Sociologia: Tempo, indivíduo e sociedade
Publicado em 04 de abril de 2022.
A obra Sociologia: Tempo, Indivíduo e Sociedade nos convida a refletir sobre um conjunto de fenômenos contemporâneos em diálogo com múltiplos saberes e perspectivas, desde o olhar sociológico. Figurando como jovem ciência em comparação com outros campos do saber, a sociologia nos permite lançar o olhar sobre temas ausentes e emergentes em diversos contextos.
Os capítulos que seguem estão organizados por de maneira a nos conduzir por essas que são ao mesmo tempo grandes questões sociológicas e a vida cotidiana como experimentada por múltiplos sujeitos. O binômio indivíduo/sociedade, que tem polarizado leituras clássicas e contemporâneas, é colocado aqui em outra perspectiva: o tempo.
Não apenas como evidência cronológica, mas como a matéria das recorrências e rupturas, o passar do tempo “embrulha tudo”, como bem definiu Guimarães Rosa. No nosso caso ele é fio condutor nas reflexões que se seguem sobre direitos, partidas, chegadas, acessos e interditos.
Boa leitura.
Profa. Dra. Maria Izabel Machado
Sociologia: Tempo, indivíduo e sociedade
-
DOI: 10.22533/at.ed.257220104
-
ISBN: 978-65-258-0025-7
-
Palavras-chave: 1. Sociologia. I. Machado, Maria Izabel (Organizadora). II. Título.
-
Ano: 2022
Artigos
- PERIFERIA URBANA Y DESIGUALDADES TERRITORIALES: CAPITAL SOCIAL, COMUNIDAD CÍVICA EN COMUNIDADES RURALES CONURBADAS (LEÓN, GUANAJUATO, MÉXICO)
- MECANISMOS DE EXCLUSÃO DIGITAL E DESAFIOS PARA A EFETIVAÇÃO DO DIREITO À COMUNICAÇÃO
- “ECONOMIA CIRCULAR À MODA BRASILEIRA”; Um Estudo Exploratório a partir da Interface entre Economia Circular e Bem Viver
- CONTRIBUTOS SPINOZANOS À CRÍTICA AO CONCEITO DE IDENTIDADE SOCIAL
- Antecipação de competências transversais e mercado de trabalho: (ir)relevância dos stakeholders académicos
- Fluxos migratórios no sul global: estudo de caso no Rio de Janeiro
- O REFÚGIO HAITIANO NA CIDADE DE SÃO PAULO: UM PROCESSO
- MENINOS EM RISCO NA AMAZÔNIA: MODELOS DE CONDUTA DESVIANTE DE JOVENS NA GESTÃO SOCIAL