História política: estado, nação e constitucionalidade
Publicado em 19 de janeiro de 2024.
É com grande estima que apresento o e-book ‘História Política: Estado, Nação e Constitucionalidade’. O leitor encontrará seis textos que analisam aspectos da cultura política, história política, patrimônio e identidade. É válido destacar o aspecto democrático de acesso às diversas pesquisas dos estudantes, docentes e pesquisadores de diferentes regiões e universidades do país. Esse fato, oportuniza aos leitores a possibilidade de se debruçarem sobre várias metodologias e pesquisas, de forma acessível e gratuita.
Neste livro são as dimensões da história política e cultural que mais ganham notoriedade. Após trinta e cinco anos da primeira publicação de ‘Por uma história política’, organizada pelo cientista político e historiador René Rémond, não é mais necessário o confronto em defesa da afirmação de que história política é uma importante vertente da historiografia. Hoje, não se duvida mais da legitimidade e importância da história política para a compreensão da sociedade e suas complexidades. Nos últimos anos, as produções historiográficas no âmbito da história política se multiplicaram e avançaram em direção a pluralidade de abordagens e metodologias de pesquisas, sobretudo, com o uso de fontes estatais, arquivos pessoais e com novas problematizações e metodologias de pesquisa.
No primeiro artigo ‘A alma do guerreiro: a cultura política da honra na era imperial japonesa e seu desfecho no pós-guerra’, Douglas Tacone Pastrello, ao mesmo tempo em que nos apresenta os principias elementos da cultura da honra demostra como foi a sua consolidação através do Estado Meiji. O autor, corrobora com historiador francês Serge Berstein, e desenvolve seu texto a partir do conceito de que a cultura política é uma ideologia disseminada pelos mais variados ramos sociais, desde a família à escola.
No capítulo ‘Ocupação ao longo da história pós cabralina do território de Rondônia. Primórdios da construção de seu patrimônio urbano: o real forte príncipe da Beira’, Ana Cristina Barreiros Silva, nos apresenta em seu texto, a reconstrução de uma memória fragmentada, de espaços e cidadãos divididos, marcados por relações de poder e a cristalização de um patrimônio que luta pela visibilidade ao longo do tempo do território do atual Estado de Rondônia.
Posteriormente, com o aprofundamento da temática em questão, o leitor pode analisar o texto ‘Ambientes em mudança: patrimônio vivo’ de autoria das pesquisadoras Ana Claudia Mel de Oliveira e Renata Adriana Fabbris. O artigo busca problematizar os diferentes tipos de interação entre o convento original e o todo do seu entorno que constitui o espaço universitário da PUC-SP e como esses se articulam entre si.
Já o texto ‘A Boa agoa ardente: incentivo, produção e uso de cachaça na América portuguesa (século XVIII)’ escrito pelos pesquisadores: Ana Paula Barco da Silva, Christian Fausto Moraes dos Santos e Gabrielle Legnaghi de Almeida, busca analisar a produção da aguardente da cana de açúcar durante a América Portuguesa no século XVIII, a partir dos registros de memória do luso brasileiro João Manso Pereira.
O próximo artigo ‘Recursos forestales y cambio tecnológico. Un ensayo acerca de las presiones sobre los bosques de Inglaterra entre Isabel I y Carlos I, de autoria de Marcos Andrés Pascal. O texto traz grandes contribuições sobre as consequências ecológicas e tecnológicas da substituição dos meios de produção da indústria inglesa XVII.
Por fim, temos o texto ‘O palco vira palanque: a dimensão da política no carnaval do Recife (1955 -1964), escrito por Rosana Santos. O texto busca problematizar a dimensão da política no carnaval do Recife nas décadas de 1950 e 1960.
Este e-book é uma construção coletiva, fruto do esforço intelectual de docentes, pesquisadores e pesquisadoras, implicados e implicadas pelo apreço da história política como forma de análise da sociedade. A obra ‘História Política: Estado, Nação e Constitucionalidade’ apresenta conceitos e teorias bem fundamentadas, contribuindo para a produção científica do país. Através desse sucinto itinerário pelos textos que compõem a presente obra, procuramos levar ao leitor uma ideia, ainda que limitada, das variadas direções, temáticas e horizontes sobre os temas que envolvem as questões sobre política, cultura, memória e relações de poder.
Boa leitura a todos!
Rosana Maria dos Santos
História política: estado, nação e constitucionalidade
-
DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.030241601
-
ISBN: 978-65-258-2103-0
-
Palavras-chave: 1. Ciência política - História. I. Santos, Rosana Maria dos (Organizadora). II. Título.
-
Ano: 2024
-
Número de páginas: 105
Artigos
- Reescrituras do Convento (1923) no campus PUC-SP - Monte Alegre
- RECURSOS FORESTALES Y CAMBIO TECNOLÓGICO. UN ENSAYO ACERCA DE LAS PRESIONES SOBRE LOS BOSQUES DE INGLATERRA ENTRE ISABEL I Y CARLOS I
- OCUPAÇÃO AO LONGO DA HISTÓRIA PÓS CABRALINA DO TERRITÓRIO DE RONDÔNIA. PRIMÓRDIOS DA CONSTRUÇÃO DE SEU PATRIMÔNIO URBANO: O REAL FORTE PRÍNCIPE DA BEIRA.
- A alma do guerreiro: a cultura política da honra na Era Imperial japonesa e seu desfecho no pós-guerra.
- A BOA AGOA ARDENTE: INCENTIVO, PRODUÇÃO E USO DE CACHAÇA NA AMÉRICA PORTUGUESA (SÉCULO XVIII)
- O PALCO VIRA PALANQUE: A DIMENSÃO DA POLÍTICA NO CARNAVAL DO RECIFE (1955 -1964)