COVID-19: Saúde e interdisciplinaridade 2
Publicado em 05 de novembro de 2021.
Desde o volume I desse livro, pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, se reuniram buscando informar, de maneira gratuita, a comunidade médica brasileira e a população em geral, os avanços obtidos pela ciência no combate à COVID-19. Em meio a inúmeras publicações diárias, aceitas ou não pelos pares, era preciso garimpar o que funcionava de fato contra a tempestade de citocinas causada pela infecção do SARS-CoV-2 e suas consequências. As vacinas ainda estavam em fase II ou III de testes, e a desinformação sobre as novas tecnologias utilizadas, associadas a inúmeras Fake News espalhadas pelo mundo, já apontavam para uma batalha árdua. Mas essa etapa estamos vencendo. Menos de um ano após a aprovação de vacinas para uso emergencial, metade da população brasileira já está completamente vacinada. Contudo, ainda precisamos entender melhor o vírus, evitar o contágio e identificar sequelas que a doença tem deixado nos infectados. Novas variantes surgiram em diferentes países e algumas já chegaram ao Brasil. O grande objetivo do volume II, é dar continuidade as discussões acerca da infecção causada pelo vírus SARS-CoV-2. Mesmo após um ano e meio de estudos, debates e publicações pela comunidade acadêmica e científica, muitos pontos ainda não foram alinhados na grande rede das informações sobre a COVID-19. A doença não somente afetou países que apresentavam todos os recursos necessários para seu enfrentamento, como também países que não estavam sequer preparados para o enfrentamento das dificuldades inerentes ao controle de suas doenças endêmicas.
Esta nova obra revisita pontos, conceitos e técnicas já discutidas, porém com novas abordagens levando à um contexto interdisciplinar, advindo da análise multiprofissional. As pesquisas continuam se aprofundando e caminhando na medida em que novos pontos surgem dentro dos diferentes contextos políticos, sociais, econômicos, culturais e de saúde, onde todos os desafios de um levantamento e conhecimento baseado em evidências corroboram com análises críticas de processos clínicos, psicossociais e ambientais.
Nesse segundo volume trazemos a luz as novas análises dos mecanismos relacionados a fisiopatologia da infecção pelo SARS-CoV-2, bem como atualizações referentes aos mecanismos imunológicos, genéticos, farmacológicos, protocolos clínicos, a relação com infecções e as interações do vírus com diferentes tecidos e órgãos. Os capítulos trazem ainda o ponto de vista diante das relações do direito, da ética, bioética e biossegurança, além dos quesitos relacionados com a formação profissional dentro do contexto pandêmico.
Procuramos apresentar algumas respostas sobre a interação do vírus com o corpo humano e as consequências relacionadas a processo da infecção levando em consideração a presença das novas variantes já identificadas tanto no Brasil quanto no mundo e ainda
as atualizações referentes aos processos de imunização coletiva e o impacto referente a imunoprevenção coletiva. As questões sociais também abordadas nestes capítulos nos trazem luz a realidade do contexto vivenciado na atualidade trazendo experiências dentro dos cenários do ensino e das práticas que perpassam pelos conceitos do direito do indivíduo e da discussão sobre as desigualdades presentes nas sociedades.
Novas abordagens foram acrescentadas neste volume, haja vista a necessidade e urgência de se conversar sobre situações e consequências relacionadas ao contexto de Pandemia, que afetem não somente diretamente o indivíduo, como a comunidade como um todo. As pesquisas e discussões promovidas na comunidade científica em seus aspectos biológicos e sociais trazem consigo o maior entendimento sobre os processos relacionados à infecção pela COVID-19, entretanto não extingue a necessidade de estudos acerca de novas e velhas perguntas. As consequências da infecção a longo prazo ainda são pouco compreendidas; e buscamos novos caminhos a serem trilhados para responder novas questões, que surgem todos os dias, não somente no contexto biológico, mas também questões sociais envolvidas com o contexto pandêmico.
COVID-19: Saúde e interdisciplinaridade 2
-
DOI: 10.22533/at.ed.307210411
-
ISBN: 978-65-5983-630-7
-
Palavras-chave: 1. Pandemia - COVID-19. 2. Saúde. I. Norberg, Antônio Neres (Organizador). II. Mangiavacchi, Bianca Magnelli (Organizadora). III. Souza, Carlos Henrique Medeiros de (Organizador). IV. Manhães, Fernanda Castro (Organizadora). V. Sant'Anna, Nadir Francisca (Organizadora). VI. Título.
-
Ano: 2021
-
Número de páginas: 227
- Ademir Hilário de Souza
- Alcemar Antônio Lopes de Matos
- Ana Paula Borges de Souza
- ANDREA CRISTINA VETO ARNHOLDT
- Antonio Neres Norberg
- Bianca Magnelli Mangiavacchi
- Carla Teixeira de Rezende
- Clara dos Reis Nunes
- Cláudia Caixeta Franco Andrade
- Cléia Maria dos Santos Pereira
- DANIEL MARCIO AMARAL FERREIRA DO VALLE
- Eliana Leite Assis Figueiredo
- Evandro Mário Lorens
- Fabiano Guerra Sanches
- Fábio Brandolin
- Fernanda Castro Manhães
- Fernanda Santos Curcio
- Fernando Basílio dos Santos
- Hugo Montesano Veríssimo da Costa
- Ingrid Jardim de Azeredo Souza Oliveira
- João Carlos de Aquino Almeida
- João Ricardo Melo Figueiredo
- José Tadeu Madeira de Oliveira
- Leandro de Oliveira Santos
- Lívia Mattos Martins
- Mabel Carneiro Fraga
- Marcia Lins Abade
- Maria de Lourdes Ferreira Medeiros de Matos
- Mercia Ferreira de Souza
- Nadir Francisca Sant´Anna
- Nadir Francisca Sant’Anna
- Olavo Ferreira Nunes
- Paula Magnelli Mangiavacchi
- Paulo Cesar Ribeiro
- Paulo Roberto Blanco Moreira Norberg
- Rafael Gomes Corrêa Silva
- Rafaela Batista Carvalho de Pina
- Ravena de S. Zanon Dellatorre
- Rogério Pinto de Lima
- Rubya Ignês Vilela de Andrade Silva
- Sirlene dos Santos Ribeiro
- Tauã Lima Verdan Rangel
- Thaís Rigueti Brasil Borges
Artigos
- PANDEMIA E A QUESTÃO DE GÊNERO: QUEM SÃO AS PROFISSIONAIS DE SAÚDE NA LINHA DE FRENTE DA PANDEMIA EM BOM JESUS DO ITABAPOANA, RJ?
- INFECÇÃO TRANSPLACENTÁRIA POR COVID-19: QUAIS AS POSSIBILIDADES?
- FORMAÇÃO MÉDICA EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19: QUAIS AS MUDANÇAS E AS ESTRATÉGIAS
- A PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID-19
- COINFECÇÕES E SOBREINFECÇÕES MICROBIANAS EM PACIENTES COM COVID-19
- PRÁXIS DA FISIOTERAPIA NA SINDEMIA POR COVID-19: CONTEXTUALIZAÇÃO E PROGNOSE
- UM DIÁLOGO ENTRE TÊMIS E HIGÉIA: PENSAR OS OBSTÁCULOS EMERGENTES NA PROMOÇÃO DO DIREITO À SAÚDE EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19 NO CENÁRIO BRASILEIRO
- BIOSSEGURANÇA: A IMPORTÂNCIA DA ATUALIZAÇÃO DE PERITOS PARA O ENFRENTAMENTO DA COVID-19
- AVANÇO DA IMUNIZAÇÃO CONTRA SARS-CoV-2 E O IMPACTO NO CONTROLE DA DISSEMINAÇÃO DAS NOVAS VARIANTES
- ÉTICA EM PESQUISA E INTEGRIDADE CIENTÍFICA NA PANDEMIA SARS-COV-2 (COVID-19): QUESTÕES E PERSPECTIVAS SOBRE A ATUAÇÃO DOS COMITÊS DE ÉTICA EM PESQUISA
- INTERSECÇÕES EM CENÁRIO PANDÊMICO: LINHAS QUE SE INTERCRUZAM NO ACIRRAMENTO DAS DESIGUALDADES EM TEMPOS DE COVID-19
- MARCADORES INFLAMATÓRIOS NA DEPRESSÃO E COVID-19 E A RELAÇÃO COM A IMUNIDADE: UMA REVISÃO DE LITERATURA
- Fatores Genéticos e Epigenéticos relacionados à COVID-19
- BARREIRA HEMATOENCEFÁLICA, EIXO GASTROINTESTINAL-SNC E INFECÇÃO PELO SARS-COV2
- LIÇÕES DA PANDEMIA PARA UMA BIOÉTICA DA RESPONSABILIDADE
- Atualização dos mecanismos imunológicos na COVID-19.