Processos e Metodologias no Ensino de Ciências
A obra Processos e Metodologias no Ensino de Ciências traz um compendio de estudos desenvolvidos nas diferentes esferas da educação básica no Brasil. Desde a Educação Infantil, Séries Iniciais, perpassando pelo Ensino Fundamental e Médio, são apresentadas estratégias variadas para a efetivação do Ensino de Ciências perante o currículo escolar brasileiro. Tais estratégias visam facilitar a apreensão dos conteúdos historicamente construídos, de maneira contextual e com vistas à transdisciplinaridade.
Tais práticas procuram integrar o estudante da educação básica no universo das Ciências Biológicas e Ambientais de forma que o mesmo perceba a presença dos processos biológicos e da interação dos seres vivos com o meio ambiente em sua prática cotidiana, relacionando os conteúdos aprendidos na escola com a sua experiência vivencial.
Dentre os primeiros textos, têm-se experiências como a montagem da horta escolar como ferramenta para educação ambiental, a observação do desenvolvimento e metamorfose dos insetos e o reaproveitamento de materiais orgânicos.
Na sequência são apresentadas atividades experimentais de Ciências, com ênfase na mecânica dos corpos, para as séries iniciais do Ensino Fundamental. Já no Ensino Médio, são propostas atividades sobre papiloscopia, interpondo conhecimentos de química, física e biologia.
A utilização de modelos didáticos para o ensino de Ciências e Biologia também é abordada na perspectiva de ampliar os horizontes de entendimento dos conteúdos quando os alunos partem para uma modelagem tridimensional do objeto de estudo, com destaque para a biologia celular e a biodiversidade.
Em seguida discute-se a aplicação de um instrumento analítico, denominado níveis interpretantes, no sentido de auxiliar na condução para o aproveitamento e no direcionamento das práticas durante o processo de ensino. Discutem-se também os métodos para o ensino de ciências na educação infantil com vistas a estimular a curiosidade e promover descobertas na infância, debatendo as limitações impostas aos educadores na execução de uma prática efetiva e com significado.
Apresentam-se também resultados do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do Governo Federal, no qual jovens professores acadêmicos do Curso de Ciências Biológicas desenvolvem práticas pedagógicas, neste caso, um jogo de tabuleiro sobre Taxonomia a Sistemática Biológica. A importância das práticas lúdicas para o Ensino de Ciências é também apresentada, uma vez que o se propõe a utilização de espaços formais ou não formais para a efetivação das práticas citadas.
A obra finda com um estudo sobre tabagismo e a busca de alternativas de tratamento, com vistas à diminuição gradativa da dependência causada pelo tabaco.
Acredita-se que ao estimular o aluno a conhecer e interagir no mundo das Ciências é possível formar um cidadão crítico, com curiosidade intelectual, dotado de autonomia e discernimento, com pretensão de continuar aprendendo ao longo da vida.
Espera-se com essa obra, contribuir com educadores na ressignificação de suas práticas, ampliando possibilidades do trabalho pedagógico e inspirando nos jovens, futuros professores, a vocação para o exercício da docência.
Karine Dalazoana
Processos e Metodologias no Ensino de Ciências
-
DOI: 10.22533/at.ed.606192805
-
ISBN: 978-85-7247-360-6
-
Palavras-chave: 1. Ciências – Estudo e ensino. 2. Prática pedagógica. 3.Professores de ciências – Formação. I. Dalazoana, Karine. II. Série.
-
Ano: 2019
- Ana Paula Melo Fonseca
- Augusto Fachín Terán
- AUGUSTO FACHIN TERAN
- Bibiana da Cruz Santos
- Bruna Silveira Pacheco
- Carlos Eduardo Laburú
- Caroline Carapina da Silva
- Caroline Nicolodi
- Cisnara Pires Amaral
- Claudemir Nascimento Araujo Santos
- Claudio Martin Pereira de Pereira
- CYNARA CARMO BEZERRA
- DANIEL TREVISAN SANZOVO
- ELIANDRA XAVIER NASCIMENTO
- Evonete Santos do Espírito Santo
- Fabiana da Silva Brandão
- Gabriela Pantoja Ribeiro
- Geisyane Silva dos Santos
- Gelcimara de Lima Nobre
- Huanderson Barroso Lobo
- IRADENE BRELAZ BRUCE NETA
- Jailson de Jesus Santos
- JAMILE MIRANDA NOGUEIRA
- Jorgete Comel Palmieri Mululo
- Juscilene Cerqueira do Carmo
- Kamila Queiróz Guimarães
- Kristiane de Cássia Mariotti
- Lindalva Sâmela Jacaúna de Oliveira
- Lindinalva de Sousa Pedroso
- Lorena Santos Carvalho
- Maria Lusia de Morais Belo Bezerra
- Naiara de Jesus Pantoja Gomes
- Nathália Quaitto Félix
- Patrícia Lisboa de Aguiar
- Patricia Magalhães Pereira Silva
- Paula Naranjo da Costa
- Paulo Romeu Gonçalves
- Pedro Martins Bonotto
- RENATA PORTALUPE REPOLHO DE OLIVEIRA
- Ricardo Cancian
- Ronara Viana Cordovil
- Solma Lúcia Souto Maior de Araújo Baltar
- Taís Poletti
- Vander Stepanchevisky Machado
- WANDERSON AMORIM DOS SANTOS
Artigos
- NÍVEIS INTEPRETANTES NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO POSSÍVEL
- Oportunizando à educação ambiental nas aulas de Ciências, despertando a criatividade com o reaproveitamento de papel filtro
- Métodos Multidisciplinares: uma alternativa viável no tratamento do tabagismo.
- A METAMORFOSE DA BORBOLETA: NOCÕES DO CONCEITO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
- A HORTA ESCOLAR COMO RECURSO PROMOTOR PARA APROXIMAÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL COM O MEIO AMBIENTE
- ATIVIDADES EXPERIMENTAIS COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA ESCOLA DE COMUNIDADE RIBEIRINHA, PARINTINS-AM
- O LÚDICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA PARA O DESENVOLVIMENTO DOS DIFERENTES EIXOS COGNITIVOS DO SER
- O JOGO DE TABULEIRO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO EM BIOLOGIA ATRAVÉS DO PIBID.
- CIÊNCIAS FORENSES EM SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A APLICAÇÃO DA PAPILOSCOPIA COMO RECURSO DIDÁTICO
- O ENSINO DE CIÊNCIAS, MÉTODOS E TEORIAS: A CURIOSIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
- MODELOS DIDÁTICOS TRIDIMENSIONAIS E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA