Serviço social: Aplicação da ciência e seus antagonismos
Publicado em 20 de julho de 2021.
O e-book “Serviço Social: Aplicação da Ciência e seus Antagonismos" é uma obra que tem como foco principal sistematizar a relação entre as teorias que fundamentam o Serviço Social e a discussão científica da Aplicação da Ciência no cotidiano profissional. O volume abordará de forma ordenada trabalhos, pesquisas, relatos de casos e/ou revisões que refletem os vários caminhos da práxis dos(as) assistentes sociais, estudantes e pesquisadores(as).
O objetivo central é apresentar de forma categorizada e clara estudos desenvolvidos por diversos(as) pesquisadores(as), tendo como linha condutora a diversidade na apresentação de temas de serviço social orientados para a ciência, os antagonismos e enfrentamentos da profissão na contemporaneidade. Em cada capítulo são apresentados os resultados de diversas pesquisas e reflexões com abordagens atuais de temáticas relevantes.
Nesse contexto, o primeiro capítulo da obra apresenta um tema novo ao serviço social brasileiro e de Portugal. O escrito aborda os desafios contemporâneos do serviço social ambiental, com foco nas potencialidades das intervenções assistidas por animais e, também, a necessidade de uma reflexão epistemológica sobre a construção de conhecimentos nesta área, para o bem estar social e animal.
O segundo capítulo aborda as tendências da política de ensino superior brasileira nas últimas décadas, buscando compreender as racionalidades desta política na contemporaneidade, bem como, a complexidade desses processos na formação profissional.
No terceiro capítulo, apresenta-se a relação entre a teoria social marxista e o serviço social, que marca o movimento de renovação crítica do serviço social brasileiro e determina os contornos do atual projeto ético e político da profissão e seus desafios.
O quarto capítulo trata da historicidade e complexidade marxista, refletindo-se sobre o conceito de intelectual orgânico em Gramsci, para o desenvolvimento de uma práxis política e profissional de democratização da vida social.
O quinto capítulo apresenta uma análise das questões do serviço social na saúde e as relações familiares e de gênero nos atendimentos do serviço social na saúde e hospitalar.
O sexto capítulo tem como objetivo realizar uma reflexão acerca da importância do olhar crítico do(as) assistente social nas ações preventivas e socioeducativas na perspetiva da proteção integral de crianças e adolescentes.
O sétimo capítulo analisa o trabalho do(a) assistente social com usuários de álcool e drogas, e os aspectos teóricos e metodológicos, na materialização no contexto da reabilitação de pessoas dependentes de álcool e drogas e as questões socais.
No oitavo capítulo, apresenta-se os resultados da pesquisa sobre a família e o projeto terapêutico com vistas à desconstrução de uma cultura manicomial.
No nono capítulo, discute-se um problema de saúde pública por meio de uma revisão bibliográfica sobre o processo do envelhecimento e sua relação com o suicídio na pessoa idosa.
O décimo capítulo, dando sequência ao tema sobre idosos, trata do trabalho educativo do serviço social em uma universidade de terceira idade.
Na sequência, versando sobre um tema fundamental nos dias atuais, o estudo debate sobre feminização da pobreza e a resistência das mulheres, como sujeito de classe na luta contra o patriarcado e contra o racismo”.
No décimo segundo capítulo, apresenta-se apontamentos sobre o trabalho do assistente social no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), esse que é uma das principais portas de atendimento do Serviço Social no Brasil.
Para concluir, registra-se a análise da experiência de estágio realizado no DEINFRA.
Deste modo o “Serviço Social: Aplicação da Ciência e seus Antagonismos" apresenta uma teoria bem fundamentada nos resultados obtidos pelos diversos professores e acadêmicos que arduamente desenvolveram seus trabalhos que aqui estão apresentados de maneira concisa e didática. Sabemos o quão importante é a divulgação científica, para a geração de novos saberes em todas as áreas do Serviço Social, enquanto fomentadora de novas pesquisas e aprimoramento intelectual e profissional.
Boa leitura a todos e a todas.
Organizadores:
Eduardo José Da Silva Tomé Marques (Portugal), Adriana Regina Vettorazzi Schmitt (Brasil).
Serviço social: Aplicação da ciência e seus antagonismos
-
DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.996211607
-
ISBN: 978-65-5983-299-6
-
Palavras-chave: 1. Serviço social. I. Marques, Eduardo José Da Silva Tomé (Organizador). II. Schmitt, Adriana Regina Vettorazzi (Organizadora). III. Título.
-
Ano: 2021
- Adriana Regina Vettorazzi Schmitt
- Alais Firmino Cordeiro
- Alzira Tereza Garcia Lobato
- Ana Lúcia de Lima Gomes
- ANA VALÉRIA MATIAS CARDOSO
- Anastácia Emanuele Araújo Coutinho
- CARLA CRISTINA MARINHO PIVA
- Carla do Nascimento Santos Morani
- Carla Virginia Urich Lobato
- CHRIS GISELLE PEGAS PEREIRA DA SILVA
- Cléverson Gonçalves de Oliveira
- CRISTIANE DE BARROS PEREIRA
- da Graziella Freitas Costa
- DANIELA NEVES DE SOUSA
- Débora Menezes
- Eduardo José da Silva Tomé Marques
- Geovane Soares Mendes
- Guilherme Antônio Lopes de Oliveira
- Ivaneide Lêdo Lobato
- Izabella Lage Cambraia de Oliveira
- JANAIKY ALMEIDA
- Joana Filipa Peres Gomes
- Jozadake Petry Fausto Vitorino
- Keila Rafaela de Queiroz
- Laizi Marques Santos Souza
- Lorena Gama de Almeida
- Luci Faria Pinheiro
- Luciana Catete da Silva
- Márcia Regina Galvão de Almeida
- Maria da Consolação Pitanga de Sousa
- Mayza Costa Araújo
- Renata Maria Assunção de Carvalho Sousa
- Sonia Maria da Silva Reis
- Suzérica Helena de Moura Mafra
- Taíza da Silva Gama
- Tereza Cristina Ferreira da Silva
Artigos
- RESULTADO PARCIAL DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO REALIZADO NO DEINFRA ― FLORIANÓPOLIS/SC
- OS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS DO SERVIÇO SOCIAL AMBIENTAL: CONTRIBUTOS PARA UMA REFLEXÃO EPISTEMOLÓGICA SOBRE AS POTENCIALIDADES DAS INTERVENÇÕES ASSISTIDAS COM ANIMAIS
- SERVIÇO SOCIAL E MARXISMO: FUNDAMENTOS E DESAFIOS AO PROJETO ÉTICO-POLÍTICO DO SERVIÇO SOCIAL BRASILEIRO
- O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NO CRAS: ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE A INTERVENÇÃO PROFISSIONAL
- A IMPORTÂNCIA DO OLHAR CRÍTICO DA/O ASSISTENTE SOCIAL NA PROTEÇÃO INTEGRAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: Ações preventivas e socioeducativas desenvolvidas pela instituição Ficar de Bem
- CONTRAREFORMA EDUCACIONAL: AS TENSÕES ENTRE A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR E PROJETO DE FORMAÇÂO PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL
- O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO E SUA RELAÇÃO COM O SUICÍDIO NA PESSOA IDOSA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
- CONVERGÊNCIAS HISTÓRICAS ENTRE GRAMSCI E LUKACS: REFLEXÕES SOBRE O INTELECTUAL ORGÂNICO E O SERVIÇO SOCIAL
- FEMINIZAÇÃO DA POBREZA E A RESISTÊNCIA DAS MULHERES: relações patriarcais de sexo na complexidade da luta de classes
- Família e Projeto Terapêutico singular: mecanismos para desconstrução de uma cultura manicomial
- O TRABALHO DO/A ASSISTENTE SOCIAL COM USUÁRIOS DE ÁLCOOL E DROGAS NO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSOCIAL ALCOOL E DROGAS
- O TRABALHO EDUCATIVO DO SERVIÇO SOCIAL EM UMA UNIVERSIDADE DE TERCEIRA IDADE
- FAMÍLIA, GÊNERO, NEGLIGÊNCIA E CUIDADO NA ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA. Breve reflexão sobre as demandas direcionadas pela equipe de saúde ao Serviço Social.