Memória, cultura e sociedade 2
Publicado em 20 de outubro de 2021.
O volume 2 da obra que coaduna as reflexões sobre Memória, Cultura e Sociedade traz uma contribuição significativa para repensarmos as lentes que culturalmente nos possibilitam ler o mundo e agir sobre ele a fim de transformá-lo. De caráter interdisciplinar, o livro congrega pesquisadores brasileiros e estrangeiros que discorreram sobre objetos de pesquisa tocantes os trabalhos da memória e suas teias culturais e sociais. Nesse sentido, esta obra traz reflexões sobre cotidiano, subjetividades e relações de poder entre sujeitos e memórias, afirmação de bens culturais como patrimônios, assim como seus usos e desusos entre permanências e reinvenções de tradições, além das relações de trabalho e turismo na contemporaneidade.
Pesquisas variadas e de temáticas abrangentes, como aspectos histórico-sociais do Brasil da segunda metade do século XIX e da primeira metade do XX, ou mesmo temas com recortes nas práticas culturais da atualidade, a exemplo das festas e quadrilhas juninas, formam um mosaico importante que revela a densidade e fecundidade da tríade que intitula esta obra.
As reflexões sobre cotidiano e arte, mediante as operações das fotografias, e as presenças do corpo e dos gestos nas danças demonstram tessituras da memória afetiva e seus laços de pertencimento cultural e social. Com a mesma relevância, os saberes e as práticas culturais dos quilombos nos faz lembrar a força vital que brota da terra, a importância de escutar os mais velhos e seguir seus ensinamentos, os entrelaçamentos do passado com o presente e as artes indissociáveis da vida na contemporaneidade com os saberes e as memórias ancestrais.
Se o universo onírico da infância aparece nas imagens fotográficas, as tensões sobre infância e violência também foram aprofundadas, descortinando uma pertinente relação entre violência sexual e os quadros sociais da memória. Tal como cultura e memória, a violência também é uma faceta da nossa sociedade. Enfrentar as diferentes formas de violência, nesse caso contra crianças e adolescentes, é uma tarefa indispensável do nosso tempo.
Por fim, uma análise sobre a relação e os impactos entre trabalho e estresse laboral arremata esta obra que desejamos seja leitura prazerosa e mobilizadora.
Joaquim dos Santos
José Italo Bezerra Viana
Memória, cultura e sociedade 2
-
DOI: 10.22533/at.ed.874211810
-
ISBN: 978-65-5983-587-4
-
Palavras-chave: 1. Cultura. 2. Memória. I. Santos, Joaquim dos (Organizador). II. Viana, José Italo Bezerra (Organizador). III. Título.
-
Ano: 2021
- Davi Ebenezer Ribeiro da Costa Teixeira
- Demetrio Flavio Machaca Huancollo
- Douglas Alvarenga
- EDY LARICO MAMANI
- Elton Moreira Quadros
- Flaviano Oliveira Fonsêca
- Gilian Evaristo França Silva
- Isabela Alves Mattos
- Jorgenaldo Calazans dos Santos
- Kelly Apaza Apaza
- Krysla Rodrigues Santos
- Leopoldo Wenceslao Condori Cari
- Luiz Fernando de Souza
- Marília Gabriela Santos de Carvalho
- Nayara Marcelly Ferreira da Silva
- Rachel Aguiar Estevam do Carmo
- Robbins Flores Aguilar
- Thaís Danielle de Oliveira Nunes
- Viviane Baschirotto
- Wolney Nascimento Santos
Artigos
- RETRATOS DA INFÂNCIA E JUVENTUDE A PARTIR DA SÉRIE FOTOGRÁFICA DE ALESSANDRA SANGUINETTI
- OS SABERES E PRÁTICAS DE AUTOATENÇÃO DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE LARANJAL – MATO GROSSO
- A NOVA FUNÇÃO E USO DO PATRIMÔNIO EDIFICADO: O CASO DO NOVO USO DE PATRIMÔNIOS RELIGIOSOS
- MARCOS SOCIAIS DA MEMÓRIA E A REVELAÇÃO DO ABUSO SEXUAL INFANTIL INTRAFAMILIAR: POSSÍVEIS APROXIMAÇÕES
- QUADRILHAS JUNINAS: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS PARA MANTER A TRADIÇAO
- CORPO E GESTUALIDADE NA APRESENTAÇÃO DA QUADRILHA JUNINA “MEU SERTÃO”– 2019
- ÍNDIA, SANGUE TUPI: QUERELAS ENTRE BRASIS
- A história social do Brasil no período de 1890 até 1930: condições histórico-sociológicas que irromperam o movimento anisiano
- ESTRESSE NO TRABALHO E DESEMPENHO PROFISSIONAL DOS TRABALHADORES EM INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS