Ebook - O poder da comunicação na era da informação 3Atena Editora

E-book

1. Comunicação. 2. Informação. I. Souza Jr., Geso Batista de (Organizador). II....

Livros
capa do ebook O poder da comunicação na era da informação 3

O poder da comunicação na era da informação 3

Publicado em 19 de junho de 2024.


O poder da comunicação na era da informação é uma obra que reúne pesquisas de iniciação científica, dissertações de mestrado e teses de doutorado que exploram diferentes aspectos da comunicação em um mundo cada vez mais digital e conectado. Neste volume 3, sete capítulos abordam temas relevantes e atuais, desde a análise de podcasts e adaptações cinematográficas até a mediação da informação na educação e a promoção da saúde na mídia televisiva.
O primeiro capítulo, "Do 'papo de bar' à sabatina presidencial: uma análise do Flow Podcast a partir de normas éticas e jurídicas do jornalismo na era digital", de André Derviche Carvalho, orientado pelo Prof. Dr. Vítor Souza Lima Blotta, investiga como o podcast Flow se posiciona em relação às normas éticas e jurídicas do jornalismo em um contexto de transformações nos meios de comunicação.
O segundo capítulo, "Análise comparativa entre o livro-reportagem sobre Marighella e sua adaptação cinematográfica", de Geovanna Santos de Oliveira, orientada pelo pós-doutorando Marcos Antônio Zibordi, realiza uma análise comparativa entre a obra literária e sua adaptação para o cinema, explorando as diferenças e semelhanças entre os dois formatos.
No terceiro capítulo, "Os atores sociais do submundo da cibercultura: Dissecação do sistema de capatazia", Priscila Gonçalves Magossi, Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, apresenta um estudo sobre o "submundo da cibercultura", com foco na violência contra a mulher e na reprogramação do imaginário social.
O quarto capítulo, "Os BTMs e o advento da pandemia", de Euclides Barboa Moreira Neto, doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagem e Cultura da Universidade da Amazônia (UNAMA), analisa como os Blocos Tradicionais do Maranhão (BTMs) se relacionaram e enfrentaram o período mais ativo da pandemia de COVID-19.
No quinto capítulo, "Mediação da informação e prática educativa: construindo pontes para o conhecimento", Danianne Fernandes Rezende Nascimento e Germana Gonçalves de Araújo, da Universidade Federal de Sergipe, exploram o papel da mediação da informação na educação, destacando sua importância para a tomada de decisões e a avaliação das consequências das escolhas.
O sexto capítulo, "Promoção da saúde em mídia televisiva", de Eliane Teruel Gouveia Teixeira, Danilo André de Souza Rosa, Gina Andrade Abdala, Natália Cristina de Oliveira e Maria Dyrce Dias Meira, do Centro Universitário Adventista de São Paulo e da Universidade Guarulhos, analisa a percepção de telespectadores sobre a contribuição do programa de televisão "Vida e Saúde" para a adoção de hábitos saudáveis.
Por fim, o sétimo capítulo, "A relação entre comunicação interna, erros de comunicação e conflitos organizacionais", de Ana Paula Alves Dias Teófilo, investiga como uma boa gestão da comunicação interna e a administração de conflitos podem contribuir para um ambiente organizacional saudável e produtivo.
Esses sete capítulos oferecem uma amostra da riqueza e diversidade das pesquisas em comunicação, demonstrando a relevância desse campo de estudo para compreender e intervir em diferentes aspectos da sociedade contemporânea.

Geso Batista de Souza Jr.
 

Ler mais
Fale conosco Whatsapp