Serviço social, direitos sociais e políticas sociais: limites e possibilidades profissionais
Publicado em 21 de outubro de 2024.
A coletânea Serviço Social, Direitos Sociais e Políticas Sociais: Limites e possibilidades profissionais é uma obra que tem como escopo trazer mais elementos teóricos à discussão acerca dessas categorias, quando relacionadas à profissão de Serviço Social no Brasil, composta, portanto, por artigos de diversos autores/as, os quais conformam uma organização em capítulos.
O Serviço Social ganha dinâmica, densidade e capacidade de respostas sócioprofissionais mais significativas e qualificadas, a partir do momento em que os direitos sociais no Brasil se estendem em meados dos anos de 1980, mais especificadamente, da importância e significação real e efetiva, materializada na vida social e cotidiana do povo brasileiro, por meio da Constituição Federal (CF) de 1988.
E não é casual que foi exatamente nesse período que o Serviço Social passou a ter audiência universitária, reconhecida como uma área de produção de conhecimentos e produziu de fato conhecimentos, tais como a discussão acerca do mundo do trabalho, da política social, da questão social, do Estado, da ética, da instrumentalidade profissional, da diversidade humana: feminismo, questão étnico-racial, diversidade sexual e identidade de gênero, dentre outras.
Ao entrecruzar com o Serviço Social, as particularidades dessas questões e sua relação com o conjunto implexo das necessidades concretas da população usuária dos serviços prestados por assistentes sociais é que dão legitimidade à profissão na divisão social, técnica, racial e sexual do trabalho e suas respostas específicas, acuradas na sua dimensão teleológica, em face dos pores teleológicos presentes no resultado do trabalho concreto de sua ação, o que comporta um elemento de tomada e/ou construção de decisões imbuída de um conjunto de dimensões, com determinações ético-políticas próprias, o que aponta para a diversidade, mutabilidade e contraditoriedade da própria profissão.
Assim sendo, se coloca como fundamental a ampliação do debate acerca da relação desta profissão com os direitos sociais e as políticas sociais, tendo em vista a intrínseca relação entre essas três categorias, sendo o Serviço Social uma profissão que trabalha com e nas políticas sociais de forma a viabilizar os direitos sociais. Desta forma, nesta coletânea o/a leitor/a poderá encontrar elementos teórico-políticos que transitam nas mediações entre as três categorias elencadas como centrais.
Dr. Jodeylson Islony de Lima Sobrinho
Serviço social, direitos sociais e políticas sociais: limites e possibilidades profissionais
-
DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.494242110
-
ISBN: 978-65-258-2949-4
-
Palavras-chave: 1. Serviço social. 2. Assistente social. I. Lima Sobrinho, Jodeylson Islony de (Organizador). II. Título.
-
Ano: 2024
-
Número de páginas: 110
- ANDRÉIA SANTANA CRUZ
- Aylana Cristina Rabelo Silva
- Carla Montefusco
- Cibelle Dória
- DIOGO RAFAEL DE COSTA ALCÂNTARA FERREIRA
- Ericka Karen Oliveira Pereira
- Igor Galvão de França
- Janice Gusmão Ferreira de Andrade
- Jodeylson Islony de Lima Sobrinho
- Juliana Silva Lima
- Lorhana Luiza Lopes
- Luciana Gonçalves Pereira de Paula
- Luís Eduardo Fernandes
- Maria Angélica Paixão Frazão
- Raquel Nascimento de Almeida
- Sandra Delarmelina Andrade Ulyana
- Sara Gabrielle de Aquino Câmara
- Vivian Lúcia Rodrigues de Oliveira
Artigos
- COLÉGIO DIOCESANO DE PENDO-AL: UM ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA
- Avanços e desafios da Política de Assistência Social no Brasil pós-Constituição Federal de 1988
- Serviço Social e Paulo Freire – compreender o passado para construir estratégias presentes de transformação do futuro
- A relação entre as políticas sociais e a(s) política(s) penal(is) no Brasil
- A fome como “questão social” e a experiência dos Agentes Populares de Alimentação na cidade de São Paulo
- A ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL COM FAMÍLIAS NA MÉDIA COMPLEXIDADE DO SUS: breves considerações sobre o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi
- A PELEJA DO SERVIÇO SOCIAL BRASILEIRO FRENTE ÀS EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL: O AVANÇO DO CONSERVADORISMO E OS DESAFIOS AO PROJETO ÉTICO-POLÍTICO