A Psicologia em Diferentes Contextos e Condições
A importância dos estudos e investigações no segmento do desenvolvimento humano referem-se as diferentes formas de atuação e intervenção que possibilitam a potencialização da evolução humanidade através de elementos norteadores na busca por uma qualidade e excelência de vida dos seres humanos.
Neste aspecto, ao tratar de estudos direcionados ao desenvolvimento humano, destacamos elementos comuns, como o desenvolvimento físico-motor, intelectual, afetivo-emocional e social, que vão desde o nascimento até a idade adulta. Estes elementos, que são estruturados e organizados através da atividade mental, vão se aperfeiçoando e solidificando até o mo-mento em que todos eles, plenamente desenvolvidos, busquem um estado de equilíbrio.
É importante, neste cenário, destacar que os fatores que influenciam o desenvolvimento humano são a hereditariedade, o crescimento orgânico, a maturação neurofisiológica, o meio ambiente, e os aspectos físico-motor, in-telectual, afetivo-emocional, e social. Ressalta-se que todos estes aspectos relacionam-se permanentemente de modo dinâmico.
As teorias do desenvolvimento humano tem um foco especifico para cada área e segmento de atuação, seguindo o seu momento histórico e obje-to de estudo, assim como o seu sentido ideológico e objetivo. Tais estudos, no segmento do desenvolvimento humano, tiverem também grandes in-fluências de autores como Piaget, Vygotsky e Wallon, que contribuíram sig-nificativamente para a transformação do conhecimento, assim também como abordagens específicas como Psicanálise, Gestalt e Behaviorismo.
Todavia, a obra “A Psicologia em Diferentes Contextos e Condições 1” aborda questões inerentes à “gravidez”, ao “nascimento”, à “infância” e “adolescência”. Tais artigos foram selecionados e escolhidos tendo em men-te o eixo do desenvolvimento humano. Já o volume 2, também organizado pelo mesmo autor, aborda outros contextos da psicologia. Fica, aqui, um con-tive à leitura e apreciação.
A gravidez é um evento que é resultante da fecundação do óvulo pe-lo espermatozoide. Ocorre dentro do útero e é responsável pela geração de um novo ser. É um momento de grandes transformações para a mulher, físi-ca e psicologicamente, tendo em vista que, durante o percurso da gestação, o corpo sofre modificações e se preparando para o parto e para a maternida-de. Mas não somente a gestante para por transformações, seu (sua) parceiro (a) e para toda família também, pois existem diferentes demandas e expecta-tivas que possibilitaram novas mudanças na dinâmica familiar.
Após o nascimento vem a infância, que tem períodos e etapas diferentes, de acordo com o autor que esteja sendo estudado. Porém, aqui apre-sentaremos algumas características que alicerçam, de modo geral, a cons-trução da personalidade do sujeito, que formarão bases no estabelecimento de condutas e valores na transposição para a adolescência e vida adulta. Dessas, destacamos as coordenações sensoriais e motoras, configurações de percepções e hábitos, a função simbólica, a linguagem, a construção do pensamento e raciocínio, a construção da lógica e da noção de realidade, noção de moral e ética (direcionado ao respeito e obediência), pensamento dedutivo, autonomia, socialização, elaboração de significados, dedução e abstração.
Posterior a infância temos a adolescência, que é um período marcado por transformações biopsicossociais. A primeira mudança é a física, através do crescimento da estatura. Há, na adolescência, características comuns como: a busca de si mesmo e sua identidade, tendência grupal, necessidade de intelectualizar e fantasiar, crises religiosas, deslocamento temporal, atitu-de sexual, atitude social reivindicatória, contradições sucessivas em todas as manifestações de conduta, separação progressiva dos pais e constantes flu-tuações do humor.
Neste âmbito, é importante que estudos possibilitem a investigação sistematizada da dinâmica cultural que está em constante transformação, possibilitando novas formas de atuação na diversidade. Vale ressaltar que a obra “A Psicologia em Diferentes Contextos e Condições 1”, abordando “gravidez”, “nascimento”, “infância” e “adolescência”, traz questões inerentes à gestação de alto risco, ser mãe, ao luto do filho ideal, à violência sexual, à saúde mental, ao autismo, à relação cuidador-criança, à síndrome de Asper-ger, aos desafios na adolescência, à escola, à mutilação, as habilidades interpessoais, à depressão e pacientes terminais.
Ademais, a coletânea “A Psicologia em Diferentes Contextos e Con-dições 1” explora a diversidade e construção teórica na psicologia através de estudos realizados em diferentes instituições e organizações de ensino superior, nacionais e internacionais. Como pesquisador, saliento, nesse âmbi-to, que é relevante a divulgação e construção contínua do conhecimento científico em benefício do desenvolvimento da sociedade. Portanto, destaco a Atena Editora como uma plataforma consolidada e confiável, em âmbito nacional e internacional, para que estes pesquisadores explorem e divulguem suas pesquisas.
Tallys Newton Fernandes de Matos
A Psicologia em Diferentes Contextos e Condições
-
DOI: 10.22533/at.ed.879202007
-
ISBN: 978-65-5706-187-9
-
Palavras-chave: 1. Psicologia. I. Matos, Tallys Newton Fernandes de.
-
Ano: 2020
- Aidecivaldo Fernandes de Jesus
- Amanda Ribeiro Alves Barbosa
- Ana Maria Fontenelle Catrib
- Ariela Baumgarten Rezende
- Carine Tabaczinski
- CLAUDIA PATRICIA GUARNIZO GUZMÁN
- Daniela Ribeiro Schneider
- Danielly Alves Mendes Barbosa
- Danielly de Aguiar Souza
- Denice Bortolin
- DIANA XIMENA IBAÑEZ VINCHERY
- Douglas Garcia
- Élida dos Santos de Oliveira
- Evylene Adlla Cavalcanti Lima
- Fábia Maria da Silva
- Flora Andrade Neves Evangelista
- Francisca Bertilia Chaves Costa
- Gabriela Ferraz dos Santos
- Gabriela Maria da Silva
- Hilda Rosa Capelão Avoglia
- Isabela Potrich de Carvalho
- Isabelle Cerqueira Sousa
- Ísis Catharine Rodrigues nascimento
- Janara Pinheiro Lopes
- Josiane Lopes
- Julia Bastos de Souza
- Juliana Andrade dos Santos
- Kélin Aparecida da Silva
- Leandro Castro Oltramari
- Leidiane Fortuna Inada
- Leônia Cavalcante Teixeira
- Leslie Maria Finger Roman
- Luiza Valeska de Mesquita Martins
- Maria Andrelly Matos de Lima
- MARIA BELEN GARCIA MARTIN
- Maria Eduarda da Silva
- Marília dos Santos Amaral
- Marília Gabriela Costa Rezende
- Marília Ignácio de Espíndola
- Marina Kretzer Mello
- Milla Vallim
- MIRIA BENINCASA
- Miria Benincasa Gomes
- Mônica Petralanda de Hollanda
- Natalia de Cássia da Silva Ribeiro
- Paulo Otávio Andrade Oliveira D’ Tôlis
- Profa. Dra. Hilda Rosa Capelão Avoglia
- Raissa Cerqueira Sousa Ferreira
- Silvia Helena de Amorim Martins
- Tayana Lopes Lima
- Tayná Maria Lima Silva
- Wellington Manoel da Silva
- Wilmar Ferreira Neves Neto
Artigos
- ré-natal psicológico na gestação de alto risco: relato de experiência com grupos
- Crianças e adolescentes vítimas de violência sexual: reflexões sobre uma prática institucional de acolhimento
- ESTAR GRÁVIDA É SER MÃE? REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DAS MULHERES GRÁVIDAS SOBRE O PROCESSO GESTACIONAL
- ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA AO TRANSTORNO DO ESPECTO AUTISTA: AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
- IMPLANTAÇÃO DE SALA DE ESPERA INFANTIL E A RELAÇÃO ENTRE CUIDADOR-CRIANÇA
- Luto do filho ideal: experiências de mães de bebês com deficiência
- A IMAGEM CORPORAL DA ADOLESCENTE AUTOMUTILADA
- A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DO PSCÓLOGO NA EVOLUÇÃO DOS PACIENTES TERMINAIS ATRAVÉS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE: uma revisão bibliográfica.
- REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE ESCOLA PARA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II
- ANTES DE AUTISTA, CRIANÇA: O TRABALHO DO PSICÓLOGO COM CRIANÇAS AUTISTAS
- DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROGRAMA DE PREVENÇÃO ESCOLAR EM SAÚDE MENTAL INFANTIL: UM ESTUDO OBSERVACIONAL
- ADOLESCÊNCIA: OS DESAFIOS DE UMA FASE
- RESILIÊNCIA COMO PREDITOR DE HABILIDADES INTERPESSOAIS E PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO EM ADOLESCENTES COLOMBIANOS VULNERÁVEIS
- TREINAMENTO EM HABILIDADES INTERPESSOAIS EM CRIANÇAS COLOMBIANAS COM SÍNDROME DE ASPERGER
- TRANSTORNO DEPRESSIVO MAIOR EM PUÉRPERAS ADOLESCENTES: ANÁLISE SITUACIONAL DA LITERATURA