Geografia Física: Estudos Teóricos e Aplicados
É com muito prazer que apresentamos a obra “Geografia Física: Estudos Teóricos e Aplicados”, que apresenta uma série de quinze contribuições acerca de temas relacionados a Geografia Física, com trabalhos aplicados e de cunho metodológico.
A abertura do livro, com o capítulo “Dinâmica da pluviosidade na Amazônia Legal: o caso da Ilha do Maranhão”, analisa a dinâmica pluviométrica da ilha, com técnicas de geoprocessamento e importante aporte para intervenções de ordem ambiental na região.
Nos capítulos 2, 3 e 4 são apresentados estudos sobre a dinâmica climatológica em diferentes escalas. No primeiro trabalho, intitulado “Influencia dos aspectos climáticos na diversidade das paisagens naturais na região sul do Brasil” apresenta as influências dos aspectos climáticos e sua relação com a diversidade das paisagens naturais. Em seguida, temos o trabalho “O clima do parque estadual de Itapuã/RS segundo as classificações climáticas para o estado do Rio grande do Sul, Brasil”, e por fim “A caracterização do clima em unidades de conservação: uma análise nos planos de manejo dos Parques Estaduais do Rio Grande do Sul, Brasil”, com discussões a nível estadual, que abordam a aplicação de classificações climáticas e a importância dos Planos de Manejo em áreas de proteção ambiental.
Nos capítulos 5, 6 e 7 intitulados respectivamente de “Análise integrada dos recursos hídricos em Guaraciaba do Norte/CE”, “Gestão de recursos hídricos e descentralização institucional: considerações sobre desafios e boas práticas no município de Niterói – RJ” e “Análise e compartimentação morfométrica de rede de drenagem: um estudo de caso na serra de Uruburetama – CE” são apresentadas excelentes discussões acerca da dinâmica dos recursos hídricos, com foco para o planejamento ambiental e análise morfométrica em área serrana.
No capítulo 8 “Reconstituição paleoambiental em sítios arqueológicos através da análise de fitólitos: estudos de caso no Brasil” é apresentada uma série de resultados que contribuem para a interpretação de paleoambientes e sua importância na dinâmica da paisagem.
No capítulo 9 “Caracterização geomorfológica e ambiental da sub-bacia hidrográfica do rio Riachão – Minas Gerais” analisa a importância da geomorfologia e análise ambiental em áreas de bacia hidrográfica, assim como discorre sobre os principais problemas ambientais da área.
No capítulo 10 “A percepção ambiental de quem lê e vê a paisagem do espaço urbano de Campo Grande/MS” analisa os problemas ambientais relativos ao processo de uso e ocupação e da falta de gestão, planejamento e monitoramento dos recursos hídricos das bacias hidrográficas do espaço urbano de Campo Grande.
Nos capítulos 11 “A geografia física na prática: elaboração, construção e aplicação de caixa de areia de realidade aumentada” e 12 “metodologias ativas e aprendizagem no ensino de geografia física- relato de experiência do programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID) da Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL”, são abordados temas como produção de material didático de apoio a geografia física, e a vivência de alunos de graduação do curso de licenciatura em Geografia junto ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID),no município de União dos Palmares – Alagoas.
No capítulo 13 “Análise espacial da distribuição geográfica da unidade de saúde da família e unidade básica de saúde” utilizou da análise pontual para mapear as Unidades de Saúde da Família e as Unidades Básicas de Saúde em Feira de Santana – BA.
No capítulo 14 “Delícia de geografia! Comida de afetos em sala de aula: a alimentação enquanto recurso pedagógico” aplica práticas pedagógicas com a utilização de materiais simples, que associados com a afetividade reforçam conceitos da geografia física em sala de aula.
Para o encerramento da presente obra, é apresentado o trabalho intitulado “Agricultura brasileira: uma abordagem do passado, presente e futuro” que tem como objetivo analisar a importância das exportações para a agricultura nacional.
Dessa forma, a coleção de artigos da presente obra ressalta a diversidade temática e metodológica de estudos na esfera da geografia física, e assim esperamos que os leitores aproveitem a leitura e aporte para futuras contribuições.
Prof. Dr. Luis Ricardo Fernandes da Costa
Geografia Física: Estudos Teóricos e Aplicados
-
DOI: 10.22533/at.ed.732201307
-
ISBN: 978-65-5706-173-2
-
Palavras-chave: 1. Geografia física. 2. Geografia – Estudo e ensino. I. Costa, Luís Ricardo Fernandes da.
-
Ano: 2020
- Adriana Fernandes Machado de Oliveira
- Adriano de Souza Antunes
- Alarcon Matos de Oliveira
- Alcionir Pazatto Almeida
- Alessandra Mendes Carvalho Vasconcelos
- Anderson Gonçalves de Oliveira
- Antônia Elisangela Ximenes Aguiar
- Bárbara Fernandes da Cunha
- Bruna Lima Carvalho
- Caio Vinicius Watzeck Ciavareli
- Carlos Oliveira Brito
- Cássio Arthur Wollmann
- Cássio Arthur Wolmann
- Daniel Perez
- David Oldack Barcelos Ferreira Machado
- Dione da Rocha Bandeira
- Érico Anderson de Oliveira
- EVA FAUSTINO DA FONSECA DE MOURA BARBOSA
- FABRÍCIA CARLOS DA CONCEIÇÃO
- Felipe Costa Abreu Lopes
- Heloisa Helena Gomes Coe
- Ismael Luiz Hoppe
- José Falcão Sobrinho
- Juarez Mota Pinheiro
- Jurandyr Luciano Sanches Ross
- Karina Ferreira Chueng
- Larissa Lorrayne de Oliveira Martins
- Leidiane Alves Cavalcanti
- Luis Ricardo Fernandes da Costa
- Lusanira Nogueira Aragão
- Marcelo Fagundes
- MARIA EDINEY FERREIRA DA SILVA
- Maria Lúcia Brito da Cruz
- Maria Raiane de Mesquita Gomes
- Pedro Henrique Eleoterio De Assis
- Raphaella Rodrigues Dias
- REJANE ALVES FÉLIX
- Roberto Luiz dos Santos Antunes
- Rosa Cristina Corrêa Luz Souza
- Rosália Caldas Sanábio de Oliveira
- Sandra Baptista da Cunha
- Sarah Domingues Fricks Ricardo
- Taynah Garcia Fernandes
- Thiago dos Santos Leal
- Thiago Souza Silveira
- Viviane Moreira Maciel
- Wesley Erasmo Alves Boitrago
Artigos
- DINÂMICA DA PLUVIOSIDADE NA AMAZÔNIA LEGAL: O CASO DA ILHA DO MARANHÃO
- A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE QUEM LÊ E VÊ A PAISAGEM DO ESPAÇO URBANO DE CAMPO GRANDE/MS
- "METODOLOGIAS ATIVAS E APRENDIZAGEM NO ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA- RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS- UNEAL"
- RECONSTITUIÇÃO PALEOAMBIENTAL EM SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS ATRAVÉS DA ANÁLISE DE FITÓLITOS: ESTUDOS DE CASO NO BRASIL
- A GEOGRAFIA FÍSICA NA PRÁTICA: ELABORAÇÃO, CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE CAIXA DE AREIA DE REALIDADE AUMENTADA
- ANÁLISE E COMPARTIMENTAÇÃO MORFOMÉTRICA DE REDE DE DRENAGEM: UM ESTUDO DE CASO NA SERRA DE URUBURETAMA – CE
- ANÁLISE ESPACIAL DA DISTRIBUIÇÃO GEOGRAFICA DA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA E UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE.
- DELÍCIA DE GEOGRAFIA! COMIDA DE AFETOS EM SALA DE AULA: A ALIMENTAÇÃO ENQUANTO RECURSO PEDAGÓGICO
- ANÁLISE INTEGRADA DOS RECURSOS HÍDRICOS EM GUARACIABA DO NORTE/CE
- INFLUENCIA DOS ASPECTOS CLIMÁTICOS NA DIVERSIDADE DAS PAISAGENS NATURAIS NA REGIÃO SUL DO BRASIL
- Gestão de Recursos Hídricos e Descentralização Institucional: Considerações sobre desafios e boas práticas no município de Niterói - RJ
- O clima do Parque Estadual de Itapuã/RS segundo as classificações climáticas para o Estado do Rio Grande do Sul, Brasil
- A CARACTERIZAÇÃO DO CLIMA EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO: UMA ANÁLISE NOS PLANOS DE MANEJO DOS PARQUES ESTADUAIS DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL
- AGRICULTURA BRASILEIRA: UMA ABORDAGEM DO PASSADO, PRESENTE E FUTURO
- CARACTERIZAÇÃO GEOMORFOLÓGICA E AMBIENTAL DA SUB-BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO RIACHÃO – MINAS GERAIS