Sustentabilidade: Produção científica e inovação tecnológica 2
Publicado em 04 de abril de 2022.
É com satisfação que a Atena Editora e os autores dos trabalhos aqui expostos apresentam o e-book “Sustentabilidade: produção científica e inovação tecnológica 2” e seus 12 capítulos que tratam de pesquisas científicas inovadoras nas diversas áreas do conhecimento, no contexto da sustentabilidade.
A princípio, tem-se o estudo de Moraes-Silva et al. a respeito da importância dos extratos vegetais de laranja e suas propriedades nas indústrias farmacêuticas e alimentícias no país. Em seguida, Silva e Costa abordam a necessidade de promoção da alimentação saudável para adolescentes por meio de um projeto extensionista da Universidade do Estado da Bahia.
Neste e-book há predominância de trabalhos voltados para o ambiente estudantil que alia o engajamento dos jovens nas pesquisas científicas, bem como o fortalecimento da produção científica acadêmica. As apresentações em eventos científicos ganharam novo formato físico para pôsteres com a iniciativa de Santos et al. ao construírem estruturas em bambu como suporte para banners.
A formação de professores recebe destaque com o estudo de Fernandes ao avaliar a percepção destes sobre as ações formadoras desenvolvidas no Centro de Formação da Liga para a Proteção da Natureza, em Portugal. Ainda sobre o tema da educação ambiental, Sizanoski et al. atuaram ativamente na criação de uma horta vertical com estudantes do ensino médio técnico reutilizando pallets como instrumento pedagógico.
Fomentar a geração de renda no campo é o objetivo de experiências extensionistas aplicadas nos municípios de Breu Branco e Tucuruí, no Estado do Pará, que auxiliaram a promover a feira de agricultura familiar da Universidade Federal do Pará. O assunto tratado por Coradin e Denardin engloba a compreensão das relações de comercialização ecológica, transição agroecológica e desenvolvimento do Vale do Ribeira, Paraná.
A geração de energia limpa é conduzida na pesquisa de Schwanke e Silva ao reutilizar óleos e gorduras residuais industriais para produção de biodiesel, além de proporcionar eventos públicos extensionistas para comunidade acadêmica e sociedade. É apresentado por Carneiro a criação de um corredor ecológico com várias instituições parceiras, a exemplo o Instituto Chico Mendes de Conservação a Biodiversidade – ICMBio, no Estado de Tocantins, para preservar ecossistemas naturais.
A lei de acesso à informação é objeto de análise de Silva et al. que buscaram levantar dados da governança dos Recursos Hídricos do Ceará, para investigar a disponibilidade e uso das informações pela sociedade. A urbanização sustentável é tratada por Barros e Leo ao identificarem normas e instrumentos nacionais e internacionais para projetos de habitação flexível no Brasil.
Por último, Marques et al. estudaram como o pó de serra pode ser reutilizado na construção e pavimentação de rodovias do país, estratégia eficaz e sustentável na construção civil.
Aprecie os trabalhos!
Maria Elanny Damasceno Silva
Sustentabilidade: Produção científica e inovação tecnológica 2
-
DOI: 10.22533/at.ed.240220404
-
ISBN: 978-65-258-0024-0
-
Palavras-chave: 1. Sustentabilidade. I. Silva, Maria Elanny Damasceno (Organizadora). II. Título.
-
Ano: 2022
- Adilson Alves Costa
- Adriana Silva Gonçalves
- Alexandre Nunes dos Santos
- Ana Carolina Martins Fontes Ruffing
- Antonio Paulo da Silva
- BRUNO MACHADO CARNEIRO
- Carlos César C. Maciel
- Carlos Henrique de Sousa
- Célio Favoni
- Claudia Scoton A. Marques
- CRISTIANE CORADIN
- Cristine Machado Schwanke
- Fabiane Fortes
- Felipe Machado
- Flávio Ventura
- Gabriel Silveira
- Gislene Parreiras Costa
- Guilherme Jardim Silva
- Igor Santos Vougado
- Ingrid Augusto Caneca da Silva
- Jorge Manuel Fernandes
- José B. Lobo Neto
- Julia Amanda Rodrigues Fracasso
- Luan Delgado
- Lucas Sizanoski de Lima
- Luiz Fernando Moraes-Silva
- Maria Heloisa de Melo Souto
- Maria João Simas Guerreiro
- Marian Mendes da Silva
- Michele Cristina Gehlen
- Núbia da Silva
- Pedro Sanches
- RAQUEL REGINA MARTINI PAULA BARROS
- Renata Aparecida de Camargo Bittencourt
- Rosangela Santos
- Samiria Maria Oliveira da Silva
- Silvana Nascimento da Silva
- VALDIR FRIGO DENARDIN
- Vanessa Ingrid Leo
Artigos
- O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO PRÁTICA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: PLANEJAMENTO, CONFECÇÃO E USO DE SUPORTE DE PÔSTERES DE BAMBU EM EVENTOS CIENTÍFICOS
- FEIRA DE AGRICULTURA FAMILIAR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ: Um caso bem-sucedida de Extensão Universitária
- O uso de geotecnologias no Cadastramento Ambiental Rural de propriedades inseridas na área do Monumento Natural de Cânions e Corredeiras do rio Sono (São Félix do Tocantins) como estratégia de manejo, conervação e controle do uso do território)
- DINÂMICAS DE COMERCIALIZAÇÃO ECOLÓGICA E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SUSTENTÁVEL NO VALE DO RIBEIRA – PARANÁ
- Referenciais normativos e instrumentos para a habitação flexível no Brasil
- A Contribuição do Sistema Público de Acesso à Informação para Governança dos Recursos Hídricos: o caso do Estado do Ceará
- #BIORECICLE: GERAÇÃO DE ENERGIA E AÇÕES SUSTENTÁVEIS
- EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O PAPEL DA LPN NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES
- SABER, SABOR E SAÚDE: DIFUNDINDO CONHECIMENTO E PROMOVENDO A SUSTENTABILIDADE NA ESCOLA
- O PÓ DE SERRA DE MADEIRA UTILIZADO COMO AGREGADO FINO NA UTILIZAÇÃO DE CONCRETO PARA PAVIMENTAÇÃO EM VIAS DE TRÁFEGO LEVE
- Analyzes and comparisons of antioxidant, anti-inflammatory and antimicrobial capabilities present in Citrus x sinensis bark to highlight inclusion in the pharmaceutical industry based on its health benefits.
- CONSTRUÇÃO DE HORTA VERTICAL COM PALLETS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL