Ebook - Educação: reflexões sobre políticas públicas e qualidade 2Atena Editora

E-book

1. Educação. I. Jesus, Sérgio Nunes de (Organizador). II. Silva, Simone Matia da...

Livros
capa do ebook Educação: reflexões sobre políticas públicas e qualidade 2

Educação: reflexões sobre políticas públicas e qualidade 2

Publicado em 04 de fevereiro de 2024.

Caro leitor, cumprimos aqui a mesma responsabilidade em dialogar com os fatos, princípios e políticas sociais que fundamentam a linha editorial. Dessa maneira, apresentamos o volume 2, da coleção “Educação: reflexões políticas públicas e qualidade” com o propósito de não apenas apontar a diversidade temática, mas constituir princípios básicos educacionais que pululam nas práticas dos sujeitos em nossa sociedade.
Outrossim, apontamos bases como o texto Aprendizagem em atividades investigativas: um estudo de caso aplicando o tema aquecimento global que aponta sobre a perspectiva do aquecimento global como prática investigativa e a partir dela desenvolver o processo de ensino-aprendizagem no conhecimento acadêmico; logo, nessa mesma linha de fundamento, vemos outro texto Percepção dos acadêmicos de ciências biológicas sobre a importância das práticas em sua formação de licenciado que, por sua vez, vai nos apresentar que as práticas do ensino da disciplina de ciências biológicas podem facilitar na ação docente para a formação docente nesse processo. Conquanto, é fundamental também pensar no texto Para além da poesia: Aldravia, desafios e possibilidades no ensino de biologia que testifica a base anteriormente discutida na formação docente e possibilita nessa contribuição que é fundamental na esfera literária para aprendizagem; assim é fundamental pensar de que maneira a  Microbiologia Itinerante: interação com os alunos das escolas do município de Cajazeiras-PB se aproxima nas discussões dos textos anteriores e na aplicação de instrumentos que possam facilitar não apenas de maneira didática, mas pelas ações interacionistas como proposta pedagógica de mudanças no ambiente escolar; vemos de igual maneira, o texto, Mudanças na concepção de ciência na formação  inicial de professores de biologia que aponta mudanças no curso de licenciatura em biologia como ferramentas de transformações quando se trabalha a ‘Ciência’ a partir do viés de permanência aos futuros educadores da área. Assim sendo, é válido considerar no texto Análise da potabilidade da água em bebedouros de algumas escolas públicas de Patos de Minas a relação contínua conteudista e suas relações intimamente ligadas às ciências na presente coleção, pois vai abordar que é imprescindível não apenas valorizar a ciência, mas também fazer da teoria uma prática constante no ambiente social.
Agora, indo em outra direção, a coleção nos proporciona olhares outros, como por exemplo, no texto, Linguagem e suas implicações na compreensão de conceitos sobre educação ambiental: perspectivas de aprendizagem na educação infantil que nos aponta na importância que a linguagem desempenha no contexto da educação infantil – principalmente ao se trabalhar conteúdos como a educação ambiental nessa fase de aprendizagem escolar. Assim, é importante também observar implicações fundamentais no texto Delimitando os aportes teóricos da educação de surdos nas entrelinhas de uma metodologia visual – esse por sua vez, vai indagar de que maneira a inclusão no ambiente escolar precisa ser não apenas discutida, mas aplicadas no sistema educacional (que ainda é falho). 
De igual maneira, observamos que a prática pedagógica torna-se ponto de apoio na presente coleção como política educacional a ser não apenas repensadas, mas tomarmos como significativas aos estudantes e educadores, principalmente das / nas áreas técnicas – é o que nos fundamenta o texto O ensino de mecânica dos solos por meio de jogo adaptado: uma abordagem interativa e lúdica; observamos de maneira similar o texto Possibilidade para o ensino de equação do primeiro grau para alunos com deficiência visual que nos apresenta que a educação matemática de forma inclusiva faz parte do processo na aprendizagem; Já na abordagem Transtorno do espectro autista: um protocolo comportamental aplicado à educação e saúde  vemos a importância de trabalhar o transtorno do espectro autista (TEA) como perspectiva fundamental às análises do presente estudo socialmente estabelecidos não apenas no ambiente escolar, mas social que ainda há falhas a seres corrigidas. Conquanto, no texto CHATGPT® como ferramenta de auxílio e aprendizado em língua estrangeira observamos a possibilidade de rever debates que possam contribuir nessa nova vertente de aprendizado – porém é necessário pensar na ética, pois nem sempre o que é possível é aceito socialmente; logo, rever as questões das aulas remotas são fundamentadas como suportes viável ou não no período pandêmico – principalmente na graduação e pós-graduação na FGV apontadas no texto O caminho percorrido com as aulas remotas: a experiência com as ferramentas de videoconferência na FGV.
Assim, observamos que, os debates sobre o processo de ensino-aprendizagem, apontados no texto Formulários gamificados: gamificação e storytelling como ferramentas para o ensino de história nos traz que a sua aplicação por meio de formulário possibilita dinâmicas fundamentais na essência (curiosidade) do aprendizado do aluno; assim, no texto Organização e desenvolvimento curricular da educação física para a educação infantil e o campo de experiência “o eu, o outro e o nós” é constituído que as relações estabelecidas entre a experiência do educando e a sua prática são componentes fundamentais às propostas da BNCC na área da linguagem (que constitui base às demais áreas do conhecimento). Logo, no texto, Proposta de uma unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS) para o ensino de física moderna para alunos do ensino médio: a natureza corpuslar da luz e suas aplicações vai discutir que a aprendizagem por esse viés é significativa, pois facilita o processo de aprendizagem de maneira gradativa e eficiente no ambiente escolar.
Assim, caro leitor(a), acreditamos na possiblidade de mudanças sociais, políticas e educacionais não apenas como ‘pontos de reflexões’, mas também na prática social e na qualidade que o sujeito estabelece em seu dia a dia – alterando, modificando e, ao mesmo tempo, ao contribuir por meio dessas ações históricas em nossa sociedade. Boa leitura a todos – e que a coleção, “Educação: reflexões políticas públicas e qualidade,    volume 2”, possa de igual maneira fazer essa ponte entre teoria e prática.


Organizadores
Sérgio Nunes de Jesus
Simone Matia da Silva
 

Ler mais

Educação: reflexões sobre políticas públicas e qualidade 2

  • DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.549240502

  • ISBN: 978-65-258-2254-9

  • Palavras-chave: 1. Educação. I. Jesus, Sérgio Nunes de (Organizador). II. Silva, Simone Matia da (Organizadora). III. Título.

  • Ano: 2024

  • Número de páginas: 215

Artigos

Fale conosco Whatsapp