Princípios de química 2
Publicado em 07 de janeiro de 2023.
O e-book: “Princípios de Química 2” é constituído por seis capítulos de livro que investigaram: i) ensino de química, sustentabilidade e metodologias ativas; ii) química dos produtos naturais e; iii) química verde e aplicação de metodologias analíticas mais sustentáveis.
O ensino de Química necessita romper os paradigmas impostos pela metodologia tradicional de ensino que não atingem alunos com dificuldades de aprendizagem e tão poucos os alunos que possuem alguma necessidade de cunho cognitivo. Neste sentido, o primeiro capítulo avaliou o desenvolvimento e criação de um jogo como metodologia ativa, a fim de facilitar o processo de ensino-aprendizagem e promover o estudante a condição de protagonista de seu próprio processo de aprendizagem em relação ao tema Tabela periódica. Já o capítulo 2 apresenta uma proposta de metodologia ativa destinada a inclusão escolar de alunos com Transtorno de Espectro de Autismo (TEA) e Síndrome do X Frágil (SXF) a partir do emprego de frutas (banana, kiwi, maçã verde, limão e abacaxi), de acordo com os conceitos de ácidos e bases desenvolvidos por Arrhenius. Por outro lado, o terceiro capítulo avaliou a implementação de atividades experimentais e lúdicas, a fim de facilitar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos que englobe a contextualização e inclusão dos sujeitos estimulando a interação social e ambiental que demonstre a interdisciplinaridade da química com outras áreas de conhecimento.
O quarto capítulo abordou os resultados obtidos a partir de um experimento que identificou três compostos (ácido acetilsalicílico, paracetamol e cafeína) em diferentes amostras de formulações farmacêuticas identificadas pela cromatografia em camada fina e que foram apresentados no Programa de Olimpíadas de Química organizado pela Faculdade de Química da Universidade Autônoma do México (UNAM). O capítulo 5 investigou a síntese de amidas a partir do ácido S-Mandélico, composto largamente utilizado em formulações farmacêuticas e cosméticas, a partir de rotas mais sustentáveis e que estejam em consonância com os princípios da Química Verde. Por fim, o sexto capítulo apresentou uma metodologia de identificação e quantificação de nitrito em diferentes tipos de matrizes para fins alimentar que empregue uma reduzida quantidade de reagentes, reduzindo custos e norteando os doze princípios da Química Verde.
Nesta perspectiva, a Atena Editora vem trabalhando de forma a estimular e incentivar cada vez mais pesquisadores do Brasil e de outros países a publicarem seus trabalhos com garantia de qualidade e excelência em forma de livros, capítulos de livros e artigos científicos.
Prof. Dr. Cleiseano Emanuel da Silva Paniagua
Princípios de química 2
-
DOI: 10.22533/at.ed.779230501
-
ISBN: 978-65-258-0977-9
-
Palavras-chave: 1. Química. I. Paniagua, Cleiseano Emanuel da Silva (Organizador). II. Título.
-
Ano: 2023
- Alex Junior Barbosa de Farias
- Alexandra de Souza Fonseca
- André Luiz Meleiro Porto
- Antonio Jacinto Demuner
- Cristiane Isaac Cerceau
- Daiane Einhardt Blank
- Deise Morone Perígolo
- Fernando León Cedeño
- Francisco Coutinho de Assis Curcino
- Gleisson Antonio de Almeida
- Gloría Pérez Cendejas
- Iara Fontes Demuner
- José M. Méndez Stivalet
- Marcela Ribeiro Coura
- Marcelo Henrique dos Santos
- Maria José Magalhães Firmino
- Martha Menes Arzate
- Nicole Lima da Silva
- Patricia Elizalde Galván
- Paulo Henrique de Carvalho
- Rafaely Nascimento Lima
- Tainá Silva Figueiredo
- Vanusa Baeta Figueiredo Peres
Artigos
- IDENTIFICAÇÃO DOS MEDICAMENTOS ANALGÉSICOS MAIS USADOS NO MÉXICO, ATRAVÉS DE REAÇÕES DE IDENTIFICAÇÃO E CROMATOGRAFIA DE CAMADA FINA
- AS FRUTAS COMO TEMÁTICA PARA O ENSINO DE ÁCIDOS E BASES: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR
- SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL E USO DE TECNOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE QUÍMICA
- ESTUDO DA REDUÇÃO DE REAGENTES NA DETERMINAÇÃO DE NITRITO EM ALIMENTOS
- Síntese biocatalítica de amidas e amidas-graxas derivadas do S-mandelato de etila e potenciais aplicações cosméticas
- Uso de atividade lúdica “Perfil Químico” para o ensino de propriedade periódicas em uma disciplina eletiva.