Trajetórias e perspectivas para a pesquisa em matemática
Publicado em 06 de dezembro de 2022.
O contexto social, político e cultural tem demandado questões muito particulares para a escola e, sobretudo, para a formação, desenvolvimento e prática docente. Isso, de certa forma, tem levado os gestores a se aterem aos cursos de licenciatura e Educação Básica com atenção. Importante olhar mais atentamente para os espaços formativos, em um movimento dialógico e pendular de (re)pensar as diversas formas de se fazer ciências no país, sobretudo considerando as problemáticas evidenciadas em um mundo de pós-pandemia. A pesquisa, nesse interim, tem se constituído como um importante lugar de ampliar o olhar acerca das problemáticas reveladas, sobretudo no que tange ao conhecimento matemático.
O fazer Matemática vai muito além de aplicar fórmulas e regras. Existe uma dinâmica em sua construção que precisa ser percebida. Importante, nos processos de ensino e aprendizagem dessa ciência, priorizar e não perder de vista o prazer da descoberta, algo peculiar e importante no processo de matematizar. Isso, a que nos referimos anteriormente, configura-se como um dos principais desafios do educador matemático; e sobre isso, de uma forma muito particular, os autores e autoras abordaram nesta obra.
É neste sentido, que o livro “Trajetórias e perspectivas para a pesquisa em matemática” nasceu, como forma de permitir que as diferentes experiências do professor e professora pesquisadora que ensina Matemática sejam apresentadas e constituam-se enquanto canal de formação para educadores/as da Educação Básica e outros sujeitos. Reunimos aqui trabalhos de pesquisa e relatos de experiências de diferentes práticas que surgiram no interior da universidade e escola, por estudantes e professores/as pesquisadores/as de diferentes instituições do país.
Esperamos que esta obra, da forma como a organizamos, desperte nos leitores provocações, inquietações, reflexões e o (re)pensar da própria prática docente, para quem já é docente, e das trajetórias de suas formações iniciais para quem encontra-se matriculado em algum curso de licenciatura. Que, após esta leitura, possamos olhar para a sala de aula e para o ensino de Matemática com outros olhos, contribuindo de forma mais significativa com todo o processo educativo. Desejamos, portanto, uma ótima leitura.
Prof. Dr. Américo Junior Nunes da Silva
Organizador
Trajetórias e perspectivas para a pesquisa em matemática
-
DOI: 10.22533/at.ed.543220612
-
ISBN: 978-65-258-0854-3
-
Palavras-chave: 1. Matemática – Pesquisa. I. Silva, Américo Junior Nunes da (Organizador). II. Título.
-
Ano: 2022
- Ana Fanny Benzi de Oliveira Bastos
- Ana Maria Sampaio dos Santos
- Cícera de Alencar
- Danielly da Silva Francisco
- Elma Mota dos Santos Gonçalves
- Eugênia Aurélia Rodrigues
- Fabiula Cristina da Costa Almeida
- Francisca Vilandia de Alencar
- Jaqueline de Araújo Silvestre Batista
- João Miguel Gago Pontes de Brito Lima
- Késia Santana Machado de Sousa
- Maria da Cruz de Sousa Guimarães
- Monizy Silva Pereira
- Nerio Aparecido Cardoso
- Nério Aparecido Cardoso
- Rudson Carlos da Silva Jovano
- Secília Rodrigues Rosa
- Terezinha Aparecida Rodrigues Caputo
- Yolanda Silvia Santiago Ayala
Artigos
- TEORIA DE SISTEMAS: METODOLOGIA PARA MODELAÇÃO UNIFORMIZADA DE DISTINTAS REALIDADES FÍSICAS
- DESAFIOS PARA O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DE AULAS ON-LINE EM TEMPOS DE PANDEMIA
- On the wellposedness of the KdV-K-S equation in periodic Sobolev spaces
- HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: CONSIDERAÇÕES DA LICENCIATURA ATÉ A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA
- UMA DISCUSSÃO SOBRE OS ASPECTOS METODOLÓGICOS DAS INSVESTIGAÇÕES DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NO GRUPO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL (GREF)