Linguística, letras e artes: Explorando a expressão criativa da linguagem 2
Publicado em 18 de janeiro de 2024.
A coleção “Organização Linguística, letras e artes: explorando a expressão criativa da linguagem 2” é uma obra que aborda práticas didático-pedagógicas que destaca como enfoque o processo de ensino-aprendizagem no ambiente social da sala de aula. Nessa perspectiva, o presente volume além de interdisciplinar tem como pressupostos a prática docente por meio de caminhos norteadores que vão desde as metodologias utilizadas como propostas tecnológicas inovadoras à constituição linguístico-discursiva do sujeito no processo e formação social.
Assim, evidencia-se assim, em destacar as pesquisas e, principalmente, pesquisadores e instituições diversas que contribuem com os materiais (didático-pedagógicos) elencados e que denotam a priori a socialização com os respectivos trabalhos que contribuem de maneira a ressignificar as práticas docentes; para tanto – apontamos aqui os seguintes textos: Circuito de leitura na era digital: o mistério das letras – com o objetivo de aproximar as crianças do universo da leitura e da escrita, por meio das tecnologias inovadoras e da metodologia docente, uma vez que, o processo de leitura além de apontar tecnologias inovadoras permite fomentar a prática pedagógica na educação infantil; em consonância, temos também o texto Ouvindo e aprendendo com narrativas de futuros professores de inglês que sistematiza o conhecimento adquirido pelos professores em conhecer histórias de aprendizagem dos licenciados letras conforme investigação e discussão dos desafios do ensino de inglês na formação de professores de Língua Estrangeira no Brasil; observamos também, Crenças sobre o ensino de gramática em inglês: pesquisa realizada em escolas públicas da rede estadual de um município goiano – o qual aborda as crenças sobre o ensino da gramática no processo de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa, ao propor como sendo o melhor, se não o único caminho para ensinar a língua no contexto das metodologias ativas, atividades lúdicas e recursos metodológicos que envolvam os discentes em sala de aula; dessa maneira, aponta também, As práticas de linguagem na sala de aula: um relato de trabalho com a obra “o diário de Anne Frank” ¬- a leitura e suas vivências por meio de obras literárias, onde o letramento literário de acordo com a metodologia utilizada torna-se essencial para despertar o interesse, ampliar o conhecimento e desmistificar o entendimento na análise linguística e semiótica no contexto narrativo; outrossim, direciona no texto Um olhar acerca da (des)construção das representações sociais da (re)construção identitária na trilogia cinematográfica Shrek – como proposta, a discussão da teoria das representações sociais e de identidade, que dialoga sobre os estereótipos sociais, os quais são disseminados pelo senso comum ao longo da história, bem como são tratados na indústria cinematográfica.
Portanto, a coleção “Organização Linguística, letras e artes: explorando a expressão criativa da linguagem 2” é uma contribuição de grande valia nos caminhos que perpassam as práticas docentes e sua relevância nas aplicabilidades em sala de aula que elucida o percurso ensino-aprendizagem nos contextos, sociais, linguísticos e culturais.
Boa leitura a todos – e que nesse diálogo possamos ter contribuído!
Organizadores
Sérgio Nunes de Jesus
Simone Matia da Silva
Linguística, letras e artes: Explorando a expressão criativa da linguagem 2
-
DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.023241601
-
ISBN: 978-65-258-2102-3
-
Palavras-chave: 1. Linguística. 2. Letras. 3. Artes. I. Jesus, Sérgio Nunes de (Organizador). II. Silva, Simone Matia da (Organizadora). III Título.
-
Ano: 2024
-
Número de páginas: 74
Artigos
- UM OLHAR ACERCA DA (DES) CONSTRUÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E DA (RE) CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA NA TRILOGIA CINEMATOGRÁFICA SHREK
- OUVINDO E APRENDENDO COM NARRATIVAS DE FUTUROS PROFESSORES DE INGLÊS
- CRENÇAS SOBRE O ENSINO DE GRAMÁTICA EM INGLÊS: PESQUISA REALIZADA EM ESCOLAS PÚBLICAS DA REDE ESTADUAL DE UM MUNICÍPIO GOIANO
- CIRCUITO DE LEITURA NA ERA DIGITAL: O MISTÉRIO DAS LETRAS
- AS PRÁTICA DE LINGUAGEM NA SALA DE AULA: UM RELATO DE TRABALHO COM A OBRA “O DIÁRIO DE ANNE FRANK