O Serviço Social e a Superação das Desigualdades Sociais
Esta obra intitulada “O SERVIÇO SOCIAL E A SUPERAÇÃO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS” é composta por 13 artigos que versam sobre as experiências profissionais de assistentes sociais e análises de políticas públicas. Cada capítulo apresenta diferentes abordagens metodológicas, como: pesquisa bibliográfica, documental, análise qualitativa, quantitativa, exploratória, conteúdo, e exposição dos resultados pesquisa de campo, os quais foram alcançados por meio de entrevistas e aplicação de questionários.
Caro leitor, cabe situar que o processo de trabalho do assistente social, assim como o desenvolvimento das diferentes políticas públicas, associam-se as relações sociais de uma sociedade em constante movimento e/ou um processo histórico. Desta forma, compreendê-los implica metodologicamente em considerar as relações de tempo e espaço da sociedade, bem como a conjuntura econômica, política, cultural e consequentemente a atuação estatal, afinal, as políticas são instrumentos manejados pelo próprio Estado.
Este livro foi subdivido em eixos de análise, a saber: 1) Serviço social e política de assistência social; 2) Serviço social e política de saúde; 3) Serviço social e política de educação; 4) Projeto social: um estudo local; e 5) Instituições de apoio para pessoas idosas: uma experiência internacional. Em tempo, observa-se que a maior parte dos textos foram elaborados por assistentes sociais, que realizaram análises das políticas públicas, por vezes partindo do próprio ambiente socioocupacional, tornando as respectivas análises ainda mais preciosas pelo ponto de vista da observação participante.
O primeiro eixo trata-se do “Serviço Social e Política de Assistência Social” inicialmente aborda o desenho desta política e o seu desenrolar no Estado brasileiro. Este arcabouço propiciou o desencadeamento das análises seguintes, que versam sobre a execução da política e sua complexidade nos diferentes níveis. É notório o protagonismo do Assistente Social na Política de Assistência Social, por isso torna-se ainda mais interessante visibilizar estes estudos, bem como proporcionar a leitura crítica acerca do processo de atuação.
O segundo “Serviço Social e Política de Saúde” abrange não somente a política de saúde, mas também as micro políticas inerentes à esta, como: oncologia, cuidados paliativos, direitos sexuais, saúde mental, desinstitucionalização, entre outros. Importante evidenciar que a política de saúde persiste como sendo uma das políticas mais empregadoras de assistentes sociais. No que tange as análises realizadas por assistentes sociais reconhecem-se as diferentes facetas do fazer profissional, que inclusive enriquece a análise das políticas públicas, e, simultaneamente possibilitam ao leitor viajar pela profissão em seus infinitos manejos nesta área, corroborando com a capacidade de realizar análises sob o olhar crítico, criativo e propositivo, com vistas ao Projeto Ético Político.
O terceiro eixo “Serviço Social e Política de Educação” nos faz refletir sobre a transversalidade no cotidiano do alunado, sob a ótica de Assistentes Sociais vinculados a um Instituto de Educação e a um Centro Federal de Educação Tecnológica. São experiências locais e englobam realidades distintas, mas, que por vezes convergem principalmente se pensamos a realidade social brasileira e respectivos problemas comuns. Realizar esse tipo de análise é fundamental para influenciar no (re)desenho da política de educação, que precisa ir de encontro as necessidades dos usuários.
O eixo “Projeto Social: um estudo local” evidencia aspectos relacionados ao planejamento urbano e o cruzamento deste com o acesso as moradias de pessoas com “baixa renda”. Trata-se de um relato de experiência sobre a avaliação de determinado projeto, que indica aspectos relacionados à cidade, periferia, território e iniquidades sociais. Outra vez reafirmo a necessidade desse tipo de discussão, já que vivemos em tempos que indicam medidas de cunho neoliberal, com estratégias ainda mais conservadoras no Brasil, quiçá em diversos outros países do mundo.
O eixo “Instituições de apoio para pessoas idosas: uma experiência internacional” apresenta as fragilidades e limitações desta, especialmente pelo olhar dos dirigentes e das autoridades locais. Trata-se de uma experiência de outro país, fator que contribui significativamente para pensarmos as diferentes realidades, que tendem a influenciar em problemáticas locais. Mas, também nos remete a identificação de problemas comuns, o que também é primordial.
É sabido que o contexto brasileiro atual tem refletido drasticamente no desenvolvimento das políticas públicas e inevitavelmente no processo de trabalho do Assistente Social. Por isso, justifica-se a valorização destas análises, que advém dos resultados de estudos técnicos e pesquisas científicas. Ademais, este livro contribui com as análises das políticas públicas mais empregadoras dos assistentes sociais no Brasil, motivo pelo qual se ratifica a importância desta leitura.
Thaislayne Nunes de Oliveira
O Serviço Social e a Superação das Desigualdades Sociais
-
DOI: 10.22533/at.ed.148202904
-
ISBN: 978-65-5706-014-8
-
Palavras-chave: 1. Desigualdade social – Brasil. 2. Política social. 3. Serviços sociais. I. Oliveira, Thaislayne Nunes de.
-
Ano: 2020
- Alex Sander Cardoso de Souza Vieira
- Aline Baptista de Aguiar
- ANA CRISTINA VIANA CAMPOS
- Ana Paula Rocha de Sales Miranda
- ANDREA GEORGIA DE SOUZA FROSSARD
- Antônio Henrique da Mata Corrêa
- CARINA APARECIDA ANTUNES
- Carolina de Sousa Rotta
- Caroline Aparecida Vieira e Silva
- Cláudia Leocádio
- Clesmânya Silva Pereira
- Edivania Anacleto Pinheiro Simões
- Eli Fernanda Brandão Lopes
- Elisabete Vitorino Vieira
- Felicidade Dayana Monteiro Dias
- Gabriella Santos Oliveira
- Giovana Ayumi Aoyagi
- HELENITA DOS SANTOS ARRUDA
- Jailma Da Costa Batista
- João Gonçalves
- Joelson Henrique Martins de Oliveira
- Jovina Moreira Sérvulo Rodrigues
- Juliana Galete
- Leticia Nakamura
- Letícia Ribeiro Moreira
- lívia maria e silva
- Lucia Cristina dos Santos Rosa
- Luis Eduardo Lima
- Maria de Fátima Bregolato Rubira de Assis
- Maria Guadalupe de Araújo Veloso Lima Freitas
- Michael Wilian da Costa Cabanha
- Rafael Nicolau Carvalho
- Rafaela Rodrigues de Paiva
- Ranyellen Félix de Souza
- Regina Maura Rezende
- Rosângela Cavalcanti da Silva
- Rosilene Marques Sobrinho de França
- Sâmia Luiza Coêlho da Silva
- Zilda Cristina dos Santos
Artigos
- COMUNICAÇÃO E SERVIÇO SOCIAL: O PROCESSO DE ACOLHIMENTO NOS CUIDADOS PALIATIVOS.
- CIBERATIVISMO DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE DESINSTITUCIONALIZAÇÃO EM SAÚDE MENTAL NO BRASIL: ENTRE O VIRTUAL E O POSSÍVEL
- A ASSISTÊNCIA SOCIAL NO CONTEXTO DO SUAS E A IMPORTÂNCIA DA GARANTIA DOS DIREITOS SOCIOASSISTENCIAIS PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA
- AÇÕES DE ATENÇÃO ÀS CRIANÇAS COM MICROCEFALIA NO MUNICÍPIO DE TERESINA-PI: O SUAS EM AÇÃO VIA IMPLEMENTAÇÃO DA REDE DE PROTEÇÃO SOCIAL
- EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: Dados de uma pesquisa aplicada aos alunos das engenharias do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca(CEFET/RJ) - Campus Angra dos Reis.
- COMPETÊNCIAS E ATRIBUIÇÕES DOS ASSISTENTES SOCIAIS NOS SERVIÇOS DE SAÚDE MENTAL EM JOÃO PESSOA- PB
- AVALIAÇÃO DOS USUÁRIOS SOBRE O “PROGRAMA EDUCAÇÃO EM SAÚDE AÇÕES DE HUMANIZAÇÃO NA CENTRAL DE QUIMIOTERAPIA DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO E SALA DE ESPERA INFORMAR PARA ACESSAR”
- INSTITUIÇÕES DE APOIO A PESSOAS IDOSAS EM PORTUGAL – PROBLEMAS E DESAFIOS ATUAIS E FUTUROS: ESTUDO NUM MUNICÍPIO RURAL
- PERCEPÇÃO DE LÍDERES COMUNITÁRIOS SOBRE UM PROJETO SOCIAL EM MINAS GERAIS
- A ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NA ÁREA DA SAÚDE: DESAFIOS SOB O EIXO ASSESSORIA, QUALIFICAÇÃO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL
- DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS DAS MULHERES: Reflexões para o trabalho do Assistente Social no âmbito dos serviços de saúde pública
- A EDUCAÇÃO TÉCNICA E PROFISSIONAL NOS ESPAÇOS DOS INSTITUTOS FEDERAIS ATRELADA AO PROEJA: uma experiência no campus João Pessoa-PB
- SERVIÇO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL PARA ADULTOS E FAMÍLIAS EM SITUAÇÃO DE RUA: o desafio de transitar de ações de caridade à efetivação de um direito da Política de Assistência Social