Sítios Históricos e Centros Urbanos
Patrimônio pode ser entendido como algo de valor, que merece cuidado e exige atenção para que se mantenha. Esta definição deve ser aplicável ao patrimônio econômico e ao cultural. Então por que é tão difícil a compreensão da necessidade do cuidado com o patrimônio cultural? O patrimônio cultural possui um valor intangível, e por isso é tão difícil mensurar sua importância. É necessário fazer perceber que valorizar o patrimônio cultural é respeitar nosso ser social, no contexto e entorno.
Entretanto a discussão sobre o patrimônio é abrangente e delicada, uma vez que muitas vezes interfere em bens particulares, que possuem valor para a sociedade, essa é uma das grandes polêmicas que envolvem este assunto. Isto nos leva a mais um questionamento: o que deve ser preservado? Esta é uma resposta que cabe aos especialistas, que analisam um contexto, deixando de lado interesses pessoais, uma vez que deve prevalecer o interesse comunitário. Estes pareceres são técnicos, e não poderiam ser alterados por poderes políticos: eis aqui mais uma questão delicada referente ao patrimônio.
Em meio à tantas contendas devemos refletir sobre a necessidade de interferência do poder público, para a conservação de nossa história, de nossos bens materiais e imateriais, culturais e naturais. Não deveria ser intrínseco ao ser humano a necessidade de cultivar nossa história, nossos bens comuns? Lanço mais um questionamento: o poder público, responsável pela árdua tarefa de classificar, atender, vigiar e punir, se necessário, o descaso com nosso patrimônio, realmente está cumprindo seu papel?
Ainda: tem interesse em cumprir esse papel?
A cultura é inerente ao ser humano, e sua importância deveria ser inquestionável, mas o que vemos atualmente é um grande descaso, gerando graves consequências para cada um de nós e para todos nós. Estes são alguns dos pontos que justificam a necessidade crescente de discutir, estudar, analisar e cuidar dos nossos tão preciosos patrimônios. Como isso é possível? Enumero algumas ações possíveis discutidas neste livro.
Incentivar a restauração de bens em estado de degradação, esta feita por profissionais qualificados, que podem conduzir o processo com competência e qualidade, e para isso existem leis, uma vez conhecidas podem ser cobradas por todos.
Por isso o conhecimento sobre o patrimônio, sobre sua importância é tão fundamental.
Outra ação possível, que vai ao encontro desta, é a criação de rotas patrimoniais, para que chegue até o público o conhecimento, a vivência, a experiência. As temáticas para desenvolver este trabalho são vastas, basta interesse. O que nos leva à mais uma ação: a gestão patrimonial, quer seja pública ou privada. Deve ser exercida para uma manutenção apropriada dos bens. Para que isso ocorra é necessário que se criem ou se exerçam políticas patrimoniais. Através delas pode, ou não, ser incentivado o cuidado, a valorização e até mesmo a percepção acerca do patrimônio, por parte da população.
Em meio a tudo isso o tema que acredito ser a base para que todo este cenário ocorra: a educação patrimonial, que dá subsídios para que as outras ações ocorram, é o conhecimento que permite a apropriação, o desenvolvimento do sentimento de pertença, e consequente valorização do patrimônio.
É um caminho de muitas pedras, mas que deve ser iniciado com determinação, por aqueles que são os disseminadores dessas ações. Este livro é um desses passos de reconhecimento desta caminhada.
Boa leitura e engaje-se nesta luta!
Prof.ª Jeanine Mafra Migliorini
Sítios Históricos e Centros Urbanos
-
DOI: 10.22533/at.ed.383182609
-
ISBN: 978-85-85107-38-3
-
Palavras-chave: 1. Arquitetura – Conservação e restauração. 2. Patrimônio cultural – Proteção. I. Migliorini, Jeanine Mafra. II. Título.
-
Ano: 2018
- Adriana Dantas Nogueira
- Amando Candeira Costa Filho
- Ana Cristina Claudino de Melo
- Ana Virgínia Alvarenga Andrade
- André Cardim Aguiar
- André Luiz Rocha Mattos Caviola
- Clodomir Barros Pereira Junior
- DANIEL DE ALMEIDA MORATORI
- Eder Donizeti da Silva
- Edgar Monteiro Chagas Junior
- ELIS REGINA BARBOSA ANGELO
- EMANUELLE DE ARAGÃO ARRAIS
- Emanuelle de Aragão Arrais
- Fernanda Alves de Brito Bueno
- Isabelle Mendonça de Carvalho
- Isaías da Silva Ribeiro
- Juliane Conceição Primon Serres
- Karen Velleda Caldas
- Larissa Gabe
- Loque Arcanjo Júnior
- Lucas de Paula Souza Troncoso
- Luciana da Silva Florenzano
- Luciana Florenzano
- Maisa Favero Costa
- Maísa Fávero Costa
- Marcos Antonio Gomes de Mattos de Albuquerque
- Maria Aparecida Santana Camargo
- Mariela Camargo Masutti
- Micheli Martins Afonso
- Patrícia Thomé Junqueira Schettino
- PAULO JOSÉ LISBOA NOBRE
- Paulo José Lisboa Nobre
- Rafael Leandro
- Rafael Leandro Rodrigues dos Santos
- Rebecca Campos Leite ALencar
- Renata Hermanny de Almeida
- Renata Lucena Gribel
- Ronaldo André Rodrigues da Silva
- Sabrina Campos Costa
- Thais Lara Pinto de Arruda
- Thaís Rebouças Vidal
- Veleda Christina Lucena de Albuquerque
- Veruska Pobikrowska Tardivo
- Vicente de Paula Silva
Artigos
- AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE BIOTÉCNICAS NA PROTEÇÃO E CONSERVAÇÃO DE ENCOSTAS NOS QUINTAIS DO SÍTIO HISTÓRICO DE OLINDA
- A reconstrução e sua evolução no meio patrimonial - Das ruínas ao Museu de Varsóvia
- Entre a história e o patrimônio cultural: o papel do reconstruir simbólico da Feira de São Cristóvão
- OLHARES SOBRE O BAIRRO LAGOINHA: EDUCAÇÃO PATRIMONIAL, IMAGENS COTIDIANO E MEMÓRIAS
- A Cidade ficou velha? Entre política patrimonial e a percepção de patrimônio dos moradores do bairro da Cidade Velha, Belém, Pará
- JARDINS DE BURLE MARX: UM PATRIMÔNIO PAISAGÍSTICO MODERNO A SER PRESERVADO NA CIDADE DE TERESINA/PI
- FORTIFICAÇÃO E HUMANIDADE
- A COR NAS SUPERFÍCIES ARQUITETÔNICAS PATRIMONIAIS: O caso da Igreja de N. Sa da Conceição dos Pardos de Laranjeiras SE/BR
- O IMPACTO DAS INUNDAÇÕES SOBRE ALVENARIAS HISTÓRICAS EM TIJOLO CERÂMICO: A destruição gradativa do Sítio histórico de Santa Leopoldina [ES
- REFLEXÕES E POSSIBILIDADES ACERCA DA GESTÃO DO PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO NO CONTEXTO DE UM ARRAIAL DE MINERAÇÃO DO SÉCULO XVIII
- A ROTA PATRIMONIAL COMO INSTRUMENTO DE PRESERVAÇÃO: proposta em Conceição da Barra/ES
- A Legitimação da História da Arte Por Meio da Pintura Mural
- A UFBA NA SALVAGUARDA DO PATRIMÔNIO CULTURAL BRASILEIRO: UMA TRAJETÓRIA PIONEIRA NA PESQUISA E NA FORMAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL PARA A RESTAURAÇÃO DE MONUMENTOS.
- O Patrimônio Industrial Brasileiro: Reflexões à Memória e História do Século XX
- ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DO CONFORTO E FUNCIONALIDADE DAS EDIFICAÇÕES MODERNISTAS DE FORTALEZA
- PAISAGENS DA MEMÓRIA: INFORMAR PARA PRESERVAR
- A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL COMO MOTIVADORA DO AUTO RECONHECIMENTO HISTÓRICO DO INDIVIDUO SOCIAL CACERENSE
- A importância da gestão de riscos para museus localizados em áreas remotas
- REFLEXÃO SOBRE A PRODUÇÃO ARQUITETÔNICA EM OURO PRETO DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX AO INÍCIO DO XX: RECONHECIMENTO E PRESERVAÇÃO