A construção da profissionalização docente e seus desafios
Publicado em 02 de outubro de 2021.
Fomos surpreendidos, em 2020, por uma pandemia: a do novo coronavírus. O distanciamento social, reconhecida como importante medida para barrar o avanço do contágio, fez as escolas e universidades suspenderem as suas atividades presenciais e (re)pensarem estratégias que aproximassem estudantes e professores. E é nesse lugar, o de assumir a virtualidade como uma dessas medidas, considerando-se as angústias e incertezas típicas do contexto pandêmico, que os/as autores/as deste livro intitulado “A Construção da Profissionalização Docente e seus Desafios” reúnem os resultados de suas pesquisas e experiências e problematizam sobre inúmeras questões que os/as [e nos] desafiam.
Como evidenciou Daniel Cara em uma fala a mesa “Educação: desafios do nosso tempo” no Congresso Virtual UFBA, em maio de 2020, o contexto pandêmico tem sido “tempestade perfeita” para alimentar uma crise que já existia. A baixa aprendizagem dos estudantes, a desvalorização docente, as péssimas condições das escolas brasileiras, os inúmeros ataques a Educação, Ciências e Tecnologias, os diminutos recursos destinados, a ausência de políticas públicas, são alguns dos pontos que caracterizam essa crise. A pandemia, ainda segundo ele, só escancarou o quanto a Educação no Brasil ainda reproduz desigualdades.
Nesse ínterim, faz-se pertinente colocar no centro da discussão as diferentes questões educacionais, sobretudo aquelas que intercruzam e implicam no pensar da profissão docente. Como assevera Hipolyto (1999), as problemáticas que circunscrevem a profissionalização dos/as professores/as são importantes, pois uma melhoria na qualidade da educação passa, substancialmente, pela melhoria dos seus níveis. Entendemos profissionalização, nesse momento e para este livro de uma forma particular, partindo do que destacou Cunha (1999, p. 132), como “um processo histórico e evolutivo que acontece na teia de relações sociais e refere-se ao conjunto de procedimentos que são validados como próprios de um grupo profissional, no interior de uma estrutura de poder”.
O cenário político de descuido e destrato com as questões educacionais, vivenciado recentemente, nos alerta para a necessidade de criação de espaços de resistência. É importante que as inúmeras problemáticas que circunscrevem a Educação, historicamente, sejam postas e discutidas. Precisamos nos permitir ser ouvidos e a criação de canais de comunicação, como este livro, aproxima a comunidade das diversas ações que são vivenciadas no interior da escola e da universidade. Portanto, os diversos capítulos que compõem este livro tornam-se um espaço oportuno de discussão e (re)pensar do campo educacional, assim como também da profissionalização docente, considerando os diversos elementos e fatores que os intercruzam.
Este livro reúne um conjunto de textos, originados de autores/as de diferentes estados brasileiros e países, e que tem na Educação sua temática central, perpassando por questões de gestão e políticas educacionais, programas como o PIBID, atuação do educador hospitalar, processos de alfabetização e letramento, ensino e aprendizagem da Matemática, o Estágio Curricular Supervisionado, Metodologias Ativas, Ludicidade etc. Direcionar e ampliar o olhar em busca de soluções para os inúmeros problemas educacionais postos pela contemporaneidade é um desafio, aceito por muitos/as professores/as pesquisadores/as, como os/as que compõem esta obra.
Os/As autores/as que constroem essa obra são estudantes, professores/as pesquisadores/as, especialistas, mestres/as ou doutores/as e que, muitos/as, partindo de sua práxis, buscam novos olhares a problemáticas cotidianas que os mobilizam. Esse movimento de socializar uma pesquisa ou experiência cria um movimento pendular que, pela mobilização dos/as autores/as e discussões por eles/as empreendidas, mobilizam-se também os/as leitores/as e os/as incentivam a reinventarem os seus fazeres pedagógicos e, consequentemente, a educação brasileira. Nessa direção, portanto, desejamos a todos e a todas uma produtiva e lúdica leitura!
Américo Junior Nunes da Silva
Organizador
Referências
CUNHA, Maria Isabel da. Profissionalização docente: contradições e perspectiva. In: VEIGA, Ilma P.A, CUNHA, Maria Isabel da. (Orgs.). Desmistificando a profissionalização docente. Campinas, SP: Papirus, 1999.
HIPOLYTO, Álvaro Moreira. Trabalho docente e profissionalização: sonho prometido ou sonho negado? In: VEIGA, Ilma P.A, CUNHA, Maria Isabel da. (Orgs.). Desmistificando a profissionalização docente. Campinas, SP: Papirus, 1999.
A construção da profissionalização docente e seus desafios
-
DOI: 10.22533/at.ed.270213009
-
ISBN: 978-65-5983-527-0
-
Palavras-chave: 1. Formação docente. 2. Professor. 3. Profissionalização docente. 4. Desafios. I. Silva, Américo Junior Nunes da (Organizador). II. Título.
-
Ano: 2021
- Adriana Cardoso Oliveira
- Alexandre L’Erario
- ALINE SILVA DE ALMEIDA LIMA
- Américo Junior Nunes da Silva
- Ana Emília Vita Carvalho
- Ana Margarida Santiago
- Antonio Luis Nunes Bastos
- Bruno Acatauassú Paes Barreto
- Claudiane Silva de Souza
- Clíssia Renata Loureiro Croelhas Abreu
- Diana Reis Taveira
- Eliz Regiane Gomes
- Elza Ezilda Valente Dantas
- Erandy Gutiérrez García
- Fabio Rodrigo Milanez
- Francisco de Assis Scannavino Junior
- GRACIMARY DE JESUS GODINHO BASTOS
- Guadalupe Silva Oliver
- Irma Patricia Flores Allier
- Ivan Rossato Chrun
- Jainne Maria dos Santos
- Jordy dos Santos Gois
- Jorge Luiz da Silva Pereira
- José Augusto Fabri
- Josimary Ferreira Costa
- Joyce Jaquelinne Caetano
- Juliele Trindade dos Santos
- Luzimary de Jesus Ferreira Godinho Rocha
- Marilourdes Maranhão Mussalém
- Márlia Barbosa Pires.
- Marta Rúbia Pereira dos Santos
- Naiza Nayla Bandeira de Sá
- Rafaely Karolynne do Nascimento Campos
- Raquel Sousa Oliveira
- REGINALDO PEREIRA DOS SANTOS JUNIOR
- Rodrigo Henrique Cunha Palácios
- Rosiany Rosa Oliveira
- Tacyana Karla Gomes Ramos
- Taise Cunha de Lucena
- UANIA PATRÍCIA DE SOUZA SANTANA
- Wagner Fontes Godoy
Artigos
- O DESENHO INFANTIL: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO GRÁFICA NA ALFABETIZAÇÃO
- OS EFEITOS DA CRISE SOBRE A EDUCAÇÃO E REFLEXÕES SOBRE O ENSINO REMOTO
- MAPEAMENTO DE METODOLOGIAS ATIVAS USADAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DO ALEITAMENTO MATERNO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO NO MUNICÍPIO DE BELÉM (PA).
- ESCUTA DE CRIANÇAS E PLANEJAMENTO DE PRÁTICAS NO RECREIO: EXPERIÊNCIA DO PIBID NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
- A formação do campo conceitual multiplicativo e as implicações da teoria de Ausubel: investigando o 4º ano dos anos iniciais
- USE OF TI-NSPIRE CX CAS IN OPTIMIZATION AND PROBLEM SOLVING IN CHEMICAL ENGINEERING
- Propuesta de un diseño de Gestión de la Innovación Educativa en la Escuela Nacional Colegio de Ciencias y Humanidades en vías de adaptación en aproximaciones del Modelo Híbrido para la Educación Media Superior. Proposal for design of Educational Innovation Management in the Escuela Nacional Colegio de Ciencias y Humanidades in the process of adapting a Hybrid Model for upper secondary education.
- SCRATCH APLICADO EM APRENDIZAGEM BASEADA EM JOGOS NO ENSINO DE FUNDAMENTOS DE ROBÓTICA
- O ENSINO DE CIÊNCIAS NA CLASSE HOSPITALAR: ATUAÇÃO E PRINCIPAIS DESAFIOS DO EDUCADOR NESSE ESPAÇO.
- ENSINAR MATEMÁTICA, OFICINA VIRTUAL E O CONTEXTO PANDÊMICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO