Experiências em Gestão em Saúde na Enfermagem
Publicado em 27 de junho de 2023.
A coletânea intitulada “Experiências em Gestão em Saúde”, traz ao longo de dez capítulos a oportunidade de divulgação de diferentes tipos de estudos, como estudos de casos, estudos de revisão e de trabalhos de conclusão de curso. Oportuniza a abordagem de temas relevantes, questões e fenômenos relacionados à prestação de cuidados nos diferentes contextos, no que se refere à serviços em saúde, promoção à saúde e temas relacionados à gestão em saúde na Enfermagem.
O primeiro e segundo capítulos, estudos de conclusão de curso, abordam os cuidados voltados para os usuários em estado crítico sem perspectivas de cura, submetidos aos cuidados paliativos. Os autores destacam a importância da assistência de enfermagem para usuários com neoplasia e vítimas de trauma crânio encefálico submetidos aos cuidados paliativos e o impacto na vida dos indivíduos e de seus familiares, descrevendo a compreensão da equipe de enfermagem sobre os cuidados prestados.
O terceiro capítulo versa sobre a importância da atuação rápida do enfermeiro e os entraves vividos por esses profissionais no atendimento pré-hospitalar móvel. Evidencia os benefícios da atuação rápida e qualificada do enfermeiro no atendimento pré-hospitalar móvel e elenca a atuação do enfermeiro e da equipe de enfermagem no atendimento pré-hospitalar móvel em urgência, pautadas pelas resoluções do Conselho Federal de Enfermagem sobre suas competências legais para prestar atendimentos assistenciais, administrativos e operacionais durante o atendimento pré-hospitalar.
No quarto capítulo os autores fazem um estudo de revisão bibliográfica, contendo uma abordagem crítica-reflexiva, qualitativa sobre as repercussões do abuso psicológico na violência obstétrica realizadas pelas equipes assistenciais, onde visam identificar as consequências psicológicas da violência obstétrica, elencar a atuação de enfermagem na promoção de uma assistência humanizada e destacar os principais tipos de violência sofridas pelas gestantes, parturientes e puérperas.
O quinto capítulo versa sobre a saúde da população, destacando a prevenção da raiva humana, e o papel do enfermeiro na prevenção e controle da doença, sua importância de sua atuação durante o acompanhamento dos pacientes nos esquemas de pré e pós exposição e nas ações de prevenção e controle da raiva humana.
O sexto capitulo contribui para a compreensão da vivência das famílias frente ao cuidado da criança com fissura lábio palatal; os autores identificam suas necessidades e demandas de orientação e acompanhamento com vistas ao aperfeiçoamento do cuidado prestado pelos profissionais de saúde; verificam as dificuldades vivenciadas pelos profissionais da enfermagem, descrevendo como a atuação da equipe de enfermagem contribui no processo de reabilitação destes portadores, apoiando os genitores e/ou responsáveis legal.
O sétimo e oitavo capítulos discorrem sobre as estratégias e desafios na gestão em saúde. Destacam-se aspectos sobre o processo de trabalho e de liderança em enfermagem, temas que tem se tornado cada vez mais relevantes nos dias atuais. A partir da reflexão sobre a importância da liderança do profissional de enfermagem como um instrumento de melhoria do serviço para proporcionar um cuidado de qualidade e de segurança ao paciente
O nono, descreve-se uma pesquisa qualitativa realizada a partir de uma revisão literária, de caráter exploratório sobre o Capital Humano, reconhecido nos dias de hoje como uma das principais fontes inovadoras organizacionais. Frente às considerações expostas os autores apontam o grande desafio das organizações, a formação de um capital humano diversificado que interaja de maneira positiva na missão e valores da empresa, prestando serviços de qualidade baseado em seus conhecimentos e especializações.
No último capítulo da obra em tela, décimo, verifica as vulnerabilidades em mulheres que as tornam mais expostas às Infecções Sexualmente Transmissíveis, descritas na literatura nos últimos cinco anos.
Dessa forma, agradecemos aos autores por todo esforço e dedicação que contribuíram para a construção dessa obra, e esperamos que este livro possa colaborar para a discussão e entendimento sobre os temas aqui abordados.
Professor Doutor André Ribeiro da Silva
Suely Lopes de Azevedo
Silvia Emanoella Silva Martins de Souza
Universidade de Brasília
Experiências em Gestão em Saúde na Enfermagem
-
DOI: 10.22533/at.ed.967232706
-
ISBN: 978-65-258-1396-7
-
Palavras-chave: 1. Saúde. 2. Enfermagem. I. Silva, André Ribeiro da (Organizador). II. Azevedo, Suely Lopes de (Organizadora). III. Souza, Silvia Emanoella Silva Martins de (Organizadora). IV. Título.
-
Ano: 2023
-
Número de páginas: 133
- Adriane Lopes
- Amuzza Aylla Pereira dos Santos
- Andrea Dickie de Almeida Nogueira
- Anelvira de Oliveira Florentino
- Beatriz Nunes Calixto da Silva
- Bruna Rodrigues Braga
- Carlos Oliveira
- CARLOS OLIVEIRA DOS SANTOS
- DANIELA DOS SANTOS ARAMPO
- Daniela Santos da Conceição
- Denis Albuquerque Silva Dias
- Francimara Silva Sousa
- Francisco Ariclene Oliveira
- Gercilene Cristiane Silveira
- Gercilene Cristiane Silvestre
- João Paulo Malta da Silva
- KALLYLA SANTIAGO DE JESUS
- Kariane Omena Ramos Cavalcante
- Karla Pereira Tome Terceiro
- Kassiara Ferreira Felix de Lima
- KATIA CHAGAS MARQUES DIAZ
- Marianny Medeiros de Moraes
- MATHEUS GONÇALVES DE ARAÚJO
- Natália de Lima Feijão
- Núbia Vanessa da Silva Tavares
- Patricia Kelly Frutuoso Teixeira da Silva Sousa
- Robson Vidal de Andrade
- Tamiles Santos Teixeira
Artigos
- IMPORTÂNCIA DO CAPITAL HUMANO DENTRO DA GESTÃO ESTRATÉGICA HOSPITALAR
- AS REPERCUSSÕES DO ABUSO PSICOLÓGICO NA VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA
- A IMPORTÂNCIA DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM PARA USUÁRIOS ONCOLÓGICOS EM CUIDADOS PALIATIVOS
- DESAFIOS E ESTRATÉGIAS VIVENCIADAS PELO ENFERMEIRO NAS ATIVIDADES GERENCIAIS EM UNIDADES HOSPITALARES
- LIDERANÇA EM ENFERMAGEM: UMA PAUSA PARA A REFLEXÃO.
- A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO RÁPIDA DO ENFERMEIRO E OS ENTRAVES VIVIDOS POR ESSES PROFISSIONAIS NO ATENDIMENTO PRÉ HOSPITALAR MÓVEL
- CUIDADOS PALIATIVOS: A IMPORTÂNCIA DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM, AO PACIENTE VÍTIMA DE TRAUMA CRÂNIO ENCEFÁLICO
- A ASSISTÊNCIA DO ENFERMEIRO NA PREVENÇÃO DA RAIVA HUMANA
- MULHERES EM VULNERABILIDADE: EXPOSIÇÃO ÀS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS
- DIFICULDADES VIVENCIADAS PELOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM NA ASSISTÊNCIA AOS PORTADORES DE FISSURA LÁBIO-PALATAL E SEUS FAMILIARES