Ebook - Engenharia sanitária e ambiental: sustentabilidade em açãoAtena Editora

E-book

1. Engenharia sanitária e ambiental. I. Paniagua, Cleiseano Emanuel da Silva (Or...

Livros
capa do ebook Engenharia sanitária e ambiental: sustentabilidade em ação

Engenharia sanitária e ambiental: sustentabilidade em ação

Publicado em 11 de julho de 2024.


O e-book: “Engenharia sanitária e ambiental: sustentabilidade em ação” é constituído por cinco capítulos de livros, a saber: i) aspectos políticos em torno do Novo marco legal do saneamento básico; ii) gestão de resíduos sólidos em instituições de ensino superior no estado do Pará; iii) dissipador de energia por ressalto hidráulico; iv) avaliação do sistema de abastecimento de água de São Luís/MA e; v) impacto na eficiência de tratamento de esgoto a partir do recebimento por estações elevatórias. 
O primeiro capítulo apresentou uma revisão crítica em relação à análise documental e dos discursos dos parlamentares que aprovaram a PL 4.162/2019 em relação ao “Novo marco legal do saneamento básico”. Segundo análise dos próprios autores, a promulgação da Lei n. 14.026/2020 favoreceu a ampliação do setor privado em obras de saneamento que viriam a ser realizadas em todo o território nacional, o que ampliaria os aspectos econômico-financeiros em detrimento do acesso universal ao serviço de saneamento. 
O capítulo 2 analisou o processo de geração e classificação dos resíduos sólidos gerados na Universidade do Estado do Pará-Campus VIII/Marabá em termos qualitativo e quantitativo em relação a composição do resíduo gerado. Os autores concluíram que 49,9% de todo o resíduo gerado é de natureza orgânica, sendo gerado 0,015 kg/hab./dia e, que necessita de propostas de implementação de projetos de educação ambiental com o intuito de reduzir e reciclar grande parte dos resíduos gerados.
O terceiro capítulo apresentou um estudo em relação ao uso de vertedouros a jusante de barragens de hidrelétrica e a ocorrência de zonas de turbulência que podem provocar desde danos locais até estruturais na parte hidráulica da barragem. Segundo os autores, ao se avaliar diferentes parâmetros característicos que impactam no ressalto hidráulico, ocorre a demonstração de uma correlação entre a vazão escoada com o modelo utilizado.
O capítulo 4 se constituiu em realizar o levantamento de informações referente ao período 2006-2007 com atualização até 2023 em relação ao atendimento da meta 6 dentre as 17 existentes no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável estabelecido pela ONU até o ano de 2030. A autora concluiu que o aumento das chuvas no período de 2006-2007 favoreceu a prevalência de diarreia aguda sem correlação com a Hepatite A e que apesar dos avanços de quase duas décadas, a qualidade da água para fins potáveis ainda se encontra em desacordo com o estabelecido pela legislação no município de São Luís/MA.
Por fim, o quinto capítulo avaliou as características do esgoto bruto na entrada e saída das estações elevatórias e com estas influenciam na eficiência de tratamento de esgoto em uma ETE na cidade do Norte de Minas Gerais. Os autores concluíram que existe a necessidade de ações voltadas para o monitoramento, controle e fiscalização em relação aos aportes de lançamentos indevidos na rede coleta, a fim de garantir maior eficiência em todo o processo de tratamento de esgoto.
Nesta perspectiva, a Atena Editora vem trabalhando de forma a estimular e incentivar cada vez mais pesquisadores do Brasil e de outros países, a publicarem seus trabalhos com garantia de qualidade e excelência em forma de livros, capítulos de livros e artigos científicos.

Prof. Dr. Cleiseano Emanuel da Silva Paniagua
 

Ler mais
Fale conosco Whatsapp