Pluralidade de Temas e Aportes Teórico-Metodológicos na Pesquisa em História 2
O livro Pluralidade de Temas e Aportes Teórico-Metodológicos na Pesquisa em História 2 está dividido em três volumes. Todos os capítulos tratam de temas relacionados à história do Brasil e ou geral.
Organizado em grandes temáticas, as obras trazem discussões sobre história, gênero e sexualidade; ensino de história em todos os níveis (educação infantil, educação básica e ensino superior); pesquisas historiográficas; capítulos sobre lutas pela terra no Brasil; estudos sobre gastronomia (brasileira e árabe); cinema; economia; imprensa; raça; memória; narrativas pessoais e estudos de personalidades; tecnologia; história e ciência, dentre outras temáticas.
Em suma a obra é uma grande possibilidade de descobrir o que se tem de novo e de velho na História, ou seja, os mais diversos trabalhos e temas pesquisados na historiografia.
No volume I encontramos artigos sobre o século XIX e XX no Brasil a respeito do nacionalismo, a construção da sociedade imperial e pensar a identida nacional a partir de processos migratórios.
Além disto, capítulos dedicados a estudos com fontes de atas de conselhos em Sergipe, problematizações sobre o tráfico africano, fontes cinematográficas, testamentos e até mesmo fontes utilizadas para compreender o reinado de Ramessés III no Egito.
Por fim o primeiro volume se encerra com dois artigos sobre a Idade Medieval, um tratando de Beowolf e outro da Cocanha.
Já no volume II as temáticas mais amplas abarcam pesquisas sobre ensino de história, alguns trabalhos sobre história geral e também gastronomia. Iniciando com trabalhos sobre o PIBID e práticas avaliativas, o segundo volume traz capítulos que versam sobre a construção do processo ensino aprendizagem em História, refletindo sobre os desafios e algumas perspectivas. Além disto, um capítulo sobre a BNCC, atual e articulado às discussões presentes partindo da realidade posta na rede pública.
Em um segundo momento, o volume II traz amplas contribuições a respeito do ensino sobre a África em sala de aula bem como questões étnico-raciais e narrativas em disputa.
Seguindo o modelo do primeiro volume, este se encerra trazendo capítulos que versam sobre as mais diversas fontes de pesquisa em História, como arquivos públicos, periódicos, imprensa, literatura,
O livro termina com algumas reflexões a respeito da história da ciência e pesquisas sobre gastronomia.
O volume III dedica-se a reflexões sobre gênero em sala de aula, representações do feminino, o retrato da mulher na sociedade colonial brasileira, a insubimissão feminina e discursos contra hegemônicos e a sexualidade indígena. Este último capítulo faz a ponte com o tema seguinte: disputas sobre a terra no Brasil e na América do Sul.
Em seguida você encontra capítulos sobre religiosidade, sobre a arte de curar, história e memória e história oral. O livro encerra com artigos sobre a Ditadura civil militar no Brasil (1964-1985) e uma discussão sobre a esquerda brasileira.
Em suma, você tem em mãos três obras organizadas sobre os mais diversos campos, aspectos e áreas da historiografia brasileira e mundial. Aqui você encontrará capítulos que poderão contribuir para enlanguescer as pesquisas em História e também a partilha de experiências docentes nos mais diversos níveis de educação.
Espero que encontre nas leituras dos capítulos embasamento teórico metodológicos, amparo nas pesquisas e que esses capítulos contribuam para enriquecer o campo de ensino e pesquisa em História.
Agora que a profissão historiadora/historiador é regulamentada, precisamos investir ainda mais em pesquisas e divulgação destas pesquisas. Neste sentido a Atena Editora se compromete a dar visibilidade aos mais diversos temas que compõem esta obra dividida em três volumes.
Boa leitura!
Aline Ferreira Antunes
Pluralidade de Temas e Aportes Teórico-Metodológicos na Pesquisa em História 2
-
DOI: 10.22533/at.ed.073211903
-
ISBN: 978-65-5706-907-3
-
Palavras-chave: 1. História. I. Antunes, Aline Ferreira (Organizadora). II. Título.
-
Ano: 2021
- Adelino Martins
- Adriano Amaro de Sousa
- ALINE FERREIRA ANTUNES
- Arthur Rodrigues Fabrício
- Carlos Vinicius da Silva
- Damilis Silveira Viana
- Elaine Prochnow Pires
- Flávia Cristina Paniago
- Giovanni Bruno Alves
- Jacquelyn da Silva Souza
- Jaime Estevão dos Reis
- João Victor Mendes de Oliveira
- Larieli Ceron de Lima
- luis claudio reginato carvalho
- Marcos Alves de Souza
- Marcus da Silva Dorneles
- Natalia Fioravanso Vieira Brizola
- Natally Vieira Dias
- Paulo José Da Fonseca Pires
- Peterson Soares Pessôa
- Rafael Bassinello Paes de Barros
- Sara Albieri
- Steven Adrian dos Santos
- Victor Mauric
- Vinicius Tivo Soares
Artigos
- Um Balanço Historiográfico sobre a Presença Lusitana no Leste Asiático do Século XVI
- “EXCELLENTISSIMO CONSELHO”: ECONOMIA E SOCIEDADE EM SERGIPE DEL REY NAS ATAS DO CONSELHO DE GOVERNO DA PROVÍNCIA (1824-1831)
- ALGUMAS QUESTÕES SOBRE A PARTICIPAÇÃO CANADENSE NA REDE INTELECTUAL INDIGENISTA TECIDA EM TORNO DA REVISTA AMÉRICA INDÍGENA (1942-1960)
- A CONFORMAÇÃO DA ESCASSEZ DE ÁGUA NA BACIA DO RIO SANTA MARIA, MUNICIPIO DE DOM PEDRITO: UMA CONTRIBUIÇÃO DA HISTÓRIA AMBIENTAL
- O FENÔMENO DO TRÁFICO E PROIBIÇÃO DE ENTORPECENTES NO BRASIL DE 1890 A 2020
- INDÚSTRIA, TERRITÓRIO E CULTURA: UM ESTUDO DE CASO DO EMPRESARIADO NIPO-BRASILEIRO
- COMPREENDENDO O REINADO DE RAMESSÉS III PARA ALÉM DE MEDINET HABU: BREVE ANÁLISE DE TRÊS DOCUMENTOS ESSENCIAIS
- VINCULAÇÕES ENTRE ESTADOS E NACIONALISMO, E SEUS CONCEITOS NOS SÉCULOS XIX E XX
- Alteridade e Reconstrução da Identidade nos Processos Migratórios
- “INFLUÊNCIAS POLITICO, SOCIAL E ECONÔMICA, ABSORVIDAS DURANTE O PENSAMENTO PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA OPÇÃO BRASILEIRA E IMPERIALISTA”
- Profissão contábil e poderes públicos: contabilidade do setor público e profissionalização (1914-1926)
- A HISTÓRIA SERIAL NOS ESTUDOS SOBRE A MORTE: REFLEXÕES ACERCA DOS TESTAMENTOS PAULISTAS (1592-1639).
- A Questão da Explicação em História: a Crítica de William Dray ao modelo nomológico-dedutivo de Carl Hempel
- NOTAS SOBRE O CINEMA BRASILEIRO DA “HEGEMONIA NEOLIBERAL” - 1992-2015
- “DAVID GRIFFITH’S MASTERPIECE” E OS AFRO-AMERICANOS: UMA ANÁLISE ACERCA DA RECEPÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA NORTE-AMERICANA DA OBRA CINEMATOGRÁFICA “O NASCIMENTO DE UMA NAÇÃO” (1915)
- MAPEANDO O UNIVERSO DE BEOWULF: CONTEXTO HISTÓRICO-GEOGRÁFICO E GÊNERO LITERÁRIO
- A literatura como fonte histórica: representações do imaginário medieval