Ebook - Engenharia química: qualidade, produtividade e inovação tecnológicaAtena Editora

E-book

1. Engenharia química. I. Paniagua, Cleiseano Emanuel da Silva (Organizador). II...

Livros
capa do ebook Engenharia química: qualidade, produtividade e inovação tecnológica

Engenharia química: qualidade, produtividade e inovação tecnológica

Publicado em 22 de março de 2024.

O e-book: “Engenharia química: qualidade, produtividade e inovação tecnológica” é composto por quatro capítulos de livros que procuraram investigar: i) a utilização de sistemas eletrônicos de informação para a prestação de serviço de saneamento em Pernambuco; ii) a seleção de bactérias produtoras de amilase provenientes de diferentes vegetais e do solo; iii) a imobilização da enzima peroxidase em grânulos de alginato-pectina, alginato-pectina-amido para a produção de biopolímeros e; iv) a determinação da concentração do corante amarelo de tartrazina em diferentes marcas de suco em pó por espectrofotometria UV/Vis.
O primeiro capítulo apresenta um estudo de uso de um Sistema Eletrônico de Informações (SEI) com o intuito de organizar e padronizar a gestão de documentos da Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Pernambuco (Arpe), os autores destacaram-se que o uso do SEI é capaz de promover um melhor monitoramento das informações e aprimorar a compreensão das diferentes áreas de regulação da Arpe. 
O capítulo 2 apresenta um estudo que investigou o isolamento, a caracterização e a seleção de bactérias produtoras da enzima amilase, provenientes de amostras oriundas de vegetais e do solo. Os resultados apontaram que o maior índice de atividade enzimática é proveniente da bactéria do gênero Bacillus subtilis isolada a partir da raiz do milho (Zea mays).
O terceiro capítulo investiga a atividade biocatalítica da enzima peroxidase de raiz forte (HRP) para fins industriais, a partir da imobilização em biopolímeros híbridos contendo alginato, pectina e/ou amido. Os resultados apontaram que os grânulos de alginato-pectina-amido apresentam capacidade superior de imobilização de HRP em relação aos grânulos de alginato-pectina e inferior ao grânulo constituído somente de alginato (controle). 
Por fim, o quarto capítulo investiga a detecção do corante amarelo tartrazina em diferentes marcas de sucos em pó por espectrofotometria UV/Vis, a fim de verificar se os mesmos atendem as recomendações estabelecidas pela ANVISA. Os resultados apontaram que todas as marcas analisadas, se encontravam dentro dos limites estabelecidos pela ANVISA.

Nesta perspectiva, a Atena Editora vem trabalhando de forma a estimular e incentivar cada vez mais pesquisadores do Brasil e de outros países, a publicarem seus trabalhos com garantia de qualidade e excelência em forma de livros, capítulos de livros e artigos científicos.

Prof. Dr. Cleiseano Emanuel da Silva Paniagua

Ler mais
Fale conosco Whatsapp