
Engenharia Sanitária e Ambiental: Gestão de recursos hídricos e saneamento
Publicado em 11 de março de 2025.
O e-book: “Engenharia Sanitária e Ambiental: Gestão de recursos hídricos e saneamento” é constituído por cinco capítulos de livros que investigaram aspectos relacionados: i) saúde e bem-estar dos produtores de fumo (fumicultores) do Rio Grande do Sul; ii) avaliação da qualidade do serviço de água e esgoto do município de Pratápolis/MG; iii) planejamento urbano desordenado e os impactos nos corpos hídricos; iv) implantação de um sistema de aproveitamento de água da chuva no IFPA/Conceição do Araguaia e; v) aplicação da fitorremediação em águas residuárias da indústria de papel e celulose.
O primeiro capítulo realizou uma revisão da literatura em relação a saúde das famílias que cultivam folhas de fumo, para abastecer a indústria de tabaco, que residem no estado do Rio Grande do Sul. Os estudos demonstraram uma prevalência de ideação suicida e distúrbios psicológicos entre os homens, podem estar associados ao maior contato e exposição a diferentes agrotóxicos organofosforados aplicados durante o cultivo de folhas de fumo, bem como as condições precárias de trabalho.
O capítulo 2 avaliou a qualidade dos serviços de água e esgoto do município de Pratápolis/MG em relação ao estabelecimento do novo Marco Legal do Saneamento Básico. Os resultados apontaram que os serviços oferecidos atendem as exigências estabelecida pela legislação vigente, sendo proposto novas sugestões e diretrizes com o intuito de melhorar ainda mais a prestação de serviço e atender as metas no novo Marco Legal do Saneamento.
O terceiro capítulo investigou os inúmeros impactos ambientais ocasionados por loteamentos nas proximidades de corpos hídricos, no município de Peruíbe/SP. A revisão da literatura demonstrou alterações significativas em relação aos aspectos físicos, químicos e biológicos dos recursos hídricos em relação a legislação vigente. Sendo necessário o desenvolvimento de ações mais efetivas, a fim de proteger os corpos hídricos e melhorar o desenvolvimento sustentável no município paulista.
O capítulo 4 apresentou um estudo de viabilidade para se implementar um sistema de coleta de água de chuva no IFPA localizado na cidade de Conceição do Araguaia/PA. Os resultados indicaram uma redução de até 30% no consumo de água, demonstrando ser uma alternativa sustentável e econômica para a instituição de ensino.
Por fim, o quinto capítulo realizou uma revisão da literatura em relação a aplicação de fitorremediação para remoção de inúmeros metais pesados presentes em águas residuárias provenientes da indústria de papel e celulose. Os resultados são promissores, mas necessitam de maiores estudos em termos de aplicação em larga escala, condições reais e a complexidade dos efluentes gerados.
Nesta perspectiva, a Atena Editora vem trabalhando de forma a estimular e incentivar cada vez mais pesquisadores do Brasil e de outros países, a publicarem seus trabalhos com garantia de qualidade e excelência em forma de livros, capítulos de livros e artigos científicos.
Prof. Dr. Cleiseano Emanuel da Silva Paniagua
Engenharia Sanitária e Ambiental: Gestão de recursos hídricos e saneamento
DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.555250703
ISBN: 978-65-258-3255-5
Palavras-chave: 1. Engenharia sanitária e ambiental. I. Paniagua, Cleiseano Emanuel da Silva (Organizador). II. Título.
Ano: 2025
Número de páginas: 117
- Addyson Macedo Silva
- Adria Lorena de Moraes Cordeiro
- Alisson Carraro Borges
- Ana Paula Brandão Leal
- Antônio Jorge Silva Araújo Junior
- Eder Carlos Lopes Coimbra
- EMANUELY DIAS MANCILHA
- Eva Silvestre Araújo
- GABRIELA DA SILVA RODRIGUES
- Jheiry Barbosa dos Santos
- Juliana Valitutti Romero
- Kariny Silva de Oliveira
- Laila Rover Santana
- Luciana Rodrigues Nogueira
- MANUELLA LISACKOSKI
- MARIANA DE PAULA FARIAS
- Mirian Santos Alves
- Paulo da Silva
- Rodrigo Augusto Ferreira de Brito
- Vinícius Augusto Ribeiro Borges
Artigos
- OCUPAÇÕES SEM PLANEJAMENTO E SEUS DANOS AOS CORPOS HÍDRICOS DO ENTORNO - ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE PERUÍBE
- ÁGUA, ESGOTO E DRENAGEM DE PRATÁPOLIS/MG: DIAGNÓSTICO E PERSPECTIVAS FRENTE AO MARCO LEGAL DO SANEAMENTO BÁSICO DE 2020
- VIABILIDADE DA IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE APROVEITAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA - CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA-PA
- FITORREMEDIAÇÃO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS DE PRODUÇÃO DE CELULOSE NO CONTEXTO DE REMOÇÃO DE METAIS PESADOS
- Ideação suicida e transtornos mentais decorrentes da interação com agrotóxicos no cultivo de Nicotiana tabacum no âmbito da Bacia Hidrográfica do Rio Camaquã-RS: Uma revisão