Palavras e imagens: ensaios sobre linguística, letras e artes
Publicado em 09 de agosto de 2024.
A velocidade que tange o tempo no nosso cotidiano têm impulsionado muitas pessoas a leituras rápidas e sem profundidade. Na contramão desta tendência, apresentamos, aqui, uma coletânea de trabalhos dedicados a analisar de forma esmiuçada e comprometida seus objetos de estudo. Assim, esta edição contempla temas diferenciados, buscando um olhar crítico não somente sobre a linguagem em si, mas também sobre a realidade em que ela se insere.
O primeiro texto que compõe esta obra focaliza o período de isolamento ocasionado pela pandemia Covid-19. Assim, Linguagem escrita, interações e a pandemia (Covid-19): vivências em cursos de formação de professores traz apontamentos referentes à área educacional, em especial ao ensino remoto realizado ao longo da pandemia.
Ainda no entorno de fatos sócio-históricos recentes, temos o estudo intitulado Análise crítica do gênero coletiva de imprensa da lava jato: prestação de esclarecimentos ou acusação frente à sociedade?. Nele, buscou-se entender como se deu o processo de denúncia do caso por meio do dispositivo coletiva de imprensa, investigando, com base na análise crítica de gêneros, a forma como os procuradores conduziram essa denúncia criminal.
A literatura é tema de As contribuições da teoria da iconicidade verbal para a leitura de passagens insólitas em um texto literário. O texto analisa a obra “A hora dos Ruminantes”, com destaque para a iconicidade verbal na representação dos eventos insólitos desse romance de José J. Veiga. Outro estudo literário contemplado nesta coletânea é Autoficção e o processo histórico-social em O irmão alemão, de Chico Buarque, que discute o que é real e ficção na obra literária, focando, além dos aspectos ligados à vida dos sujeitos, também os contextos relacionados aos acontecimentos históricos.
Contemplando a arte em contexto, o estudo intitulado Reorganizando espaços, atuando com histórias pessoais: corpos em suas realidades discursivas e co-dependentes propõe uma discussão sobre o quanto realidades e contextos não se diferem mesmo separados geograficamente, impregnados de informações diárias e fascinados pela imediatez contemporânea. Para isto, o texto toma como objeto o documentário “Nós, professores de Dança” (2019), apresentado no Congresso ANDA 2020.
Esta é uma coletânea de estudos pertinentes e que auxiliam seus leitores a compreender cada temática tratada de forma academicamente objetiva e significativa. Assim, desejamos a vocês uma boa leitura!
Lilian de Souza
Fernanda Tonelli
Palavras e imagens: ensaios sobre linguística, letras e artes
-
DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.223240708
-
ISBN: 978-65-258-2722-3
-
Palavras-chave: 1. Linguística. 2. Letras. 3. Artes. I. Souza, Lilian de (Organizadora). II. Tonelli, Fernanda (Organizadora). III. Título.
-
Ano: 2024
-
Número de páginas: 74
Artigos
- A AUTOFICÇÃO E O PROCESSO HISTÓRICO- SOCIAL EM O IRMÃO ALEMÃO, DE CHICO BUARQUE
- Linguagem escrita, interações e a pandemia (Covid-19): vivências em cursos de formação de professores
- Reorganizando espaços, atuando com histórias pessoais: corpos em suas realidades discursivas e co-dependentes
- ANÁLISE CRÍTICA DO GÊNERO COLETIVA DE IMPRENSA DA LAVA JATO: PRESTAÇÃO DE ESCLARECIMENTOS OU ACUSAÇÃO FRENTE À SOCIEDADE?
- AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA ICONICIDADE VERBAL PARA A LEITURA DE PASSAGENS INSÓLITAS EM UM TEXTO LITERÁRIO