Aportes Éticos e Estéticos em Filosofia 2
Publicado em 28 de maio de 2021.
Caros leitores, apresentamos a obra: “Aportes Éticos e Estéticos em Filosofia 2”, desenvolvido através de trabalhos realizados em diferentes contextos. Uma obra que reúne 11 textos, cujos temas transitam pelo universo da filosofia proporcionando conhecimento e informação, que corroboram para a constituição de reflexões na área das Ciências Humanas.
O livro apresenta objetivos e temas que percorrem os seguintes caminhos: estudar o método de René Descartes na história da filosofia e do pensamento moderno; em objetiva conceber se a igualdade preserva a essência humana ou se colabora na construção de massas e no isolamento dos seres frente à realidade dos fatos; em saber como é possível se dar a ligação (mente e cérebro), um dos problemas que o filósofo contemporâneo da mente tenta explicar e resolver; descreve a investigação acerca do problema filosófico apresentado por Alan Turing ao afirmar a possibilidade de máquinas pensarem; analisa o aspecto simbólico dos heróis e dos mitos, para então, por meio do Tarot, considerado um dos oráculos mais antigos da humanidade, arte adivinhatória em forma de jogo de cartas, adentrarmos numa leitura dos arcanos-arquétipos que regem a filosofia bachelardiana; busca compreender, dentro da Filosofia Política do filósofo italiano Antonio Gramsci (1891–1937), o lugar e o valor da hegemonia e relacioná-la com as categorias de guerra de posição e de reforma moral e intelectual; coloca o Filósofo Søren Aabye Kierkegaard como aquele pensador que andou na contramão da filosofia entendida como existencial, onde na sua gênese de interpretação não há um “socorro”, uma esperança; não se procura analisar somente as semelhanças, mas explorar os caminhos dados pelo jovem Nietzsche que, por vezes, apesar de um tanto poéticos, são sucintos em suas argumentações e, não apresentam conflitos com a própria forma em que foram expressos, uma vez que a saída mesma dos tais problemas seria através de um perspectivismo artístico; apresentar uma visão contemporânea da felicidade, especialmente trabalhada nas relações de consumo; explicita uma fundamentação metafísica da lei natural em Tomás de Aquino; Saber que o ensino da filosofia deve ser renovado e reinventado, por meio da prática docente de cada educador, encontrando novas estratégias de aprendizagem. O exposto acima mostra a profundidade das discussões, que visam proporcionar aos leitores boas leituras e boas reflexões.
Marcelo Máximo Purificação
Sonellaine de Carvalho
Alessandra Cabral da Silva
Aportes Éticos e Estéticos em Filosofia 2
-
DOI: 10.22533/at.ed.302211805
-
ISBN: 978-65-5983-130-2
-
Palavras-chave: 1. Filosofia. I. Purificação, Marcelo Máximo (Organizador). II. Carvalho, Sonellaine de (Organizadora). III. Silva, Alessandra Cabral da (Organizadora). IV. Título.
-
Ano: 2021
- Antonio Ferreira Marques Neto
- Danilo Leal de Souza
- Jacir Alfonso Zanatta
- LEANDRO ARCANJO SILVA
- Leilson João Reis da Silva
- LEONARDO PACHECO
- LUIS CARLOS SILVA DE SOUSA
- MAFALDO MAZA DUEÑAS
- Matusalen de Lima
- Natália Madsen
- RAUL REIS ARAUJO
- UILSON MELO BARBOSA MONTEIRO
- VANESSA GARCIA GONZALEZ
- William Gustavo Machado
Artigos
- TOMÁS DE AQUINO E A LEI NATURAL: UMA FUNDAMENTAÇÃO METAFÍSICA
- A atualidade da dúvida cartesiana no ambiente das pesquisas científicas
- RELAÇÕES DE CONSUMO: uma análise filosófica contemporânea da busca pela felicidade.
- A inteligência artificial e o pensamento de máquinas: o hard problem da consciência na proposta de Alan Turing
- A CONCEPÇÃO DE MENTE COMO HERANÇA CARTESIANA NO DUALISMO DE SUBSTÂNCIAS E PROPRIEDADES
- O PROBLEMA MORAL DO IMPULSO À VERDADE E A ESTÉTICA DA VONTADE DE PODER COMO SAÍDA POSSÍVEL
- Um método de intervenção pedagógica: ensinar e aprender com a ética e a estética
- Bachelard e a Jornada do Herói: Mitanálise e Tarologia como aprendizagem de si
- A HORIZONTALIDADE DOS DIREITOS HUMANOS NA PERSPECTIVA DE HANNAH ARENDT: A DESCARTABILIDADE IMPLÍCITA NA POPULAÇÃO MIGRATÓRIA
- Hegemonia em Gramsci
- O INDIVÍDUO E A ÂNSIA DE SER SI MESMO. KIEKEGAARD E OS ESTÁGIOS ESTÉTICO, ÉTICO E RELIGIOSO.