História: relações de poder, cultura e representações 2
Publicado em 05 de setembro de 2023.
A obra “História: relações de poder, cultura e representações 2” busca explorar e compreender os complexos vínculos entre poder, cultura e as diversas formas de representação ao longo do tempo. Nesta obra, mergulhamos nas narrativas históricas que moldaram sociedades, examinando os mecanismos de dominação, resistência e transformação que permeiam as relações humanas.
Na trajetória da humanidade, as páginas da história se desdobraram revelando um intricado tecido de relações de poder, expressões culturais e representações que moldaram sociedades, forjaram identidades e deram forma à nossa compreensão de mundo.
As relações de poder têm sido uma constante ao longo das eras, permeando todos os aspectos da vida humana. A cultura, por sua vez, surge como uma tapeçaria única que tece a diversidade das experiências humanas.
Com uma perspectiva interdisciplinar, este livro convida o(a) leitor(a) a refletir sobre os processos históricos e as dinâmicas sociais que influenciam e são influenciadas pelo poder. Desde as estruturas políticas e econômicas até as expressões culturais e simbólicas, cada capítulo revela as complexas formas como o poder se manifesta e se legitima nas diferentes sociedades e épocas. Ao explorar as múltiplas facetas da cultura, este livro revela como as representações moldam identidades, estereótipos e narrativas coletivas.
Convidamos você, leitor(a), a embarcar nesta jornada de descobertas e reflexões. Esta obra busca iluminar os cantos da história, destacando as relações de poder muitas vezes invisíveis, celebrando a riqueza das expressões culturais e desafiando as representações limitadas.
Ressaltamos que os artigos são de inteira responsabilidade dos(as) autores(as). A obra “História: Relações de Poder, Cultura e Representações 2” possui linguagem acessível, interdisciplinar e está embasada em sólida pesquisa, assim busca estimular o pensamento crítico e proporcionar uma visão ampla e contextualizada dos complexos processos históricos.
Boa leitura!
Silvéria da Aparecida Ferreira
Nikolas Corrent
História: relações de poder, cultura e representações 2
-
DOI: 10.22533/at.ed.385230409
-
ISBN: 978-65-258-1738-5
-
Palavras-chave: 1. História. I. Ferreira, Silvéria da Aparecida (Organizadora). II. Corrent, Nikolas (Organizador). III. Título.
-
Ano: 2023
-
Número de páginas: 183
- Andrés Velázquez
- Denis Moura Dos Santos
- Élcia de Torres Bandeira
- GESO BATISTA DE SOUZA JUNIOR
- Janaina Ideli Rigon
- Jaqueline Ferreira da Mota
- Júlio Ricardo Quevedo dos Santos
- LUÍS CABRAL
- Mariana Rezende D`Oliveira
- Nadia Maria Guariza
- Nayana Inamorato Silva
- Neilaine Ramos Rocha de Lima
- Renata de Almeida Oliveira
- Vania Vaz
- Vitor Emanuel Espiasse Pandolpho
- William Vaz de Oliveira
Artigos
- NASSAU NO RECIFE: ASPECTOS CULTURAIS DA OCUPAÇÃO DO ESPAÇO URBANO
- O PATRIMÔNIO EM UMA LÓGICA DO APAGAMENTO: Uma análise sobre os processos de significação de patrimônios presentes na lógica do apagamento paulistano.
- O transitar dentro e fora do terreiro: Mães de santo em Irati-Paraná
- Cidade, Memória e Patrimônio: Um estudo de caso sobre a Festa de Santo Antônio em Duque de Caxias/RJ
- História do Tempo Presente: representações sobre mídia e democracia no Brasil
- CONTROLE E SELEÇÃO EUGÊNICA DA IMIGRAÇÃO NO BRASIL NAS DÉCADAS DE 1920 E 1930: REFLEXÕES A PARTIR DA "LEI DOS INDESEJÁVEIS"
- THE “DICCIONARIO DA LINGUA TUPY” FROM 1858 AS AN EXAMPLE OF SOURCE TO AN ENVIRONMENTAL HISTORY
- A CASA BALSEMÃO – “DÉSIR DE BIEN FAIRE”. O PALACETE DOS VISCONDES DE BALSEMÃO, NO PORTO
- CULTURA, IDENTIDADE E MEMÓRIA NA COMUNIDADE REMANESCENTE DE QUILOMBO “SÃO MIGUEL”: A BONECA ABAYOMI
- A POPULAÇÃO MESTIÇA E ASSIMILADA DE MOÇAMBIQUE: RESISTÊNCIA E RESIGNAÇÃO
- IMPERIO CAROLINGIO. Relaciones de poder, cultura y representaciones
- O desenvolvimentismo sob a ótica de Maria da Conceição Tavares: uma análise das ideias nas obras da autora entre os anos de 1960 a 1980
- CONCEITO DE REVOLUÇÃO NO IDEÁRIO DE NELSON WERNECK SODRÉ NOS ANOS DE 1950: UMA INTERPRETAÇÃO DO SUBDESENVOLVIMENTO BRASILEIRO.