Linguística, letras e artes: Discursos e políticas
Publicado em 25 de abril de 2023.
A coleção “Linguística, letras e artes: Discursos e políticas” tem como objetivo principal promover a discussão científica através de uma variedade de trabalhos apresentados em seus capítulos. Neste volume, uma ampla gama de pesquisas, relatos de casos e/ou revisões aborda de forma interdisciplinar as letras, as artes, a literatura e a filosofia. O propósito é explorar a explicação das palavras, os sentidos da linguagem e as nuances de personagens literários, entre outros tópicos relevantes.
Esta obra é fruto da colaboração de diversos acadêmicos, pesquisadores e especialistas das diferentes áreas, que compartilham seus conhecimentos e experiências para fundamentar a compreensão das letras e da literatura. Nos variados capítulos, oriundos de pesquisas, estudos de caso, análises de discurso e revisões bibliográficas, os autores exploram temas fundamentais como a relação entre linguagem e poder, as políticas culturais, a produção literária e artística, bem como a relação entre a língua e a identidade linguística e cultural.
A coleção busca oferecer uma visão crítica e atualizada sobre a importância das linguagens, das letras e das artes no contexto das políticas públicas, bem como sua relação com a construção de identidades e a formação de valores sociais. Metáforas para explicar os sentidos que circulam na sociedade; conceitos filosóficos para compreender a essência da linguagem, reflexões sobre personagens literários; análises com viés da Linguística Textual em poemas de autores clássicos como Drummond e Mário Quintana; considerações sobre a importância de mapas mentais para a compreensão leitora, e mais temática que são desenvolvidas com zelo e com rica fundamentação teórica pelos autores de cada artigo científico presente nessa coletânea.
Os capítulos apresentam uma ampla variedade de temas instigantes e relevantes, com o objetivo de aprofundar o conhecimento de acadêmicos, especialistas e de todos aqueles que têm interesse no estudo das línguas e da linguagem. Com isso, a obra se torna fundamental não apenas para acadêmicos e pesquisadores, mas para todos aqueles interessados em compreender e discutir as dinâmicas sociais e culturais da nossa época relacionada à linguagem e à literatura. Com uma abordagem interdisciplinar, os autores unem conceitos e reflexões de diferentes áreas do conhecimento, proporcionando uma visão mais completa e complexa sobre esses temas. Além disso, o livro também aborda temas contemporâneos que são de interesse direto da sociedade, enriquecendo a discussão e promovendo uma reflexão crítica sobre questões relevantes para a nossa época.
Reconhecemos a importância da divulgação científica e, por isso, enaltecemos a estrutura da Atena Editora, que oferece uma plataforma fidedigna e de qualidade para que pesquisadores possam expor e divulgar seus resultados de maneira eficiente.
Boas leituras!
Giovana Reis Lunardi
Linguística, letras e artes: Discursos e políticas
-
DOI: 10.22533/at.ed.973232504
-
ISBN: 978-65-258-1097-3
-
Palavras-chave: 1. Linguística. 2. Letras. 3. Artes. I. Lunardi, Giovana Reis (Organizadora). II. Título.
-
Ano: 2023
-
Número de páginas: 168
- Ademilson Pereira Ribeiro
- ANA ELVIRA LUCIANO GEBARA
- Athos Vieira Alves
- Débora Iracy Ferreira de Araújo
- Eduarda Alves Barbosa
- Evandro Fantoni
- Fernanda Diniz Ferreira
- Guaraciaba Micheletti
- Jacimara Ribeiro Merizio Cardozo
- Jailton dos Santos Silva
- Louis Guillaume Théodore Bueno Santos Martins
- Mariana Rodrigues Marinho
- Patrícia Cabral Duarte
- Paulo Gabriel Calvet Ribeiro
- Rafaela Dávila Souza de Mendonça
- RENILDA APARECIDA COSTA
- ROSINÉA AUXILIADORA PEREIRA DOS SANTOS
- Sanqueilo de Lima Santos
- Sérgio Arruda de Moura
- Tacel C. Leal
Artigos
- As fronteiras étnicas no contato de língua: uma reflexão sobre as relações de poder entre as línguas portuguesa e ticuna no Alto Solimões
- Metáforas de jornada no discurso político: Uma proposta de análise de vídeos publicitários do TSE
- Identidade, história e memória: uma análise comparativa de “Respeitem meus cabelos, brancos,” de Chico César e “Identidade”, de Mia Couto
- REPETIÇÃO E EXPRESSIVIDADE NA POESIA
- GLOSSÁRIO: A TABUIZAÇÃO E O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS PARA PROSTITUTA, NO MARANHÃO
- OS LIMITES DA PERSONAGEM: CRIAÇÃO E EXPANSÃO NA TRILOGIA DO ADEUS, DE JOÃO ANZANELLO CARRASCOZA
- A TECNOLOGIA SOCIAL DOS MAPAS CONCEITUAIS COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA LEITORA DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
- LINGUAGEM, ESTEREÓTIPOS E ETIQUETA PROFISSIONAL NA ATUAÇÃO DE SECRETÁRIOS EXECUTIVOS
- A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INGLESA PARA AS ESCOLAS
- A idealidade da significação na Segunda investigação lógica de Edmund Husserl
- UMA VISÃO DO GOLPE MILITAR CHILENO NO ROMANCE O AMOR DE PEDRO POR JOÃO, DE TABAJARA RUAS