Crustáceos: Ecossistema, Classificação e Reprodução
O E-book Crustáceos: Ecossistema, Classificação e Reprodução é uma obra composta de um único volume que tem como foco principal a discussão científica por intermédio de trabalhos diversos que compõe seus capítulos. Cada capítulo abordará de forma categorizada e interdisciplinar trabalhos, pesquisas, relatos de casos e/ou revisões que transitam nos vários caminhos relacionados aos crustáceos de diferentes classes, famílias, gêneros e espécies. Nesta obra, o objetivo central foi apresentar de forma categorizada e clara, estudos desenvolvidos em diferentes instituições de ensino e pesquisa do país.
Em todos os trabalhos a linha condutora foi o aspecto relacionado à biologia, reprodução desenvolvimento larval, extensão pesqueira, hábitat natural, educação ambiental, e áreas correlatas. A conservação dos ambientes costeiros, sejam manguezais ou faixas litorâneas tem tido um olhar especial, uma vez que não só impacta os animais ali encontrados, mas outros ecossistemas fluvio-marinhos. Temas diversos e interessantes são, deste modo, discutidos nesta obra com a proposta de fundamentar o conhecimento de acadêmicos, ligados não só à área ambiental, ecológica ou biológica, mas também a área humana, quando perpassa pela interação com os atores envolvidos nas práticas de captura de crustáceos, pessoas cujo conhecimento é de extrema importância para a compreensão da interrelação entre os animais e o meio onde vivem.
Torna-se relevante a compilação de diferentes trabalhos sobre pesquisas com crustáceos, seja de forma laboratorial, ou através de dados coletados em campo, para fortalecer o estudo e difundir a importância desses animais tanto no meio acadêmico como social, de forma a proporcionar o equilíbrio entre pesquisa e extensão. Deste modo, a obra Crustáceos: Ecossistema, Classificação e Reprodução apresenta os diferentes objetivos que culminaram nos resultados aqui apresentados que foram desenvolvidos por professores, juntamente com seus alunos e suas alunas, envolvendo também pessoas das comunidades pesqueiras, como forma de enaltecer não apenas a experiência laboratorial, mas a empírica desenvolvida de forma laboral nos ambientes de manguezais, dulcícolas e costeiros, que serão apresentados de maneira concisa, prática e didática.
A divulgação científica se faz tão importante quanto o “saber fazer” daqueles que vivem da coleta de crustáceos, ou estão envolvidos em outras modalidades pesqueiras, mas que inúmeras vezes contribuem nas coletas de campo. Portanto, utilizar da estrutura da Atena Editora é uma oportunidade de oferecer uma plataforma consolidada e confiável para os diferentes pesquisadores apresentarem seus resultados à sociedade, para que esses dados possam servir de orientação e base para novas descobertas.
Luciana do Nascimento Mendes
Crustáceos: Ecossistema, Classificação e Reprodução
-
DOI: 10.22533/at.ed.88819191
-
ISBN: 978-85-7247-788-8
-
Palavras-chave: 1. Crustáceos. 2. Crustáceos – Ecossistema. 3. Crustáceos – Classificação.
-
Ano: 2019
- Anna Julia Justi Molinari
- Bruno de Lima Preto
- Cimara Carla de Andrade Monteiro
- Cleber Palma-Silva
- Edélti Faria Albertoni
- Glenda Emanoely Costa Silva
- Ivyna Paula Lins de Oliveira
- Jamilly Leite Olegario
- Karoline Pereira Martins
- LUCIANA DO NASCIMENTO MENDES
- Luiz Ubiratan Hepp
- Maiby Glorize da Silva Bandeira
- Nilo da Silva Nunes Pirovani
- Odilon Martins Netto
- Raúl Cruz
- Sandja Salette de Lima Fernandes
- Vinicius de Paula Coelho
Artigos
- Estratégia de eclosão de microcrustáceos endêmicos de ambientes intermitentes ao longo dos hidroperíodos anuais
- EFEITO DA SALINIDADE SOBRE A SOBREVIVÊNCIA DAS LARVAS DE Potimirim brasiliana Villalobos, 1959 (Crustacea, Decapoda, Atyidae)
- A ATIVIDADE DE CAPTURA DE CARANGUEJOS E SIRIS NOS MANGUEZAIS DE MACAU-RN
- CAPTURA DE CARANGUEJO GUAIAMUM, Cardisoma guanhumi, Latreille, 1828: PRÁTICAS DE EXTENSÃO PESQUEIRA NA ATIVIDADE EXTRATIVISTA
- ANÁLISE DA ALIMENTAÇÃO DO GUAIAMUM, Cardisoma guanhumi, LATREILLE, 1828, EM AMBIENTE NATURAL E EM CATIVEIRO.
- DEGRAÇÃO DO MANGUEZAL E POSSIVEIS IMPACTOS NA ATIVIDADE DE CAPTURA DO GUAIAMUM, Cardisoma guanhumi, Latreielle, 1828.