Impactos Comunicacionais da Cibercultura na Contemporaneidade
A Cibercultura ganhou relevância nas investigações sobre informação, usabilidade, comunicação, interatividade, redes e atores sociais “on-line” em todo o planeta. Essa cultura emergente surge com base nos avanços tecnológicos e técnicos que possibilitam a construção de novas socialidades, rearranjando a estrutura das relações entre diferentes sujeitos, nós e conexões.
Esse universo constrói uma ecologia e uma inteligência cognitiva, influenciando as medições sociais, políticas, culturais, religiosas, organizacionais, etc. É inegável a existência de um ciberespaço que se caracteriza por sua natureza incontrolável, dada a profusão de opiniões, acessos, expressões, diálogos, embates, etc., gerando uma cultura peculiar que segue em constante evolução.
Nesse sentido, este livro considera as múltiplas plataformas de mídia digital cruciais no erigir de um novo tempo e espaço no qual todos estamos inseridos. A comunicação e a democracia são duas faces de uma mesma moeda e as redes da Internet são o epicentro da legitimação da participação, colaboração e interação entre sujeitos, organizações e estados. A influência dos atores/usuários das mídias digitais é uma realidade sem volta, mas possui suas aporias, premência de uma sociedade midiatizante e consumista.
Em um mundo aberto no qual cada sujeito quer ter o direito e a liberdade de manifestar opiniões a respeito de tudo – e de todos –, as redes digitais são um habitar propício para tensionamentos e diálogos, já que distribui e compartilha as malhas de poder, antes concentrado nas mãos dos grandes conglomerados de comunicação e vincado no modelo “de um – para muitos”, possibilitando maior participação e legitimando o modelo de comunicação “de muitos – para muitos”, o qual é síncrono e independente das distâncias geográficas.
Os artigos que compõem esta obra levam em conta que a cibercultura provoca mudanças seminais no ambiente comunicacional, informativo e de interatividade, afetando rigorosamente as diretrizes de construção de significados e as relações de poder, haja vista sua complexidade sociotecnológica, cultural e as novas socialidades que constitui.
Os autores que perfilam por este livro apresentam temáticas que problematizam as relações de consumo, o cyberbullying, jogos digitais, comportamento de usuários, etc., no contexto de uma cultura digital, por meio de diferentes campos teóricometodológicos. Debruçam-se sobre o cenário atual da cibercultura, convidando-nos à análise de suas vantagens, mas, também, de seus efeitos colaterais, os quais se enleiam, umbilicalmente, à ambivalente sociedade contemporânea.
Marcelo Pereira da Silva
Impactos Comunicacionais da Cibercultura na Contemporaneidade
-
DOI: 10.22533/at.ed.697191111
-
ISBN: 978-85-7247-769-7
-
Palavras-chave: 1. Comunicação social. 2. Computadores e civilização. 3. Tecnologia da informação.
-
Ano: 2019
- Anita Teixeira de Mendonça
- Cristiane Moreira da Silva
- Damaris Ferreira Hipólito
- EDNEI DE GENARO
- Edson Fernando Sabadin da Silva
- Gabriel Santos Pereira
- Gustavo Denani
- Ivanilce Santos Oliveira
- José Bernardo de Azevedo Junior
- Marcelo Pereira da Silva
- Pablo Fabião Lisboa
- Rodrigo Neris Ferreira Cardoso
- Tamiris Artico
- Vânia Warwar Archanjo Moreira
Artigos
- Temporalidades em jogos digitais: uma breve arqueologia
- A semiótica e a percepção na construção de sentidos nas redações do ENEM: uma reflexão sobre o processo de interação do aluno na sociedade contemporânea
- Apontamentos sobre o imaginário da cibercultura
- MOTIVAÇÕES DAS FAKE NEWS E A MANIPULAÇÃO DA OPINIÃO PÚBLICA: ANÁLISE DAS NOTÍCIAS COMPARTILHADAS EM JULHO/2017 PELO MOVIMENTO BRASIL LIVRE (MBL) EM SUA FANPAGE NO FACEBOOK
- ANÁLISE DE UM CANAL MIDIÁTICO ENQUANTO FORMADOR DE IMPRESSÕES E COMPORTAMENTOS EM USUÁRIOS
- Cyberbullying o problema e uma oportunidade para reflexão
- O SITE DE REDE SOCIAL RECLAME AQUI: A EMERGÊNCIA DO CONSUMIDOR CONTEMPORÂNEO E OS DESAFIOS DA CONVIVÊNCIA