Ebook - Inovação e gênero: em busca de um mundo inclusivo 2Atena Editora

E-book

1. Identidade de gênero. 2. Inclusão social. I. Santos, Rosana Maria dos (Organi...

Livros
capa do ebook Inovação e gênero: em busca de um mundo inclusivo 2

Inovação e gênero: em busca de um mundo inclusivo 2

Publicado em 15 de novembro de 2023.

O volume ‘Organização, inovação e gênero: em busca de um mundo inclusivo 2’ apresenta quatro artigos que estão expostos, na obra, através de capítulos de livros, por terem temáticas, áreas de conhecimentos e abordagem metodológicas em comum. Nesse contexto, os artigos versam sobre as questões listadas no título deste e-book. É válido destacar o aspecto democrático de acesso às diversas pesquisas dos estudantes, docentes e pesquisadores de diferentes regiões e universidades do país. Esse fato, oportuniza aos leitores a possibilidade de se debruçarem sobre várias metodologias e pesquisas, de forma acessível e gratuita. 
No e-book, o leitor encontrará textos que analisam as desigualdades de gênero e a convicção histórica de um binarismo que coloca mulheres e homens em lados opostos. Nesse sentido, aos homens se atribuem os valores da força, racionalidade, virilidade, senso crítico e, desta forma, seriam eles os mais capazes para exercerem funções públicas na sociedade. Já as mulheres, são representadas de forma oposta: sensíveis, emotivas, irracionais, devido ao seu instinto materno, logo, frágeis e inábeis para atuarem fora do lar. Assim, por muito tempo, às mulheres negou-se a atuação em espaço público, sobretudo, a instrução acadêmica. Já para os homens, foi possibilitado, por diferentes meios, o seu desenvolvimento intelectual pautado na crença de que sua instrução formal traria benefícios para a humanidade. O direito ao acesso à educação, igual àquela destinada aos homens, foi reivindicado no princípio da organização do movimento feminista no início do século XX. Assim, temos a necessidade, urgente, de pesquisas e produções acadêmicas que possam contribuir com a valorização das histórias de luta das mulheres e, ao mesmo tempo, denunciar as violências de gênero veladas ou explícitas. Tais produções devem também buscar desmistificar alguns estereótipos atribuídos à mulher na sociedade.
Posteriormente, são problematizados os aspectos que envolvem a diversidade humana por meio das manifestações culturais que evidenciam as diferenças de gênero. Diante deste cenário, é fundamental olhar para a coletividade como lugar do encontro das diferenças. Por isso , é necessário a mobilização social para iniciarmos o processo da inclusão, pois é através desse movimento que podemos pensar numa sociedade que esteja voltada para a cidadania global, plena, livre de preconceitos e que reconheça e valorize as diferenças e as memórias. Isso implica em mudança no paradigma da mentalidade machista, heteronormativa e distópica, transformações essas que resultam na ruptura de toda uma estrutura organizacional que tem sido pautada no modelo técnico-científico da modernidade, em contraponto com uma mentalidade que valoriza e coloca no centro do debate as vivências subjetivas, afetivas e impulsiona a capacidade criativa do ser humano. 
Desse modo, a obra ‘Organização, Inovação e gênero: em busca de um mundo inclusivo 2’ apresenta conceitos e teorias bem fundamentadas, contribuindo para a produção científica do país. Através desse sucinto itinerário pelos textos que compõem a presente obra, procuramos levar ao leitor uma ideia, ainda que limitada, das variadas direções, temáticas e horizontes sobre os temas que envolvem as questões de gênero, cultura, memória e relações de poder. 


Rosana Maria dos Santos

Ler mais
Fale conosco Whatsapp