A Educação dos Primórdios ao Século XXI: Perspectivas, Rumos e Desafios 6
Fomos surpreendidos e surpreendidas, em 2020, por uma pandemia: a do novo coronavírus. O distanciamento social, reconhecido como a mais eficiente medida para barrar o avanço do contágio, fez as escolas e universidades suspenderem as suas atividades presenciais e pensarem em outras estratégias de aproximação entre estudantes e profissionais da educação. E é a partir desse lugar de distanciamento social, permeado por angústias e incertezas típicas do contexto pandêmico, que os/as docentes pesquisadores/as e os/as demais autores/as tiveram seus escritos reunidos para a organização deste livro.
Como evidenciou Daniel Cara em uma fala na mesa “Educação: desafios do nosso tempo”, no Congresso Virtual UFBA, em maio de 2020, o contexto pandêmico tem sido uma “tempestade perfeita” para alimentar uma crise que já existia. A baixa aprendizagem de estudantes, a desvalorização docente, as péssimas condições das escolas brasileiras, os inúmeros ataques à Educação, Ciências e Tecnologias, e os diminutos recursos destinados a essas esferas são alguns dos pontos que caracterizam essa crise. A pandemia, ainda segundo Daniel Cara, só escancara o quanto a Educação no Brasil é uma reprodutora de desigualdades.
Nessas condições de produção, faz-se pertinente colocar no centro da discussão as diferentes questões educacionais, sobretudo aquelas que se entrecruzam com o contexto educacional, e que geram implicações sobre ele. Direcionar e ampliar o olhar em busca de soluções para os inúmeros problemas educacionais postos pela contemporaneidade é um desafio, desafio este aceito por muitos/as professores/as pesquisadores/as brasileiros/as, como estes/as cujos escritos compõem esta obra.
O cenário político de descuido e destrato com as questões educacionais, vivenciado recentemente, nos alerta para uma necessidade de criação de espaços de resistência. É importante que as inúmeras problemáticas que, historicamente, circunscrevem a Educação sejam postas e discutidas. Precisamos nos ouvir e sermos ouvidos/as, criando canais de comunicação – como é, inclusive, este livro – que possam provocar aproximações entre a comunidade externa, de uma forma geral, e as diversas ações que são vivenciadas no interior da escola e da universidade.
As discussões empreendidas neste volume de “A Educação, dos primórdios ao século XXI: perspectivas, rumos e desafios”, por terem a Educação como foco, produzem um espaço oportuno de discussão sobre o campo educacional, mas também um espaço de repensar esse mesmo campo em relação à prática docente, considerando os diversos elementos e fatores que a constituem, intercruzam e condicionam.
Este livro reúne um conjunto de textos originados de autores e autoras de diferentes estados brasileiros e países, e que tem a Educação como temática central, perpassando por questões de gestão escolar, inclusão, gênero, ciências e tecnologias, sexualidade, ensino e aprendizagem, formação de professores, profissionalismo e profissionalidade, ludicidade, educação para a cidadania, política, economia, entre outros.
As autoras e os autores que constroem esta obra são estudantes, docentes pesquisadoras/pesquisadores, especialistas, mestres ou doutoras/doutores e que, partindo de sua práxis, buscam, com “novos” olhares, compreender as problemáticas cotidianas que as/os mobilizam. Esse movimento de socializar uma pesquisa ou experiência cria uma reação em cadeia, já que, pela mobilização das autoras e dos autores, pela reflexão das discussões por elas/eles empreendidas, mobilizam-se também os/as leitores/as, incentivados/as a reinventarem os seus fazeres pedagógicos e, consequentemente, a educação brasileira. Nesse movimento, portanto, desejamos a todas e todos uma leitura produtiva, engajada e lúdica!
Américo Junior Nunes da Silva
Thiago Alves França
Tayron Sousa Amaral
Organizadores
A Educação dos Primórdios ao Século XXI: Perspectivas, Rumos e Desafios 6
-
DOI: 10.22533/at.ed.465210403
-
ISBN: 978-65-5706-846-5
-
Palavras-chave: 1. Educação. I. Silva, Américo Junior Nunes da (Organizador). II. França, Thiago Alves (Organizador). III. Amaral, Tayron Sousa (Organizador). IV. Título.
-
Ano: 2021
- Maria da Cruz Alves da Silva
- ALEX AUGUSTO DE SOUZA
- Alexandra Pottenza Vidotti
- Aparecida Rodrigues Silva Duarte
- Arlington da Costa Mauricio
- Clarissa Senhorino Teschke
- Claudia Lisete Oliveira Groenwald
- Daiane Cristina Lenhard
- Débora Rodrigues Tolentino
- Elciane Regina Zanatta
- Elenice Maria Cammarosano Onofre
- Evaneide De Brito Feitosa Aguiar
- Fábio Avelino Bublitz Ferreira
- Guimara Bulegon
- Gustavo Nunes Tasca Ferreira
- Iáscara Oara de Jesus
- Ilton José Baraldi
- ISLANI SILVA MAIA
- Jaudete Daltio
- João Alfredo Carvalho Mangabeira
- Jurutan Alves da Silva
- Karine Machado Fraga de Melo
- KÁTIA APARECIDA DA SILVA NUNES MIRANDA
- Luciana de Lima
- Luiz Manoel Silva Cunha
- Marcia Izabel Fugisawa Souza
- Marco Arlindo Amorim Melo Nery
- Maria Fernanda Soares Queiroz Cerom
- Maria Gabriela da Silva Pulgarin
- Marlene Holdorf
- Mirtes Ribeiro de Lira
- Nataniel Gomes Marin
- Priscila Raiane da Silva Barbosa
- Robson Carlos Loureiro
- Rosália Policarpo Fagundes de Carvalho
- Severino Arruda da Silva
- Tercia Zavaglia Torres
- Teresa Almeida Patatas
- Thaysa Nogueira de Moura
- VANESSA SOBUE FRANZO
- Vinicius Marcelo Silva
- WEIMAR SILVA CASTILHO
Artigos
- DIFERENTES ABORDAGENS NO ENSINO DE FUNÇÕES
- Educação em época de COVID-19
- THE STATISTIC THOUGHT IN THE ELEMENTAR SCHOOL: NA EXPERIENCE ARTICULATING THE IMPLEMENTATION OF AN ELECTRONIC TEACHING SEQUENCE WITH THE METHODOLOGICAL STRATEGY OF RESEARCH’S PROJECTS
- POLÍTICAS PÚBLICA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REFLEXÃO SOBRE OS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
- BIOPODER E CIDADANIA DIGITAL NO ENSINO SUPERIOR
- CORPO EDUCADO E SELECIONADO: GOVERNANÇA DA EDUCAÇÃO E OS PROCESSOS DE SUJEIÇÃO NO CONTEMPORÂNEO
- JUVENTUDES E SOCIOEDUCAÇÃO: REPENSANDO OS PROCESSOS EDUCATIVOS NO CENTRO DE ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO DE CUIABÁ/MT
- Políticas de ações afirmativas: um debate sobre cotas raciais.
- COMPETÊNCIAS E HABILIDADES MIDIÁTICAS DE ESTUDANTES DE ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA E CASA FAMILIAR RURAL NO BIOMA AMAZÔNIA, BRASIL
- OS CONTOS CEDRAZIANOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
- ECOLOGIA E CRISTIANISMO: o cuidado da casa comum
- CHARACTERIZATION OF SCIENTIFIC PRODUCTION OF GRADUATES FROM THE SCIENTIFIC INITIATION SCHOLARSHIPS PROGRAM OF THE FACULTY OF HEALTH AND HUMAN ECOLOGY (2012-2018)
- PERFIL DO EGRESSO: IMPORTÂNCIA E CONSTRUÇÃO PARA UM CURSO DE ENGENHARIA
- O papel do ensino superior no desenvolvimento de Angola: o caso da ESPtN
- A CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE BOTÂNICA EM UMA ESCOLA INDÍGENA DE BENJAMIN CONSTANT, AMAZONAS, BRASIL.
- A ARITMÉTICA NO ENSINO PRIMÁRIO DE BRASÍLIA: CIRCULAÇÃO E APROPRIAÇÕES DE IDEIAS ADVINDAS DO PABAEE
- A PRÁTICA DO LETRAMENTO ESTATÍSTICO NA PROEJA: OS JOGOS DIDÁTICOS COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO
- PERFIL DE INGRESSANTES EM ZOOTECNIA NO ESTADO DO MATO GROSSO EM 2019
- O PATRIMÔNIO CULTURAL NA FORMAÇÃO INTEGRAL DO GUIA DE TURISMO / CULTURAL HERITAGE IN THE INTEGRAL TRAINING OF THE TOURISM GUIDE