Educação Infantil: Políticas, Práticas e Formação de Professoras(es)
O livro “Educação Infantil: Políticas, Práticas e Formação de Professoras/es” é uma obra construída por muitas mãos. Reúne uma coletânea de textos que tratam de temáticas presentes no cotidiano de creches e pré-escolas e que são fundamentais no processo de construção de uma agenda política prioritária à Educação Infantil brasileira.
Ao longo deste livro, você lerá relatos de pesquisa e de prática docente com/sobre bebês e crianças bem pequenas que evidenciam sua inaudita capacidade, as potencialidades de propiciar situações brincantes que envolvem explorações sensoriais e motoras, o contato com a natureza e com materiais de largo alcance, privilegiando a construção de uma autoimagem positiva da criança, de vínculos sociais e afetivos.
O papel das educadoras e educadores é fundamental para a realização do bem viver da infância em instituições educacionais, traz como exigência o planejamento das ações pedagógicas, a organização de tempos, espaços e materiais e o desenvolvimento de uma escuta atenta e sensível aos interesses, desejos, necessidades e manifestações dos bebês e crianças bem pequenas (SILVA, 2020).
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) (BRASIL, 2009), a proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil deve garantir condições e recursos para que meninos e meninas possam usufruir de seus direitos civis, humanos e sociais. Nesse sentido, oportunizar vivências éticas, estéticas e políticas implicam na inseparabilidade do ato de educar e cuidar, na humanização da rotina, na compreensão do tempo da creche e da pré-escola como um tempo de viver em coletividade; na necessária relação entre escola e família; na articulação das unidades de educação infantil com diferentes atores sociais e segmentos públicos com foco no fortalecimento de suas políticas e práticas, e como forma de reivindicação e resistência em tempos de graves retrocessos.
A ludicidade, compreendida como elemento estruturante do currículo da Educação Infantil, é abordada com diferentes enfoques: de documentos orientadores analisados com o propósito de construir uma linha do tempo em que são observados os avanços à respeito do tema; da Teoria Histórico-Cultural visando ampliar a compreensão do leitor sobre a importância da ludicidade na educação infantil; do desenho e da literatura enquanto linguagens que favorecem o conhecimento e a representação do mundo e de si mesma, enquanto criança.
As políticas públicas e seus impactos na trajetória profissional e valorização de professores e professoras de Educação Infantil, na formação inicial e continuada, bem como seus reflexos na vida das crianças, das comunidades onde estas instituições educativas estão localizadas, são discutidos à luz de diferentes referenciais e abordagens metodológicas, visando aprofundar o debate sobre a realidade educacional no país e, assim, contribuir para o reconhecimento da condição da criança como sujeito de direitos e cidadã.
Dilma Antunes Silva
Educação Infantil: Políticas, Práticas e Formação de Professoras(es)
-
DOI: 10.22533/at.ed.724211003
-
ISBN: 978-65-5706-872-4
-
Palavras-chave: 1. Educação infantil. I. Silva, Dilma Antunes (Organizadora). II. Título.
-
Ano: 2021
- Rose Antonietti Gomes Almeida
- Aline Cerqueira Nunes Mendes
- Ana Claudia Tenor
- ANDREIA REGINA DE OLIVEIRA CAMARGO
- ANTONIO SILVA GALENO JUNIOR
- Carlos Augusto França Ferreira
- Clarilza Prado de Sousa
- Edneia Felix de Matos
- FLÁVIA ABUD LUZ
- João Raimundo dos Santos Silva Júnior
- LINDOMAR PEREIRA DE SOUZA
- Luciano Luz Gonzaga
- Lucinéia Maria Lazaretti
- MAEVI ANABEL NONO
- MAGALI DE FATIMA EVANGELISTA MACHADO
- Maria Leci de Bessa Mattos
- Maria Lenilda Caetano França
- Mônica Abud Perez de Cerqueira Luz
- Paula de Camargo Penteado
- Raiza Fernandes Bessa de Oliveira
- Rayane Maria dos Santos
- Rosália Policarpo Fagundes de Carvalho
- Rosane Da Silva Franca Lubaszewski Cavasin
- Sílvia Fernanda Souza Dalla Costa
- Tatiana de Melo da Silva Teodoro
- Thaise Vieira de Araujo
Artigos
- O LOBO ‘TÁ’ VINDO: CONSIDERAÇÕES SOBRE A CONSTRUÇÃO DO JOGO SIMBÓLICO E A BRINCADEIRA COM ELEMENTOS DA NATUREZA E MATERIAIS NÃO ESTRUTURADOS.
- O DESENHO E SUAS REPRESENTAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
- EXPERIÊNCIAS BRINCANTES DOS BEBÊS: SAGU E FUBÁ
- AS POLÍTICAS PÚBLICAS E SEUS IMPACTOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ATUAR EM CRECHES NO BRASIL
- SABERES E FAZERES DA DOCÊNCIA COM BEBÊS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PLANEJAMENTO E ROTINA
- O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO DOCENTE
- The relationship between the family and the school in early childhood education: the voice of the school principals
- The development of reading competence in early childhood
- TEORIA HISTÓRICO CULTURAL E EDUCAÇÃO INFANTIL: IMPLICAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
- A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DOS DOCUMENTOS ORIENTADORES
- A TRAJETÓRIA DAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE CONCÓRDIA - SC À LUZ DA DEMANDA DE VAGAS
- PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DO UDF: a formação do estudante para o exercício da docência e a articulação entre teoria e prática
- EDUCAÇÃO INFANTIL: A HIGIENIZAÇÃO PESSOAL DAS CRIANÇAS COMO NECESSIDADE DE IMPLEMENTAÇÃO NA ROTINA EM UMA CRECHE MUNICIPAL DE GURUPI
- A UTILIZAÇÃO DA LITERATURA INFANTIL PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM