maia; Ms. Cleomar Lima Pereira e Drª Lívia da Conceição Costa Zaqueu.

- Os Corpos e a Escola: a dança como lente – Ms. Érica Silva Pinto e Dr. Raimundo Nonato Assunção Viana.

- Estado da Arte: tecnologia móvel para auxiliar crianças com Transtorno do Espectro Autista – Ms. Maíra Carla Moreira Aragão e Dr. João Batista Bottentuit Junior.

- Tecnologia Assistiva para Estudantes com Deficiência Visual: uma análise a respeito da produção científica – Ms. Aline Aparecida Nascimento Frazão e Drª Lívia da Conceição Costa Zaqueu.

Quando me deparo com a literatura educacional, especificamente do Brasil, vejo um amplo desafio, no que concerne às formações e práticas dentro ambiente escolar. Vejo uma política que rejeita as escolas e finge que a educação está acontecendo. Vejo crianças sedentas por conhecimento, que fará a diferença na caminhada da vida e que muitas vezes, não adquire. Vejo docentes fingindo ensinar e alunos fingindo aprender. Vejo docentes superestimando o ensino tradicional porque lutam contra a inovação e as novas formas de aprender. É certo que isso existe. Contudo, também vejo políticas públicas positivas na luta pelo rendimento escolar. Vejo professores ofertando o melhor de si, para educar os seus alunos. Vejo o suor de docentes nas quadras de esporte. Vejo os educadores de salas de recursos multifuncionais integrando os que precisam. Vejo laboratórios de informáticas atendendo a demanda escolar para informatizar os alunos. Vejo os gestores buscado formação continuada, a fim de aperfeiçoar às práticas educativas. Vejo docentes ofertando recursos financeiros, para que não falte material educacional. Vejo o esforço dos gestores para efetuar uma matrícula. São com esses por menores, que vejo a luta dos profissionais em prol de uma educação para o mundo.

Diante desse contexto, é importante salientar que a prática educativa percorre diversas formas, métodos e caminhos distintos. Assim sendo, ela somente acontece de forma eficiente, se percebermos que ela é plural e interdisciplinar. Portanto, prezado (a) leitor (a), você encontrará nesta obra, uma diversidade de contextos voltados para o ato de educar. Esta coletânea almeja apresentar as múltiplas faces da educação. Além disso, busca-se esclarecer as aproximações e distanciamentos de conceitos entre o ensino e a aprendizagem.  

Nos capítulos que regem este livro, encontrarás abordagens que estimulam e ampliam seus conhecimentos acerca de filosofia para crianças, formação de professores, o corpo e seus movimentos, identidade de gênero, artes, ensino de geografia, tecnologia na educação, educação especial, alfabetização, identidade profissional, relação étnico-racial, práticas educacionais, sociologia e suas diversas configurações na instância escolar. 

Boa leitura!

São Luís – MA, maio de 2020

Otainan da Silva Matos

Ler mais

As Faces da Educação: Diálogos na Diversidade Escolar

  • DOI: 10.22533/at.ed.460200209

  • ISBN: 978-65-5706-346-0

  • Palavras-chave: 1. Educação. 2. Diversidade escolar. 3. Prática de ensino. I.Matos, Otainan da Silva. II. Costa, José Antonio Moraes. III. Costa, Cleia Silva Pinto. IV. Souza, Andréia Vaz Cunha de. V. Cutrim, Rosyene Conceição Soares.

  • Ano: 2020

Artigos

Fale conosco Whatsapp