Gêneros e sexualidades em veredas dissidentes e resistentes
Publicado em 21 de novembro de 2022.
Mais do que uma apresentação, este é um convite para juntos caminharmos pelas veredas que os gêneros e as sexualidades nos proporcionam. As veredas de dissidência e resistência são caminhos que querem desvelar desigualdades, transgredir a norma e subverter a cisheteronormatividade.
Este trabalho é um esforço coletivo de pesquisadoras e pesquisadores empenhadas em pensar, para além do senso comum, o sistema Sexo x Gênero x Sexualidade produtor de enquadramentos (BUTLER, 2019). Mais que pensar, os textos aqui dispostos atuam numa perspectiva contradisciplinar ou contrassexual (PRECIADO, 2014).
O trabalho se divide em três grandes veredas: a primeira vereda, “Sexualidade, Narrativas e Educação”, discute a sexualidade a partir de narrativas com foco na Educação Básica. Nesse sentido, os textos falam de percepções de estudantes acerca das questões que envolvem a sexualidade, do mesmo modo que denunciam a necessidade urgente de trazer ao espaço escolar o debate da sexualidade.
A segunda vereda, “Gênero, Corpo e Dissidências”, analisa as questões do corpo e do gênero em diferentes perspectivas sócio-filosóficas, mobilizando discussões que analisam as influências da tecnologia nos debates de gênero nos últimos anos, pensando o corpo a partir de narrativas insurgentes em diálogo com a Educação, mas, também com a arte e a filosofia.
A terceira e última vereda, “Sexualidades e outros contextos”, traz reflexões sobre sexo e sexualidade, de modo que busca romper silenciamentos e apagamentos de temáticas que outrora eram tratadas pela não discussão e um não debate. Temas como o abuso sexual se encontram nesta vereda, do mesmo modo que as formas de expressão da sexualidade por homens gays também integram o caminho.
A leitora e o leitor têm em mãos um livro potente, que dispensa maiores apresentações. Fica apenas o convite para se enveredar pelos caminhos da dissidência e da resistência.
Marcelo Chaves Soares
Edmar Reis Thiengo
Organizadores
Gêneros e sexualidades em veredas dissidentes e resistentes
-
DOI: 10.22533/at.ed.546220111
-
ISBN: 978-65-258-0754-6
-
Palavras-chave: 1. Identidade de gênero. 2. Sexualidade. I. Soares, Marcelo Chaves (Organizador). II. Thiengo, Edmar Reis (Organizador). III. Título.
-
Ano: 2022
Artigos
- Do passivo ao ativo: para repensar as estruturas discursivas do sexo
- Quando a arte transgride: subversão queer-contrassexual na obra de Carlos Motta
- Sexualidade engavetada na escola: somos seres não sexuais?
- Percepções de estudantes sobre sexualidade e sua discussão no ambiente escolar
- Sexualidades expressas nos espaços escolares: um debate urgente
- Criança, sexualidade e educação: uma revisão sobre o abuso sexual infantil
- Indícios de abuso sexual em crianças e adolescentes: reflexões a partir de diálogos com educadores
- Narrativas adolescentes: sexualidades no ambiente escolar
- Corpos que importam: o processo de redesignação sexual na vida de uma mulher trans
- Corpos-territórios-LGBT+ na docência da Educação Básica da Bahia: Imagens, Narrativas e (Re)existências
- Agonística e gênero nas plataformas digitais: dos livros às redes sociais