Reflexões sobre a Arte e o seu Ensino 2
A arte é transformadora, liberta pensamentos, angústias, alegrias, quebra paradigmas, é um espaço de expressão democrático, por isso sua presença na educação é tão relevante.
Através da arte abrem-se caminhos de transformação e de inclusão social. Uma vez que para o homem não basta sua vida individual, sua personalidade, ele busca realizar-se através de um ‘ser social’. São nossos sentidos que fazem a mediação com o exterior, com o social, e são exatamente esses sentidos que são tocados, ou provocados quando em contato com a arte.
Discutir arte nos estabelecimentos de ensino é formar cidadãos mais conscientes de sua atuação em sociedade, mais críticos e também com um senso estético mais apurado.
Esta é a proposta deste livro, abordar discussões sobre práticas pedagógicas relacionadas ao ensino de arte, sobre a experimentação do fazer artístico e como isso reflete na aprendizagem. Devemos considerar que a abrangência das temáticas e linguagens artísticas se faz bem representadas nos capítulos, pois são infinitas as possibilidades de expressão. Teremos então um fio condutor que perpassa a discussão sobre métodos ou técnicas de ensino, mostra o papel de inclusão social que a arte educação nos oferece, na sequência os debates sobre música, dança, teatro, cinema, as artes visuais finalizando com a fotografia. Dentro dessas linguagens podemos encontrar discussões sobre metodologias específicas e práticas aplicadas.
Essa abrangência dos temas nos mostra o quanto necessário é o debate sobre o fazer artístico na escola. Este normalmente é um componente curricular deixado em segundo plano, quando não totalmente negligenciado, em detrimento do ‘saber científico’. Dar consciência da relevância da arte na história é tema urgente entre as pautas da arte educação. É através da arte que conhecemos nossa história, nas representações de quadros, esculturas, da música, mais recentemente do cinema e de tantas outras formas, que sempre estiveram presentes nos livros didáticos de todas as disciplinas.
O que é necessário é que o aluno deixe de conhecer as obras artísticas apenas como ilustração dos livros e passe a fruir estas produções, a se apropriar delas através do estudo de seu contexto, de sua produção e de sua reflexão, como defende Ana Mae Barbosa em sua proposta triangular. Apenas quando há apropriação há conhecimento, se não teremos apenas a informação. Trabalhar a arte como fundamento do ensino é uma das boas maneiras de transformar essa informação, tão abundante atualmente, em conhecimento.
Inspiremo-nos nas novas metodologias aplicadas em escolas de todo o mundo, nas quais a arte é o ponto de partida, e através da interdisciplinaridade conduz os conteúdos dos currículos. Afinal a arte inspira, provoca, transcende, é fenômeno cultural e pode ser entendida como reflexo do mundo, ajudando a compreender e explorar a sociedade e a si mesmo.
Que esta leitura seja agradável, reflexiva e lhe conduza às ações!
Prof.ª Jeanine Mafra Migliorini
Reflexões sobre a Arte e o seu Ensino 2
-
DOI: 10.22533/at.ed.161182108
-
ISBN: 978-85-85107-16-1
-
Palavras-chave: 1. Arte – Estudo e ensino. 2. Arte – Filosofia. I. Migliorini, Jeanine Mafra. II. Título. III. Série.
-
Ano: 2018
- Adriano Morais de Freitas Neto
- Alessandra da Silva
- Augusto Seolin Jurisato
- Celi Corrêa Neres
- Domingos Loureiro
- Ekaterina Emmanuil Inglesis Barcellos
- Fernanda Maziero Junqueira
- Galdenoro Botura Jr
- Gina Zanini
- Julia Yuri Landim Goya
- Luiz Antônio Vasques Hellmeister
- Maria Antonia Benutti
- Maria Beatriz Licursi
- Maria Beatriz Licursi Conceição
- Maria do Carmo J. Plácido
- Patrícia Nogueira Aguena
- Rafael de Sousa Carvalho
- Ricardo de Pellegrin
- Rodolfo Nucci Porsani
- Sérgio Tosi Rodrigues
- Teresa Almeida
Artigos
- ARTE CONTEMPORÂNEA: EXPERIÊNCIAS POÉTICAS
- MÚSICA, POLÍTICA HIP- HOP E RESISTÊNCIA CULTURAL
- Constrangimento e Liberdade criativa
- CARTOGRAFIAS DOS ESPAÇOS SENTÍVEIS: NOVOS OLHARES PARA EXPERIENCIAR NA CIDADE.
- Arte e Tecnologia – Aplicação de Arduino na montagem de um monitor 3D “Cube LED” (Cubo de Diodo Emissor de Luz)
- DESIGN E ARTESANATO COMO INSTRUMENTO DE RESSOCIALIZAÇÃO: O CASO DA DASPRE
- ADORNOS: Designers e materiais da segunda metade do século XX
- ARTE EM VIDRO: UMA VISÃO FEMININA
- ARTE E ILUSTRAÇÃO BOTÂNICA: RELATO DE PRÁTICAS
- A ACESSIBILIDADE NA 17ª EDIÇÃO DO FESTIVAL DE INVERNO DE BONITO 2016 PELO ACERVO DO MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DE MATO GROSSO DO SUL (MARCO)