A Produção do Conhecimento Interdisciplinar nas Ciências Ambientais 3
A construção do campo de estudos em Ciências Ambientais tem passado por uma crescente produção incremental de pesquisas em diferentes partes do mundo em razão das rápidas transformações ambientais engendradas pelo homem, de modo que, no Brasil, esta dinâmica não tem sido diferente, razão pela qual o presente livro surge para ampliar os debates temáticos.
Esta obra, “A Produção do Conhecimento Interdisciplinar nas Ciências Ambientais 3”, dá continuidade aos esforços coletivos das obras anteriores, buscando dar voz a diferentes pesquisadores brasileiros com o objetivo de mostrar a riqueza analítica e propositiva de nossas pesquisas científicas nacionais frente a vários desafios ambientais.
Fruto de um trabalho coletivo de quarenta e quatro pesquisadores oriundos de dez estados brasileiros, de todas as cinco macrorregiões brasileiras, esta obra conjuga as contribuições oriundas de diferentes instituições público e privadas de ensino, pesquisa e extensão, findando valorizar as análises e debates no campo epistemológico de Ciências Ambientais.
O presente livro foi estruturado por meio de pesquisas que se caracterizaram quanto aos fins por estudos exploratórios, descritivos e explicativos, bem como por estudos quali-quantitativos em função das diferentes técnicas utilizadas nos procedimentos metodológicos de levantamento e análise de dados.
Organizado em quatro eixos temáticos, os dezesseis capítulos apresentados neste livro dialogam entre si por meio de análises laboratoriais, estudos de casos e discussões relacionadas às agendas ambientalistas, respectivamente da fauna e da flora, de resíduos sólidos urbanos, de análises de solos e sementes, bem como de análises físico-químicas da água.
No primeiro eixo, “Fauna e flora”, o livro apresenta os dois primeiros capítulos, os quais abordam como estudos de caso, a problemática do atropelamento de animais silvestres em rodovias e ferrovias, e, os esforços em termos de políticas e leis no combate à extração madeireira ilegal existentes no Brasil.
No segundo eixo, “Resíduos sólidos urbanos”, quatro capítulos abordam diferentes facetas sobre resíduos sólidos urbanos no país, por meio da análise da aplicação tecnológica para aproveitamento de pneus, análise territorial de resíduos em um município paranaense, análise do potencial de resíduos agroindustriais, assim como análise de monitoramento de aves dentro e no entorno de uma Central de Tratamento de Resíduos.
No terceiro eixo, “Análises de solos e sementes”, dois capítulos desenvolvem análises físico-químicas de solo a título de identificação da evolução do CO2 e caracterização de atributos. Ademais, três capítulos realizam análises biométrica e hídrica de sementes e frutos, análise de potencialidade alelopática de sementes e um estudo de enriquecimento de banco de sementes para restauração em hora agroecológica urbana.
No quarto eixo, “Análises físico-químicas da água”, os dois últimos capítulos deste livro apresentam discussões sobre estudos de casos desenvolvidos sobre avaliação de concentrações de metais pesados na água de um rio localizado no Maranhão e sobre gestão ambiental da água em uma instituição de ensino superior no Ceará.
Com base nas análises e discussões levantadas nos diferentes capítulos desta obra existe uma franca contribuição para o público geral ou especializado no entendimento de que o campo epistemológico das Ciências Ambientais é eclético, sendo conformado por diferentes matizes teórico-metodológicas que possuem o objetivo comum de explicar e propor melhorias sustentáveis aos desafios e complexidades do mundo real.
Em nome de todos os pesquisadores envolvidos neste livro, comprometidos com o desenvolvimento das Ciências Ambientais no Brasil, convidamos você leitor(a) para explorar conosco, neste rico campo científico, toda a riqueza empírica da nossa realidade ambiental, pois urge a necessidade de avançarmos nossa consciência ambiental.
Ótima leitura!
Prof. Dr. Elói Martins Senhoras
A Produção do Conhecimento Interdisciplinar nas Ciências Ambientais 3
-
DOI: 10.22533/at.ed.089200203
-
ISBN: 978-65-86002-08-9
-
Palavras-chave: 1. Agronomia – Pesquisa – Brasil. 2. Meio ambiente – Pesquisa – Brasil. I. Senhoras, Eloi Martins.
-
Ano: 2020
- Leila Cristina Almeida Sousa
- Neemias Muniz de Souza
- Adriana Sousa Rêgo
- Alécio Marcelo Lima Dos Santos
- Alessandra Maria Filippin dos Passos Santos
- Amanda Silva de Medeiros
- Andressa Lunardi
- Andreza Gambelli Lucas Costa Nascimento
- Antônio Pereira Júnior
- Arystides Resende Silva
- Bárbara Maia Miranda
- Danielle Rabelo Costa
- Danyelly Silva Amorim
- Darlan Ferreira da Silva
- Eduardo Jorge Maklouf Carvalho
- Elane Giselle Silva dos Santos
- Eliane Francisca Almeida
- Erika Luana Lima Durans
- Flor de Maria Araujo Mendonça Silva
- Francisca Mariane Martins Araújo
- Gabriela Furlaneto Sanches de Souza
- Gesivaldo Ribeiro Silva
- Giovanna Gabriela Silva Medeiros
- Gustavo Schwartz
- Hélder Delano Barboza De Farias
- Ingryd Rodrigues Martins
- Isabelly Silva Amorim
- Izabel Passos Bonete
- Jamille de Sousa Monteiro
- Janaína Chaves Ortiz
- Joveliane de Melo Monteiro
- Juliana Fonseca Cardoso
- Kássia Rodrigues da Costa Sena
- Kelen Haygert Lencina
- Laone Lago
- Luciano Rodrigo Lanssanova
- Luís Claudio Nascimento da Silva
- Luiz Augusto Salles das Neves
- Luiz Everson da Silva
- Maclovia Corrêa da Silva
- Marcos Daniel das Neves Sousa
- Marcos James Chaves Bessa
- Maria Raimunda Chagas Silva
- Maria Renara Alves Rodrigues
- Marina Kimiko Kadowaki
- Mayara Andrade Souza
- Napoleão Miranda
- Pabllo Henrique De Souza Lima
- Paulyanne Karlla Araújo Magalhães
- Raquel Stefanello
- Rita de Cassia Mendonça de Miranda
- Sérgio Horta Mattos
- Tatiana Cardoso Gomes
- Tiago Schuch lemos Venzke
- Valéria Pian Silvestri
- Valter de Souza Pinho
- Wallace Ribeiro Nunes Neto
- WILSON MADEIRA FILHO
- Xenna Tiburço
Artigos
- GESTÃO AMBIENTAL DA ÁGUA ATRAVÉS DA ANALISE FISICO-QUIMICA NUMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NO SERTÃO CENTRAL DO CEARA
- POTENCIAL DOS RESÍDUOS AGROINDUSTRIAIS COMO FONTES DE CARBONO PARA PRODUÇÃO DE INVERTASES POR FUNGOS
- REVIEW: TECNOLOGIA E APLICAÇÃO PARA O APROVEITAMENTO DE PNEUS INSERVÍVEIS
- ANÁLISE QUANTITATIVA BIOMÉTRICA E HÍDRICA DOS FRUTOS E SEMENTES DA ESPÉCIE Delonix regia (Boger ex Hook) Raf.
- ANÁLISE DE METODOLOGIA DA CINÉTICA DE EVOLUÇÃO DO CO2 SOB INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA E UMIDADE DO SOLO
- AVALIAÇÃO DAS CONCENTRAÇÕES DOS METAIS PESADOS NA ÁGUA SUPERFICIAL DO RIO SANTO ANTONIO, BRASIL
- TERRITORIAL ANALYSIS OF URBAN SOLID WASTE IN MATINHOS-PR
- ILEGALIDADE NA EXPLORAÇÃO MADEIREIRA: ESFORÇOS DESENVOLVIDOS PELO BRASIL
- CARACTERIZAÇÃO DOS ATRIBUTOS QUÍMICOS DO SOLO EM ÁREAS SUBMETIDAS A DIFERENTES USOS NO NORDESTE PARAENSE
- ATIVIDADE ALELOPÁTICA DE NERIUM OLEANDER L. E DIEFFENBACHIA PICTA SCHOTT EM SEMENTES DE LACTUCA SATIVA L. E BIDENS PILOSA L.
- ENRIQUECIMENTO DO BANCO DE SEMENTES DO SOLO COM SEMENTES FLORESTAIS PARA RESTAURAÇÃO ECOLÓGICA EM HORTA AGROECOLOGICA URBANA, PELOTAS, RS
- A TEORIA DO DIREITO EM UMA PERSPECTIVA AMBIENTAL
- REDES NEURAIS ARTIFICIAIS NA ESTIMAÇÃO DE DIÂMETROS DE Tectona grandis L.f.
- CARACTERIZAÇÃO DO POTENCIAL HIDROGENIÔNICO (pH) DE ÁGUAS DE ABASTECIMENTO PÚBLICO DA MESOREGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM