Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O PAPEL DA LPN NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O PAPEL DA LPN NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES

O Centro de Formação da LPN acreditado pelo Conselho Científico de Formação Contínua de Professores tem vindo a desenvolver diversas ações de formação desde 2015, no sentido de se promover uma cidadania ativa e informada.

Através de metodologias ativas e participativas pretende-se que os professores adquiram as competências dos três pilares da ENEA 2020, numa perspetiva integrada enfatizando as necessidades sentidas pelos professores no domínio da Conservação da Natureza.  As ações buscam dotar os docentes para um conhecimento do território de forma interdisciplinar, integrando a educação “outdoor” e o estudo da bio e geodiversidade nos seus projetos de escola.

Nesse âmbito, efetuou-se um estudo que pretendeu avaliar o grau de satisfação e as perceções dos professores face às ações de formação desenvolvidas. Da análise dos questionários de avaliação obtidos em três anos letivos, em cerca de 34 ações de curta duração e 4 ações na modalidade de curso, os participantes revelaram uma satisfação bastante elevada. 

No entanto, a falta de um real conhecimento e conexão com a natureza e ambiente persistem na sociedade. Urge assim intensificar, consolidar as ações de formação e inovar cada vez mais as práticas para se formar cidadãos como agentes de transformação da realidade local

Ler mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O PAPEL DA LPN NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES

  • DOI: 10.22533/at.ed.2402204044

  • Palavras-chave: O Centro de Formação da LPN acreditado pelo Conselho Científico de Formação Contínua de Professores tem vindo a desenvolver diversas ações de formação desde 2015, no sentido de se promover uma cidadania ativa e informada. Através de metodologias ativas e participativas pretende-se que os professores adquiram as competências dos três pilares da ENEA 2020, numa perspetiva integrada enfatizando as necessidades sentidas pelos professores no domínio da Conservação da Natureza. As ações buscam dotar os docentes para um conhecimento do território de forma interdisciplinar, integrando a educação “outdoor” e o estudo da bio e geodiversidade nos seus projetos de escola. Nesse âmbito, efetuou-se um estudo que pretendeu avaliar o grau de satisfação e as perceções dos professores face às ações de formação desenvolvidas. Da análise dos questionários de avaliação obtidos em três anos letivos, em cerca de 34 ações de curta duração e 4 ações na modalidade de curso, os participantes revelaram uma satisfação bastante elevada. No entanto, a falta de um real conhecimento e conexão com a natureza e ambiente persistem na sociedade. Urge assim intensificar, consolidar as ações de formação e inovar cada vez mais as práticas para se formar cidadãos como agentes de transformação da realidade local

  • Keywords: environmental education; teacher training; field trips / outdoor classes; biodiversity and geodiversity

  • Abstract:

    The LPN Training Center is accredited by the Scientific Council for Continuing Education of Teachers and has developed several training actions since 2015, in order to promote active and informed citizenship. Through active and participatory methodologies, it is intended that teachers acquire the skills of the three pillars of ENEA 2020, in an integrated perspective emphasizing the needs felt by teachers in the field of Nature Conservation. The actions seek to provide teachers with an interdisciplinary knowledge of the territory, integrating “outdoor” education and the study of biodiversity / geodiversity in their school projects.

    In this context, a study was carried out that aimed to assess the degree of satisfaction and the perceptions of teachers in relation to the training actions developed. From the analysis of the evaluation questionnaires obtained in three academic years, in about 34 short-term actions and 4 actions in the course modality, the participants revealed a very high satisfaction.

    However, the lack of real knowledge and connection with nature and the environment persists in society. Thus, there is an urgent need to intensify, consolidate training actions and increasingly innovate practices to train  citizens as agents of transformation of the  local reality.

  • Número de páginas: 15

  • Jorge Manuel Fernandes
Fale conosco Whatsapp