Sociedade e Condição Humana na Modernidade
A Obra “Sociedade e Condição Humana na Modernidade” objetiva promover o debate científico através de problematizações que integram seus onze capítulos.
De forma geral, apresenta reflexões referentes as transformações societárias contemporâneas, sob a égide do capitalismo e, seus impactos sociais, particularmente, na qualidade de vida a partir do trabalho, na relação com as mídias digitais, com as campanhas publicitárias, do homem com o meio ambiente, no campo da educação e no tratamento do Alzheimer.
Tais pesquisas foram desenvolvidas em instituições de ensino de diferentes regiões do Brasil e apresentam análises pautadas em relevância acadêmica e impacto social. Para sua construção, metodologicamente, os autores recorreram, predominantemente a estudos bibliográficos, a fim de contribuir para descortinar aparências e fundamentar os conhecimentos daqueles que se interessam pelos temas ora apresentados que, por sua vez, foram categorizados em 05 blocos, a saber:
O primeiro, compreendido entre o capítulo 01 e 03, problematiza as transformações contemporâneas do capital, o mal-estar social e o trabalho como garantia de qualidade de vida, realização de necessidades e satisfação pessoal e profissional; O segundo, organizado entre os capítulos 04 e 05 aborda temas vinculados a relação do homem com o meio ambiente, bem como, analisa as diferentes formas de tratamento de afluentes domésticos; Posteriormente, o bloco 03, discute, entre os capítulos 06 e 07, as principais tendências pedagógicas e suas características. Além disso, problematiza o modelo escolar ocidental de formação, refletindo a respeito da escola contemporânea e seus mecanismos de atuação; O bloco 04, entre os capítulos 08 e 10, recorre inicialmente, ao filme “Lavoura Arcaica” (Luís Fernando Carvalho, 2001), construindo análise fílmica, literária e de linguagem historiográfica.
Posteriormente, analisa como a ideia de nostalgia midiática é explorada nos meios de informação. Além disso, destaca o poder de influência dos dispositivos midiáticos na erotização dos corpos femininos. Nesta perspectiva, analisa a objetivação dos sujeitos femininos como meros produtos de consumo em uma sociedade patriarcal, sexista, machista e heteronormativa. No bloco 5, o capítulo 11 finaliza abordando a importância da musicoterapia utilizada como recurso terapêutico para o tratamento de pacientes com Alzheimer.
Diante disso, o livro acessado pelo leitor, apresenta problematizações que contribuem para repensar o tempo presente na direção de construção de uma sociedade menos adoecida e desigual, que valoriza o humano na sua condição de dignidade e reflexão crítica, promovendo possibilidades do leitor indagar-se sobre os determinantes e significados dos temas ora descritos, elaborando nestes processos, outras perguntas de pesquisa.
Carlos Antonio de Souza Moraes
Sociedade e Condição Humana na Modernidade
-
DOI: 10.22533/at.ed.646202401
-
ISBN: 978-85-7247-964-6
-
Palavras-chave: 1. Ciências sociais – Pesquisa – Brasil.
-
Ano: 2020
- Aracéli Girardi
- Arnaldo Silva Santana Menezes
- Bruno Vieira Leonel
- Denise Henrique da Silva
- Diego José Casagrande
- Edmilson Augusto de Lima
- Elsa Daiana Correa Morel
- Fábio Guedes de Souza
- Filipe Kamargo de Santana
- Guilherme Migliorini
- Henrique Correa da Silva
- Janaina de Oliveira
- Lília Batista da Conceição
- Luis Fernando Ferreira de Araújo
- Luís Sérgio Sardinha
- Marcus Baccega
- Matheus Silva Falcão
- Natalia Maria Casagrande
- Otávio Augusto Barbosa
- Patricia Biondo
- Rafael Rick Niklevicz
- Renata Brauner Ferreira
- Rosineia Oliveira dos Santos
- Valdir de Aquino Lemos
Artigos
- O Tempo e a História na obra Lavoura Arcaica
- TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS: PERSPECTIVAS E REFLEXÕES PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA
- ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DO TRATAMENTO DE ESGOTO POR ZONA DE RAÍZES NA REMOÇÃO DE NUTRIENTES
- Corpos, Erotismo e Biopoder: Um Estudo Comparado entre as campanhas publicitárias da cerveja Devassa de Paris Hilton e Sandy
- O Fetiche do Capital e o Reencantamento do Mundo: Walter Benjamin e o Capitalismo como Religião
- A nostalgia nas mídias digitais: uma breve análise das redes sociais do Canal Viva
- UTILIZAÇÃO DA MUSICOTERAPIA COMO TÉCNICA AUXILIAR NO TRATAMENTO DO ALZHEIMER
- O PONTO DE VISTA DA ANIMALIDADE E OS PODERES ATUAIS DA ESCOLA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A ÉTICA DA PROFANAÇÃO DE GIORGIO AGAMBEN
- QUALIDADE DE VIDA: O IMPACTO NA RELAÇÃO HOMEM-TRABALHO
- AS CONSEQUÊNCIAS DA MODERNIDADE: OS “LÍQUIDOS” E A SOCIEDADE DE CONSUMIDORES