Administração: Estudos organizacionais, políticas e sociedade
Publicado em 01 de outubro de 2023.
A obra "Administração: Estudos Organizacionais, Políticas e Sociedade", publicada pela Atena Editora, tem como principal finalidade proporcionar uma abordagem abrangente da administração, explorando sua interseção com fenômenos organizacionais, sociais e políticos, de modo que possa oferecer insights relevantes para os diversos stakeholders. Assim, a obra explora temas tradicionais e tendências contemporâneas no campo da administração, estimulando debates críticos e contribuindo para o progresso contínuo desse campo científico. A obra é composta por dezoito capítulos, que foram divididos em quatro blocos temáticos.
O primeiro bloco reúne estudos que tratam de temáticas relacionadas ao ensino e educação em administração e áreas afins. Os capítulos tratam sobre: avaliação no ensino de administração; integração da tecnologia da informação e comunicação no processo de ensino-aprendizagem; atualização profissional de docentes; pedagogia da inovação na formação de bacharéis; e ensino remoto durante a pandemia. Essas pesquisas promovem reflexões importantes para melhorar a qualidade do ensino em administração e auxiliam no processo de adaptação às necessidades e mudanças no cenário educacional.
O segundo bloco compreende pesquisas que exploram as implicações da pandemia da COVID-19 no campo da administração. Os trabalhos incluem: análise do comportamento dos investidores diante da crise desencadeada pela pandemia; estratégias de gestão tática de estoques com o uso da metodologia PDCA; e uma análise sobre o perfil dos empreendedores e o papel dos profissionais de contabilidade no auxílio ao enfrentamento da crise. Esses estudos fornecem uma visão ampla sobre as estratégias e desafios enfrentados pelas organizações e empreendedores em tempos de crise, contribuindo para o desenvolvimento de práticas gerenciais aplicáveis a contextos de instabilidade, como foi a pandemia da COVID-19.
O terceiro bloco contempla capítulos sobre gestão organizacional, incluindo uma série de estudos que exploram diversos aspectos relacionados à dinâmica das organizações. Os trabalhos examinam tópicos como: clima organizacional; estilos de liderança e flow no trabalho; marketing digital e preferência de marca; e aplicação de metodologias ágeis no setor público. Além disso, há uma análise hipotética das práticas de administração e gerenciamento financeiro em uma empresa. De modo geral, esses capítulos fornecem uma visão abrangente e diversificada da gestão nas organizações, contribuindo para uma compreensão mais aprofundada das práticas gerenciais e fenômenos organizacionais.
O quarto e último bloco reúne estudos sobre governança corporativa, desenvolvimento econômico e indicadores de qualidade de vida. Os trabalhos buscam: compreender a influência da governança corporativa na criação de valor em empresas; discutir o impacto das ações dos indivíduos e organizações para um mundo digital e sustentável; examinar o papel do investimento direto estrangeiro no desenvolvimento econômico; e elaborar um índice que represente o grau de qualidade de vida nos municípios de Minas Gerais. Esse bloco contribui para ampliar o debate sobre temas como governança corporativa, desenvolvimento econômico e bem-estar social, enriquecendo o conhecimento nas áreas de gestão e políticas públicas.
Em síntese, esta obra representa uma contribuição significativa para o campo da administração, uma vez que aborda uma ampla gama de temas, que vão desde educação em administração até questões relacionadas a práticas gerenciais, governança corporativa e desenvolvimento econômico, fomentando o debate acadêmico e profissional sobre a administração e suas interconexões com fenômenos sociais e políticos contemporâneos. Assim, recomenda-se esta leitura para acadêmicos, professores, analistas, técnicos, gestores e outros profissionais que buscam ampliar seus conhecimentos sobre o papel da administração na resolução de problemas organizacionais e sociais.
Boa leitura!
Clayton Robson Moreira da Silva
Administração: Estudos organizacionais, políticas e sociedade
-
DOI: 10.22533/at.ed.764232909
-
ISBN: 978-65-258-1876-4
-
Palavras-chave: 1. Administração. I. Silva, Clayton Robson Moreira da (Organizador). II. Título.
-
Ano: 2023
-
Número de páginas: 253
- ALBA VALERIA GOMES DE Carvalho
- Alba Verónica Balderas Sánchez
- Bruna Furlanetto
- Carlitos Mesquita
- Claudia Cruz Navarro
- Daniel Biagiotti
- Gabriel Alisson Frazão França
- HUMBERTO BARBOZA
- Jeanne dos Santos Oliveira Marques Dantas
- João Arthur Casonatto Bauer
- João Manuel de Sousa Will
- João Marcos Vitorino Dos Santos
- José Augusto Evangelho Hernandez
- Joyce Mary Adam
- Karina Berlanga Resendiz
- Laise Isabela de Almeida
- Lino Manuel Mafuca
- Luciana Muniz Costa
- Lúcio Scartezini Lopes
- Marcos Roberto da Cunha
- Maria Ângela da Costa Lino Franco Sampaio
- Martha Soledad Landeros Guerra
- Maxwel Wellington Basilio
- Milton Correia Sampaio Filho
- Natanael Pereira da Silva Santos
- Pâmela Cristine dos Santos Bastos da Fonseca
- Raúl Altamirano Zúñiga
- Regina Nogueira da Silva Neiverth
- RICARDO LOIOLA EDVAN
- Rosário João Fernando Quiala
- Samuel Hernández Galván
- Silvia Elena Barrios Mendoza
- Silvia Frías Soria
- Silvia Kelly Ferreira Cavalcante
- Teresinha de Lisieux Carvalho dos Santos
- Thiara Ataíde Sodré
- Uneiza Abdul Carimo
Artigos
- A INFLUÊNCIA DA CORPORATE GOVERNANCE NA CRIAÇÃO DE VALOR DO BCI, SA.
- ANÁLISE DO PERFIL DO EMPREENDEDOR E A IMPORTÂNCIA DO ESCRITÓRIO CONTÁBIL NA GESTÃO DE CRISES: Um estudo na cidade de Lucas do Rio Verde – MT
- Um novo rumo para a empresa PACTUAL: análise de um estudo hipotético
- O efeito do marketing digital na preferência da marca
- CORONAVÍRUS - A MOVIMENTAÇÃO DO INVESTIDOR PERANTE A CRISE
- TRÍADE DA BOA GOVERNANÇA E O EFEITO BORBOLETA
- O ENSINO REMOTO A PARTIR DA PANDEMIA, SOLUÇÃO PARA O MOMENTO, OU VEIO PARA FICAR?
- PEDAGOGIA DA INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO DO BACHAREL EM ENGENHARIA: PARADOXOS E FRAGILIDADES
- INDICADOR DA QUALIDADE DE VIDA DOS MUNICÍPIOS DE MINAS GERAIS ATRAVÉS DA ANÁLISE FATORIAL
- Ciclo PDCA e Gestão Tática de Estoques para reduzir os impactos do COVID-19
- Estilos de Liderança e Flow no Trabalho: Revisão sistemática
- O CONTRIBUTO DO INVESTIMENTO DIRECTO ESTRANGEIRO (IDE) EM MOÇAMBIQUE NO DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO
- CLIMA ORGANIZACIONAL ESCOLAR: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA
- AVALIAÇÃO NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO: OS DESAFIOS E SUGESTÕES DO PONTO DE VISTA DE PROFESSORES E ALUNOS.
- INCLUSÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO-APRENDIZAGEM – A CONCEPÇÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
- LAS ESTANCIAS TÉCNICAS COMO ESTRATEGIA PARA LA ACTUALIZACIÓN PROFESIONAL DEL DOCENTE DE INGENIERÍA EN GESTIÓN EMPRESARIAL
- A APLICAÇÃO DA METODOLOGIA ÁGIL NO SETOR PÚBLICO: LIMITES E DESAFIOS
- DIAGNÓSTICO DEL CLIMA LABORAL DEL CAPITAL HUMANO DE LAS MICROEMPRESAS CASO: MUNICIPIOS DE VICTORIA, DR. MORA, TIERRA BLANCA Y SANTA CATARINA DEL ESTADO DE GUANAJUATO.