História: Repertório de referências culturais e históricas 2
Publicado em 04 de novembro de 2022.
A obra “História: repertório de referências culturais e históricas 2” apresenta uma coletânea de artigos acadêmicos que oferecem importantes e criteriosas reflexões acerca da pluralidade de recortes temáticos, fontes, bem como das múltiplas possibilidades de se buscar entender culturas e sociedades situadas nas mais variadas temporalidades.
Procuramos inserir o encadeamento dos textos em uma lógica provida de certa linearidade temática tratada pelos(as) autores(as), sem obedecer a esquemas cronológicos rígidos.
Os(as) leitores(as) dessa obra terão contato com discussões historiográficas em torno da Teoria da História; ensino de História; e Patrimônio Cultural. Essa miscelânea de produções acadêmicas adiciona a oportunidade de difusão em diferentes âmbitos da sociedade, os quais estão envoltos com o interesse público e a necessária consideração sobre cidadania nos tempos contemporâneos.
A organização do livro nos permite apreciar nos primeiros capítulos discussões acerca da Teoria da História e do seu ensino, assim pondera sobre modificações na historiografia e apresenta investigações sobre o trabalho e a profissionalização docente. Na sequência, as pesquisas oferecem análises sobre o Patrimônio Cultural, formas de resistência no medievo e as possibilidades de escrita a partir de narrativas pessoais. Nos últimos textos nos deparamos com problematizações que abordam as relações de poder a partir de mecanismos de controle, sejam eles na coação por órgãos institucionais, pela prisão a padrões de beleza socialmente idealizados, ou refletindo sobre o medo da morte e de doenças em tempos históricos distintos.
Assuntos diversos e convergentes. Perpassa por todos os textos a preocupação com investigações científicas na área da História, na qual sujeitos e fontes ignorados pela história tradicional assumem papel de protagonismo nas pesquisas.
A profundidade da produção dos saberes históricos assinala para a necessidade de se considerar os diálogos – os quais possuem rupturas e permanências – que diferentes épocas mantêm. Consideramos essa obra propositiva no incentivo a novas formas de condução do conhecimento histórico, convidamos a leitura crítica e atenta, mantendo o espírito científico de propagação e transformação do conhecimento.
Boa leitura!
Nikolas Corrent
Silvéria A. Ferreira
Organizadores
História: Repertório de referências culturais e históricas 2
-
DOI: 10.22533/at.ed.409220411
-
ISBN: 978-65-258-0740-9
-
Palavras-chave: 1. História. 2. Patrimônio cultural. I. Corrent, Nikolas (Organizador). II. Ferreira, Silvéria da Aparecida (Organizadora). III. Título.
-
Ano: 2022
- Camila Bueno Grejo
- Clarice Zamonaro Cortez
- Élcia de Torres Bandeira
- Fabiana Rosa Neves Smiderle
- Italla Maria Pinheiro Bezerra
- Magno de Oliveira Cruz
- Manuel Batista de Sá Filho
- Marcela Costa Bem
- Marcia Valdivia
- Maria Arleilma Ferreira de Sousa
- Maria do Carmo Faustino Borges
- Michelle Biazate Gomes
- Nathalya das Candeias Pastore Cunha
- Paula Cristiane de Lyra Santos
- Rychard Temoteo Pinheiro
Artigos
- A PAULICÉIA IDEALIZADA: A CIDADE E OS CORPOS ENTRE A BELEZA, A SAÚDE E A CIVILIZAÇÃO
- FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DO NEOLIBERALISMO: DESAFIOS ENTRE TEORIA E PRÁTICA
- TRABALHO DOCENTE E ENSINO DE HISTÓRIA: OS USOS DOS CONCEITOS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA À APRENDIZAGEM HISTÓRICA
- Uma nova nação? A atuação dos intelectuais nas comemorações do centenário de independência da Argentina
- “NÃO ESTÁ DIREITO” – ESTRATÉGIAS DE CONTROLE E FISCALIZAÇÃO EM FEIRA DE SANTANA-BA (1909-1940)
- Legitimações de Resistência em Textos de cantigas albas
- O não pertencimento nos ensaios de Herta Müller: exílio, linguagem e escrita da história em questão
- Cidades sitiadas: representações do medo da morte e das enfermidades na pandemia do Covid-19 e nas charges do final do século XIX no Brasil.
- PERCEPÇÕES DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE PRESIDENTE KENNEDY – ES: MEMÓRIAS PARA VALORIZAÇÃO