Letras: Semiótica, Linguística e suas Vertentes
Em uma definição simplificada, a semiose revela as formas como o indivíduo dá significado a tudo que o cerca, estudando os signos e todas as linguagens e acontecimentos culturais – Artes visuais, Música, Fotografia, Cinema, Moda, Gestos, Religião... – Letras: Semiótica, Linguística e suas Vertentes traz uma seleção de artigos que estudam como estes mecanismos de significação se processam natural e culturalmente.
Partindo desde análises de romances - Chão Bruto, quanto ao seu processo de elaboração -; passando pela transposição de elementos literários de Rachel de Queiroz para a visualidade televisiva; poemas como Mal Secreto - a partir da ótica da análise do discurso considerando fatores como o contexto social e histórico em que foi produzido, apontando, numa abordagem inovadora, alguns motivos os quais podem levar alguém a uma vida de aparências e analisar como o poema apresenta uma temática muito presente nos dias atuais: a depressão -; chegamos até a Literatura Amazonense e sua abordagem durante a formação acadêmica.
Os avanços tecnológicos configuram mudanças significativas na linguagem, nessa perspectiva, novas formas textuais emergem e apresentam outras concepções de textos. Aqui encontramos os “memes”, apresentados como gêneros que acrescem a possibilidade de uma leitura dinâmica e participativa por oferecer categorias discursivas e aspectos multissemióticos na sua composição, ampliando assim os estudos linguísticos e discursivos. Enfocando o gênero biográfico, enquanto elemento que legitima expressões e perspectivas dissidentes, discute-se a expressão (auto)biografia - concebida como expressão que permite apreender conjunturas coletivas a partir de óticas individuais.
É notório como a educação ainda enfrenta problemas relacionados à questão da linguagem. Por conseguinte, o professor e a escola desempenham um papel primordial nessa questão, pois são esses os encarregados em fazer com que o individuo obtenha um bom aprendizado no seu desenvolvimento linguístico. Nesse sentido, a formação profissional dos educadores deve estar sempre em evidencia para suprir tais demandas. Dessa forma aqui encontramos estudos acerca do desenvolvimento progressivo de docentes, assim como a pratica de uma educação inclusiva, tanto no que diz respeito a alunos com deficiência, e mesmo aqueles que vivem em periferias, apresentando a linguagem como uma forma de empoderamento desses indivíduos.
Viver em uma sociedade em letramento requer a competência de concretizar distintas formas de leituras que emergem cotidianamente, assim como práticas pedagógicas que sejam de natureza inclusiva e emancipatória. Letras: Semiótica, Linguística e suas Vertentes vem no auxilio dessas reflexões.
Angela M. Gomes
Letras: Semiótica, Linguística e suas Vertentes
-
DOI: 10.22533/at.ed.233201601
-
ISBN: 978-85-7247-923-3
-
Palavras-chave: 1. Letras. 2. Linguística. 3. Semiótica.
-
Ano: 2020
- Adriana Coelho Freitas
- Avacy Primário de Oliveira
- Bianca Quitéria de Moura Santana
- CAMILLE HARZIG CARRADORE
- Cínthia Cleane Bonfim Fragoso
- Dirceu Martins Alves
- Glauber Rodrigues de Queiroz
- Ítala Clay de Oliveira Freitas
- Janaína de Aquino Ferraz
- Jandira Azevedo da Silva
- JESUINO ARVELINO PINTO
- Juan Facundo Sarmiento
- Leandro Souza Borges Silva
- Maison Antonio dos Anjos Batista;
- MARA CRISTINA SANTOS FREITAS-ESCÓRCIO
- Maria Cecília Costa Braga da Silva
- Virgínia Colares
- Vitória Carvalho dos Santos
- Yuri Andrei Batista Santos
Artigos
- O impacto da PEC 241/55 no ensino de Língua Espanhola nas escolas públicas
- Análise Multissemiótica de Memes Antifeministas
- Análise Discursiva do Poema
- Memorial de Maria Moura, a mulher no faroeste-folhetim brasileiro: novas perspectivas literárias e televisivas da cultura
- O LETRAMENT0 LITERÁRIO AMAZÔNICO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LETRAS NA CIDADE DE MANAUS
- LITERATURA E REPRESENTAÇÃO HISTÓRICO-SOCIAL NO ROMANCE CHÃO BRUTO DE HERNÂNI DONATO
- Repórter-personagem: foco narrativo, semiose e vinculação na reportagem ‘A casa de velhos’, de Eliane Brum
- COLONIALIDADE E EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO DO VOTO VENCIDO DO JULGAMENTO DA ADI 5357
- Reflexões sobre Multimodalidade no Ensino de Português Brasileiro como Língua Adicional (PBLA): potencialidades da ressemiotização de vídeos
- O empoderamento por meio da linguagem: uma análise da perspectiva de futuro observada em textos escolares da periferia de Brasília
- O DISCURSO INCLUSIVO NO LETRAMENTO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL COM UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS
- A PRÁTICA INTER-REFLEXIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
- ESPAÇO BIOGRÁFICO: MÚLTIPLAS FORMAS DE ENUNCIAÇÃO E PERSPECTIVAS DISSIDENTES