
Linguagem, cultura e expressão: Conexões entre Letras, Linguística e Artes
Publicado em 01 de abril de 2025.
A linguagem é uma ferramenta fundamental na/da comunicação que permite expressar sentimentos, compartilhar ideias, experiências e conhecimentos. Sendo assim, possibilita na interação com o ambiente e os constituídos sujeitos sociais, visto que é uma atividade compartilhada entre os interlocutores.
Nessa perspectiva, a coleção Linguagem, cultura e expressão: conexões entre linguística, letras e artes - aborda a comunicação no viés da evolução da discursividade como contribuições significativas com o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), no processo de ensino-aprendizagem de línguas.
Assim, apresentamos aqui os seguintes textos: Discursos docentes sobre tecnologias digitais: desafios e possibilidades na formação continuada – que propõe sobre as concepções de linguagem e discurso e considera a língua(gem) como prática social, bem como é importante pensar na reflexão sobre a formação de professores e o uso das TDICs. Em consonância, o texto As tecnologias digitais nas aulas de língua inglesa: uso e percepções dos docentes da 21ª CRE – explora o percurso do ensino-aprendizado de língua inglesa em diferentes realidades, por meio de práticas pedagógicas com as TDICs e no modelo Substituição, Aumento, Modificação e Redefinição (SAMR) de Puentedura (2006) e no Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores (DigComEdu, 2018).
Outrossim, o texto Ensino da entonação do Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE) a aprendizes brasileiros – tem como objetivo analisar a importância do ensino da entonação do espanhol como língua estrangeira a partir dos níveis iniciais para aprendizes brasileiros e considera também os componentes suprassegmentais como a ‘entonação’ e o ‘ritmo’. Ademais, a coleção finaliza com o texto História de la edición en Mexico: publicaciones y creación de los periódicos – que vai apontar para a relevância da publicidade da produção científica ao discorrer sobre a história dos periódicos do México entre os séculos XIX e XX, bem como as revistas mais importantes decorrentes nesse mesmo período. Por fim, o texto 100 anos de Rubem Fonseca: As marcas literárias do criador da escola brutalista literária brasileira – analisa a trajetória literária trilhada por Rubem Fonseca.
Para tanto, a coleção Linguagem, cultura e expressão: conexões entre linguística, letras e artes busca contribuir de maneira significativa para seus leitores e aponta que o conhecimento científico-intelectual é um caminho incessante de (re)descobertas para a evolução da humanidade.
Com efeito, desejamos uma leitura proveitosa a todos – e que nessa troca, possamos ter contribuído!
Organizadores
Sérgio Nunes de Jesus
Simone Matia da Silva
Linguagem, cultura e expressão: Conexões entre Letras, Linguística e Artes
DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.432253103
ISBN: 978-65-258-3243-2
Palavras-chave: 1. Linguagem e cultura. I. Jesus, Sérgio Nunes de (Organizador). II. Silva, Simone Maria da (Organizadora). III Título.
Ano: 2025
Número de páginas: 82
Artigos
- As Tecnologias Digitais nas Aulas de Língua Inglesa: Uso e Percepções dos Docentes da 21ª CRE
- ENSINO DA ENTONAÇÃO DO ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA (E/LE) A APRENDIZES BRASILEIROS
- Historia de la edición en México: Publicaciones y creación de los periódicos
- 100 anos de Rubem Fonseca: As marcas literarias do criador da escola brutalista literária brasileira
- DISCURSOS DOCENTES SOBRE TECNOLOGIAS DIGITAIS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO CONTINUADA