Literatura: Imaginação e seus dispositivos 2
Publicado em 19 de março de 2023.
O livro Literatura: imaginação e seus dispositivos 2 apresenta cinco capítulos que cortejam o tema que o título se propõe a discutir. Temos dois estudos relacionados ao tema do fantástico, um estudo sobre o arquétipo feminino e suas relações com o masculino, um trabalho sobre como uma categoria narrativa constrói o tema-chave de um romance e, por fim, um estudo que dialoga com as teorias decoloniais a partir da perspectiva da diáspora negra.
Desse modo, temos trabalhos que possuem, como corpus, obras de Prosper Mérimée, Ignácio de Loyola Brandão e Dulce Maria Cardoso, autores francês, brasileiro e portuguesa, respectivamente. Desse modo, há um cortejo de cada corpus, pelas autoras dos artigos – pois se trata de um volume majoritariamente escrito por mulheres, da organização aos artigos que constituem os capítulos –, sob um aspecto divergente. O que une os estudos é, além do elo de autoria científica majoritariamente feminina, a insistência no fazer ciência na área de literatura, a persistência na luta por essa área das ciências humanas, tão estigmatizadas no ocidente.
Há, ainda, um trabalho que tem um viés arquetípico do masculino e do feminino, tratando da desigualdade entre eles e como a literatura constitui uma ferramenta de luta contra a submissão feminina frente ao masculino na sociedade patriarcal. De uma intensidade fulcral, as vozes das autoras do estudo resgatam conceitos e trabalham suas ressignificações por meio dessa perspectiva arquetípica. Por fim, temos um artigo que investiga, como corpus, o romance caribenho A travessia do rio, de Caryl Phillips, cortejando o objeto de estudo a partir da perspectiva diaspórica negra.
Portanto, este livro colabora para a produção científica em ciências humanas, mais especificamente, para com os estudos literários brasileiros. Escrito quase inteiramente por mulheres, os trabalhos ecoam um grito de resistência à tentativa de silenciar a voz feminina na ciência e de silenciar a voz da literatura no meio científico. Sua leitura se faz útil para leigos ou pesquisadores em diferentes níveis: graduandos, graduados, pós-graduandos, pós-graduados e professores já incorporados nas universidades públicas e privadas brasileiras.
MA. GABRIELA CRISTINA BORBOREMA BOZZO
Literatura: Imaginação e seus dispositivos 2
-
DOI: 10.22533/at.ed.557232103
-
ISBN: 978-65-258-1255-7
-
Palavras-chave: 1. Literatura. I. Bozzo, Gabriela Cristina Borborema. II. Título.
-
Ano: 2023
-
Número de páginas: 50
Artigos
- O ARQUÉTIPO DA GRANDE MÃE E A RESSIGNIFICAÇÃO DA IDENTIDADE FEMININA NA LITERATURA
- TRANSFORMAÇÕES DO TEMPO E DO ESPAÇO: ASPECTOS DO FANTÁSTICO
- ASPECTOS DA NARRATIVA FANTÁSTICA NO CONTO A VÊNUS DE ILLE, DE PROSPER MÉRIMÉE
- A CONSTRUÇÃO DA NÃO-PERTENÇA PELA INSTÂNCIA NARRADORA EM OS MEUS SENTIMENTOS, DE DULCE MARIA CARDOSO
- ENTRE AS MARGENS DO RIO: DIÁSPORA, IMPRESSÕES LITERÁRIAS E CONSTRUÇÃO DE UTOPIAS