Ebook - Engenharia sanitária e ambiental: sustentabilidade em ação 3Atena Editora

E-book

1. Engenharia sanitária e ambiental. I. Paniagua, Cleiseano Emanuel da Silva (Or...

Livros
capa do ebook Engenharia sanitária e ambiental: sustentabilidade em ação 3

Engenharia sanitária e ambiental: sustentabilidade em ação 3

Publicado em 17 de outubro de 2024.


O e-book: “Engenharia sanitária e ambiental: sustentabilidade em ação 3” é constituído por sete capítulos de livros que avaliaram tanto uma melhor gestão dos recursos hídricos, quanto diferentes técnicas de tratamento e escoamento do esgoto, a fim de reduzir a poluição proveniente do lançamento de esgoto sem nenhum tratamento prévio.
 O primeiro capítulo apresentou uma revisão de literatura em relação a história e a origem do ordenamento jurídico relacionado a gestão dos recursos hídricos, apresentando evolução em legislações especificas dentre as quais a Politica Nacional do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos. Já o segundo capítulo se dedicou a analisar o comportamento hidrológico de uma sub-bacia que atravessa o perímetro urbano do município de Teresina/PI, na qual possui 34,28% de sua área impermeável, possuindo picos de vazões que chegam a 16,43% e capacidade de escoamento no exultório de até 2,67%. Por outro lado, o terceiro capítulo avaliou os riscos de contaminação em relação a presença de cemitérios (necrópoles) dentro do perímetro urbano da cidade de Teresina/PI, a partir da utilização dos métodos de GOD e POSH, que apontou um baixo risco de contaminação dos aquíferos investigados. 
O quarto capítulo apresentou 16 sistemas individuais descentralizados de esgotamento sanitário como alternativas para solucionar a ausência de saneamento básico em áreas rurais e urbanas, fundamentadas em Soluções Baseadas na Natureza (SBN) que, segundo a revisão da literatura, contribuem para o processo de promoção da saúde e bem estar das pessoas, bem como a mitigação das desigualdades sociais. Já o capítulo 5, realizou um diagnóstico qualitativo dos elementos de drenagem urbana em dois bairros (Pedregal e Ramadinha) da capital do estado da Paraíba, que  apontou inúmeros déficits de infraestrutura em regiões de assentamento, sendo necessário maior aporte de recursos financeiros para a melhoria da infraestrutura de saneamento. Por outro lado, o sexto capítulo apresentou a importância e as perspectivas futuras do uso de zonas húmidas no tratamento de efluentes domésticos, em especial na remoção de matéria orgânica e nutrientes (fósforo e nitrogênio), que impactam diretamente na eficiência de tratamento do sistema. Por último, o capítulo 7 apresenta uma proposta de implementação para o tratamento de efluentes provenientes de uma indústria de suco de frutas, que apresentam um efluente com elevada carga orgânica proveniente dos resíduos (cascas, polpas e sementes). Os resultados apontam para uma eficiência de até 97% de remoção de Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) ao se utilizar o sistema de lagoas aeradas, comprovando a efetividade do processo de tratamento dos efluentes provenientes deste segmento da agroindústria.
Nesta perspectiva, a Atena Editora vem trabalhando de forma a estimular e incentivar cada vez mais pesquisadores do Brasil e de outros países, a publicarem seus trabalhos com garantia de qualidade e excelência em forma de livros, capítulos de livros e artigos científicos.


Prof. Dr. Cleiseano Emanuel da Silva Paniagua
 

Ler mais

Engenharia sanitária e ambiental: sustentabilidade em ação 3

  • DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.647241710

  • ISBN: 978-65-258-2964-7

  • Palavras-chave: 1. Engenharia sanitária e ambiental. I. Paniagua, Cleiseano Emanuel da Silva (Organizador). II. Título.

  • Ano: 2024

  • Número de páginas: 120

Fale conosco Whatsapp