Ebook - Sustentabilidade e meio ambiente - Inovação e responsabilidadeAtena Editora

E-book

1. Sustentabilidade e meio ambiente. I. Paniagua, Cleiseano Emanuel da Silva (Or...

Livros
capa do ebook Sustentabilidade e meio ambiente - Inovação e responsabilidade

Sustentabilidade e meio ambiente - Inovação e responsabilidade

Publicado em 30 de dezembro de 2024.

O e-book: “Sustentabilidade e meio ambiente: inovação e responsabilidade” é constituído por nove capítulos de livros que avaliaram: i) importância da atividade pesqueira e os hábitos alimentares do peixe Siluriforme; ii) mudanças climáticas e desequilíbrio nos ecossistemas como  manifestação de impactos ambientais; iii) uso de tecnologias na descontaminação e monitoramento ambiental e; iv) produção e gerenciamento de resíduos sólidos.
O capítulo 1 identificou os diferentes acontecimentos históricos que contribuíram para o desenvolvimento da atividade pesqueira no munícipio de Itacaré/BA. Os pesquisadores concluíram que a comunidade possui grande conhecimento ecológico, contribuindo para a riqueza e tradição cultural da atividade pesqueira. Já o capítulo 2 investigou os hábitos alimentares de um peixe do tipo bagre (Cachegua Trachelyopterus insignis) pertencente a ordem dos Siluriformes, que habita o pântano de Ayapel localizado na bacia do rio San Jorge, Colômbia. Os pesquisadores concluíram que os hábitos alimentares estão relacionados ao tamanho, nível do pântano e ao comprimento intestinal-comprimento total.
O terceiro e quarto capítulo analisaram, respectivamente, impactos ambientais que resultaram em mudanças climáticas em Moçambique (1980-2023) e os diferentes efeitos sobre os fatores bióticos e abióticos no estuário de rio Claro, localizado em São Luís no estado do Maranhão. Os resultados apontaram que no país africano, os ciclones foram responsáveis: i) elevado número de mortes; ii) períodos de inundações e secas e; iii) destruição das principais atividades agropecuárias no país. Por outro lado, na região de São Luís/MA-Brasil, ocasionou a redução de quase 99% de toda a cobertura vegetal, eutrofização de inúmeros regimes hidrológicos.
O capítulo 5 e 6 apresentaram a utilização de tecnologias voltadas, respectivamente, para a descontaminação e monitoramento ambiental. O emprego de tecnologias que promovam a redução e até mesmo a eliminação de inúmeros contaminantes presentes no solo. Já a utilização de veículos aéreos não tripulados (VANTs), apresentando inúmeras vantagens em relação a outras técnicas, entre as quais: maior mobilidade, aquisição de imagens em tempo real e em locais remotos de difícil acesso, custos mais baixos e sem riscos para o operador associado a análise e interpretação utilizando Inteligência Artificial. 
O sétimo e oitavo capítulo apresentam estudos que discutem a produção e geração de resíduos sólidos provenientes de diversas fontes e utilizadas em diferentes setores da sociedade. Os polímeros na forma de plásticos aumentaram a sua produção e, consequentemente, possibilitou o maior acesso a diferentes produtos que eram restritos a classes de baixo poder aquisitivo. Entretanto, seu uso se expandiu e as tecnologias e políticas que favoreçam a reutilização e reciclagem destes plásticos não acompanhou a demanda social, resultando em um grave problema ambiental em todo o mundo, que pode comprometer não só a geração atual, mas sobretudo as vindouras.  O capítulo 8, investigou os diferentes problemas desencadeados pelo descarte incorreto/inadequado do lixo e de resíduos sólidos que impactam a vida de centenas de pessoas que residem no bairro da Urbis na cidade de Valença/BA. Os pesquisadores correlacionaram a indisposição inadequada de resíduos a doenças e problemas de saúde pública, entre as quais: a dengue, doenças respiratórias, veiculação hídrica (verminoses, alergias, leptospirose dentre outras), sendo necessário o investimento em políticas públicas voltadas para a educação ambiental no município. 
Por fim, o capítulo 9 apresentou estudo que objetivou compreender o enorme potencial atrativo para atividades de lazer e recreação em sintonia com o meio ambiente as margens do Lago San Roque, na região de Córdoba na Argentina. Os pesquisadores avaliaram o potencial atrativo da região que associado a ações de planejamento, regulação e gestão podem possibilitar o desenvolvimento da região de forma totalmente sustentável. 
Nesta perspectiva, a Atena Editora vem trabalhando de forma a estimular e incentivar cada vez mais pesquisadores do Brasil e de outros países, a publicarem seus trabalhos com garantia de qualidade e excelência em forma de livros, capítulos de livros e artigos científicos.
    
Prof. Dr. Cleiseano Emanuel da Silva Paniagua

 

Ler mais

Sustentabilidade e meio ambiente - Inovação e responsabilidade

  • DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.718242712

  • ISBN: 978-65-258-3171-8

  • Palavras-chave: 1. Sustentabilidade e meio ambiente. I. Paniagua, Cleiseano Emanuel da Silva (Organizador). II. Título.

  • Ano: 2024

  • Número de páginas: 171

Fale conosco Whatsapp