As universidades como ambiente de promoção da saúde
Publicado em 17 de fevereiro de 2022.
O presente livro, intitulado “As universidades como ambiente de Promoção da Saúde” têm como objetivo apresentar algumas tendências da literatura no que concerne o desenvolvimento da Promoção da Saúde no ambiente acadêmico. O fascículo foi elaborado em 6 capítulos que discorrem sobre a temática.
No capítulo 1, as autoras Luciana e Andréa apresentam o tema “A multidisciplinariedade de projetos intergeracionais em universidades” tem como objetivo apresentar o mapeamento de ações intergeracionais realizadas por projetos universitários, sua aplicabilidade por área de formação e os resultados alcançados, com o intuito de evidenciar boas práticas projetuais entre gerações e instituições.
No capítulo 2, os autores Julio, Amuzza, Ana Luiza, Mariana e Nathalia vem com o tema “Ensino remoto de enfermagem durante a pandemia” que tem como objetivo a compreensão acerca do ensino remoto de enfermagem durante a pandemia COVID-19”.
O capítulo 3, da autora Rita de Cássia discorre sobre a temática “Teatro jornal: prática de solidariedade e de assombro” com o objetivo de apresentar informações e reflexões sobre a temática da saúde mental dos estudantes universitários e o autoextermínio nas universidades brasileiras.
O capítulo 4, dos autores Enéas, Clémence e Donizete, através do tema “Educação em saúde – a trama de conceitos na saúde e na enfermagem” tem como objetivo refletir sobre as principais correntes teóricas na educação em saúde em seu contexto histórico social, relacionando-as à enfermagem em saúde e sua contemporaneidade.
O penúltimo capítulo, os autores Fabíola, Hernaldo e Paloma apresentam o tema “Calidad de vida laboral y acceso a estrategias de promoción de la salud en trabajadores de una universidad pública de Chile” que teve como objetivo identificar a percepção da Qualidade de Vida Laboral e o acesso a estratégias de Promoção de Saúde em trabalhadores da Universidade de Playa Ancha, no Chile.
E por fim, os autores Mariana, Nayane, Silva e André, com o tema “Síndrome de Takotsubo e sua prevalência em mulheres: uma revisão de literatura desenvolvida em um ambiente acadêmico hospitalar” tiveram como objetivo destacar as evidências atuais da literatura em relação a síndrome de Takotsubo, sua prevalência no sexo feminino, as principais etiologias, diagnóstico e tratamento.
Para concluir a apresentação dos capítulos, agradecemos aos seus autores pelo empenho e dedicação que contribuíram com a elaboração desta obra.
André Ribeiro da Silva
Suely Lopes de Azevedo
Aline Silva da Fonte Santa Rosa de Oliveira
Rackynelly Alves Sarmento Soares
Rudgy Pinto de Figueiredo
As universidades como ambiente de promoção da saúde
-
DOI: 10.22533/at.ed.315221602
-
ISBN: 978-65-5983-931-5
-
Palavras-chave: 1. Universidade. 2. Saúde. I. Silva, André Ribeiro da (Organizador). II. Azevedo, Suely Lopes de (Organizadora). III. Oliveira, Aline Silva da Fonte Santa Rosa de (Organizadora). IV. Título.
-
Ano: 2022
- Amuzza Aylla Pereira dos Santos
- Ana Luiza Souza de Faria Lôbo
- André Ribeiro da Silva
- ANDREA HOLZ PFUTZENREUTER
- Clémence Dallaire
- Donizete Vago Daher
- Enéas Rangel Teixeira
- Fabiola Vilugrón Aravena
- Hernaldo Carrasco Beltrán
- Julio Cesar Silva Oliveira
- Luciana Gili Vieira Duarte
- Mariana Maria Pereira Cintra Farias
- Marina Harue Yamamoto Bezerra
- Nathalia Lima da Silva
- Nayane Regina Oliveira Araújo Campos
- Paloma Gómez Camblor
- Rita Gusmão
- Silvia Emanoella Silva Martins de Souza
Artigos
- QUALITY OF WORK LIFE AND ACCESS TO HEALTH PROMOTION STRATEGIES IN WORKERS OF A PUBLIC UNIVERSITY OF CHILE
- Teatro Jornal: Prática de Solidariedade e de Assombro
- A multidisciplinariedade de projetos intergeracionais em universidades
- ENSINO REMOTO DE ENFERMAGEM DURANTE A PANDEMIA
- SÍNDROME DE TAKOTSUBO E SUA PREVALÊNCIA EM MULHERES: UMA REVISÃO DE LITERATURA DESENVOLVIDA EM UM AMBIENTE ACADÊMICO HOSPITALAR
- EDUCAÇÃO EM SAÚDE – A TRAMA DE CONCEITOS NA SAÚDE E NA ENFERMAGEM